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Publicado em 11 de março de 2021 | Atualizado em 26 de abril de 2023

No mundo das vendas, dedicar total atenção para a conversão é um erro. Se você direciona todas as suas forças somente para este momento, está ignorando todo restante da jornada do seu cliente e perdendo a chance de fidelizá-lo. Por conta disso, é extremamente importante aplicar técnicas de pós-vendas para aumentar os lucros no seu negócio.


7 tecnicas de pós-vendas para aumentar seus lucros

Neste artigo, vamos te ajudar a fazer com que cada captação de cliente gere mais renda a longo prazo. O pós-venda é a estratégia ideal para fazer com que seu cliente permaneça usufruindo dos seus serviços e/ou produtos, afinal de contas, vender para novos clientes é mais caro do que vender para seus clientes ativos. Continue lendo e confira!

1. Peça indicações para todas as pessoas que compraram com você

Em primeiro lugar, não tenha medo de pedir indicações. Observe toda a sua carteira de clientes e entre em contato com cada um para obter suas opiniões sobre a experiência que tiveram fazendo negócios com a sua empresa.

Nunca espere que o cliente faça isso de boa vontade. É importante mostrar interesse e preocupação com cada consumidor que compra seu produto, contrata seu serviço ou simplesmente passa por um atendimento com sua equipe de atendimento.

Essa é uma das técnicas de pós-vendas mais básicas e que precisa estar em primeiro lugar na sua estratégia. Em outras palavras, tenha isso como prioridade. Isto porque as informações coletadas aqui serão absolutamente essenciais para os próximos passos.

2. Guarde todos os contatos da sua lista de clientes

Primeiramente, a fase de pós-vendas é baseada em conhecer bem o seu cliente para saber como agradá-lo. Já vimos que é importante sempre buscar saber quais são as opiniões e os sentimentos do consumidor sobre sua empresa.

Portanto, responda: qual é a primeira informação que você deve pedir? Para que as técnicas de pós-vendas possam gerar resultados positivos, você precisa ter como entrar em contato com todas as pessoas que já compraram com você.

Em outras palavras, sempre peça o cartão de visitas do seu cliente. Antes de tudo, você precisa saber seu nome, número de telefone e e-mail para poder entrar em contato.

3. Crie um banco de dados e tenha sucesso com as técnicas de pós-vendas para aumentar seus lucros

Definitivamente, dentre as técnicas de pós-vendas conhecidas no mercado, criar um banco de dados é um dos segredos para o sucesso deste trabalho.

Hoje em dia, existem diversas ferramentas que auxiliam nessa atividade. Uma delas é o CRM (Customer Relationship Management), área responsável por garantir sempre o bom relacionamento com o consumidor.

Com esse sistema, você consegue ter o cliente em suas mãos. Mas como? Bom, antes de tudo, de nada adianta fazer a coleta de dados do primeiro passo se esta for mal organizada. É de extrema importância que você use um sistema para que esse banco de dados seja de fácil acesso para todos os colaboradores envolvidos.

Com um banco de dados bem feito, você consegue visualizar com praticidade quais são os seus principais clientes. Nesse sentido, sua empresa será capaz de trabalhar com base em uma curva ABC dessas informações.

Nesse caso, a curva A indica quais são os clientes que mais compram de você. Enquanto isso, a curva B são os consumidores medianos, e a C mostra aqueles que demoram para converter e fechar o negócio.

A partir dessas informações, você possui as informações necessárias para construir estratégias mais assertivas. E lembre-se: não se cresce no mercado sem conhecer profundamente seus clientes.

4. Entre em contato da melhor forma possível

Esse é o momento de fazer seu time de call center realizar ligações! Os melhores clientes, aqueles mais fiéis e que sempre retornam são os que gostam de receber atenção. Portanto, dê isso a eles.

Mas no que consiste esse trabalho? Antes de qualquer coisa, vamos nos lembrar das duas primeiras técnicas de pós-vendas que já foram citadas aqui.

Após pedir indicações do seu cliente e coletar as informações em um banco de dados, você tem o que precisa para saber quais são as preferências de cada consumidor.

Portanto, observe se o cliente gosta de ser contatado pelo telefone ou se prefere conversar via mensagem de texto. Lembre-se de que você quer mimá-lo nesse momento e faça o que for a maior preferência de cada um.

Por isso, hoje em dia é tão importante estar antenado às tecnologias e implementar um atendimento omnichannel na sua empresa. Para realizar as técnicas de pós-vendas e aumentar seus lucros com a maior eficiência possível, é importante ter multicanais de contato com o cliente. Assim, você agrada a todos.

5. Inclua datas de aniversário

Aqui vai uma das técnicas de pós-vendas da qual nenhum consumidor se esquece: a data do aniversário! Se esse dia não pode passar em branco para o seu cliente, então ele também precisa ser lembrado pela sua empresa.

O aniversário é o dia do ano no qual a pessoa está mais emotiva. Nesta data, você pode conquistar tanto a mente quanto o coração do seu cliente.

Afinal de contas, quem não gosta de receber os parabéns nesse dia? Todo mundo se sente querido quando abre o e-mail ou o WhatApp e vê que foi lembrado com carinho por alguém. Se esse alguém for o seu negócio, então você está fazendo certo!

6. Invista no atendimento ao cliente para obter eficiência

Com essas técnicas de pós-vendas anotadas, é hora de colocar em prática. Mas, espera. Você tem um setor preparado para isso?

A área de atendimento ao cliente está intimamente ligada com todas as técnicas de pós-vendas para aumentar seus lucros citadas aqui. Portanto, é imprescindível que essa área esteja bem implementada no seu negócio.

Para isso, é importante que cada operador da sua equipe seja bem treinado para atuar como o porta-voz do empreendimento. Afinal de contas, as palavra utilizadas, o tom de voz e o domínio da gramática fazem toda a diferença.

Portanto, invista no seu atendimento ao cliente. Treine os atendentes, forneça a estrutura necessária, supervisione seu trabalho e esteja em dia com as promessas e bonificações. Ou terceirize o serviço com uma empresa especializada na área.

Definitivamente, a terceirização do atendimento traz a garantia de um trabalho de qualidade, com a tecnologia e o suporte necessários. Além de ser mais econômico do que manter uma equipe internalizada.

Com o Instant Callcenter da Brasil Connecting, por exemplo, você paga somente pelos minutos que usar.

7. Automatize o atendimento e eleve a qualidade das técnicas de pós-vendas para aumentar seus lucros

A sétima e última dica sobre técnicas de pós-vendas deste artigo fala de automação. Afinal de contas, estamos na era da Indústria 4.0. Ou seja, a tecnologia chegou para ficar e dar suporte a um trabalho que sempre deixe o cliente satisfeito.

Em outras palavras, conheça os recursos que a Inteligência Artificial pode oferecer e perceba como a satisfação do cliente aumenta. Utilize ferramentas como os chatbots e nunca deixe seu cliente esperando para ser atendido.

Atualmente, fornecer um atendimento que seja eficiente e prático é imprescindível. Além disso, é algo que está diretamente ligado ao aumento de lucros dos negócios.

Portanto, tire todas essas técnicas de pós-vendas do papel e começa a implementá-las no seu negócio. Entre em contato com seus clientes, colete informações, faça análises e crie ações mais assertivas do que antes.

Valorize e invista no atendimento ao cliente da sua empresa, automatize o serviço e aumente seus lucros! Converse com nosso time e saiba como a Brasil Connecting pode te ajudar através da automação do atendimento.



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