A principio, nesse post blog, vamos mostrar como integrar o canal WhatsApp (GupShup + Tallkme)é necessário seguir alguns passos, mostrados logo abaixo.
1 – Acessando a configuração do canal no Tallkme
Acesse o módulo Configurações > Canais > GupShup e clique no botão ‘Gerenciar’.
Clique em Inserir conexão Gupshup
2 – Preenchimento do formulário.
No formulário serão solicitadas as informações a seguir:
Nome da conexão: coloque o nome que você gostaria de dar pra essa conexão. Este nome pode ser qualquer um que te facilite buscar nos relatorios dentro do Tallkme;
Nome: aqui você irá inserir o App Name onde está o WhatsApp que você vai utilizar. Você pode encontrá-lo no dashboard da plataforma GupShup.
API KEY: informe o token de API do seu app criado no GupShup (no passo 3 mostramos como localizá-lo);
Número: Aqui você insere o número de telefone do seu WhatsApp Business
Bot WPP: Aqui você escolhe o Bot que você usará para atendimento do seu WhatsApp.
Clique em salvar!
3 – Localizando o token API na plataforma GupShup
Todavia, após realizar o login dentro da GupShup, acesse Developers > API
Importante: Após realizada a integração dentro do Tallkme, aparecerão uma nova informações
Webhook. Esse endereço Webhook é um dado importante, pois ele será inserido dentro da plataforma GupShup para que a integração funcione perfeitamente.
4 – Inserindo o Webhook na GupShup
Em outras palavras, no dashboard da plataforma GupShup, selecione o app onde está cadastrado o WhatsApp que você irá utilizar e clique em Settings:
Ou seja, na página seguinte, localize um espaço intitulado Callback URL/Link your Bot. Por exemplo, basta ativar o botão (1), inserir o Webhook gerado no Tallkme no campo indicado (2) e clicar em Set (3).
5 – Configuração das mensagens template
Além disso, para cadastrar as mensagens modelo dentro da plataforma Tallkme, são solicitadas 4 informações: Namespace, Nome do template, Texto da mensagem e Parâmetros. Afinal, a maioria dessas informações estão disponíveis dentro da plataforma GupShup.
Contudo, para mais detalhes acesse o artigo como cadastrar as mensagens modelo dentro do Tallkme.
Pronto. Após seguir todos esses passos, sua integração estará apta para funcionar!