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Publicado em 11 de maio de 2018 | Atualizado em 9 de maio de 2023

Técnicas de Vendas por Telefone

Quem atua no ramo de vendas por telefone deve dominar uma série de métodos para conquistar e convencer um cliente. E para obter êxito nesse tipo de abordagem é necessário antes estar a par das características que essa área demanda.

Atualmente muitos podem considerar a abordagem por telefone invasiva e inoportuna. Com isso, nem sempre uma pessoa está com vontade ou até mesmo com disposição para receber uma chamada.

Por outro lado, a venda por telefone também pode representar uma oportunidade de se aproximar do cliente. Contudo, dialogando diretamente com ele e explicando as características essenciais do produto.

Por isso, para efetuar vendas por telefone de maneira eficiente sem ser um incômodo para o cliente. Nesse sentido, é preciso contar com técnicas apropriadas para esse objetivo e que possibilitarão a você conhecer melhor o público e como abordá-lo.

Nesse caso, entre as técnicas que irão proporcionar mais sucesso nas vendas, é possível citar:

1-Praticidade na hora de conversar com o cliente

Quando uma venda é realizada por meio do telefone comum, o vendedor precisa segurar o aparelho, restando apenas uma mão livre para digitar informações e dados importantes. Por isso, para tornar esse processo mais dinâmico, é fundamental contar com um headset.

O uso do headset torna o trabalho do vendedor mais confortável, por permitir que o mesmo mantenha as mãos livres. Inclusive, atualmente é possível contar com headsets sem fio, que possibilitam efetuar mais movimentos e até ficar em pé, caso necessário.

Além de melhorar a capacidade de conversar de maneira mais confortável, o uso do headset evita problemas nas articulações decorrentes de uma má postura no trabalho.

Com isso, ao aliar agilidade no momento do diálogo e evitar problemas físicos de trabalho, a capacidade de efetuar uma boa quantidade de vendas tende a aumentar.

2-Antes de efetuar uma ligação, faça uma pesquisa

Não vá para o telefone despreparado, se um dos objetivos das vendas por telefone é estabelecer um contato mais pessoal com o cliente, é preciso conhecê-lo antes.

Além da pesquisa tornar a sua abordagem mais personalizada, quando você registra essas informações em um sistema de gestão de clientes, mesmo que esse potencial cliente não atenda o telefone, você não perderá tempo na próxima abordagem.

Uma das alternativas para conhecer melhor o seu cliente é utilizar a chamada técnica de Prospecção. Por meio dessa técnica a empresa liga para um possível cliente e busca conhecer suas motivações de compra e os seus interesses.

Hoje em dia também existem softwares que permitem o registro e a coleta de informações de cada ligação efetuada, auxiliando no processo de conhecimento do público-alvo.

Com isso, é possível formar uma lista de interessados e, consequentemente, estipular com mais precisão qual é o seu nicho de mercado e qual será o seu discurso para usar nas vendas.

3-Não tenha pressa, explique o que você está vendendo

Para a venda por telefone se tornar bem sucedida é importante fisgar o cliente logo nos primeiros instantes de ligação. É preciso manter a pessoa do outro lado da linha interessada no que você tem para falar e oferecer.

Ao explicar o que o seu produto pode fazer pelo cliente, o vendedor mostra para ele o quanto é importante ter esse produto no seu dia a dia. Dessa maneira, a abordagem se torna mais eficiente e as chances de venda aumentam.

É importante lembrar de destacar as soluções que os produtos oferecem, ressaltando os seus benefícios, porém sem se prender muito a termos técnicos. Tais termos podem cansar o consumidor, frustrando o seu processo de vendas.

Além disso, lembre-se também de inicialmente perguntar se o cliente tem tempo disponível para manter um diálogo com você. Caso a resposta for negativa, não hesite em combinar um horário mais acessível para contato.

Se a resposta for afirmativa, faça uma apresentação, mostre quem você é, cite a sua empresa e, em seguida, aborde as questões mais vantajosas do seu produto, mostrando o quanto ele é essencial para o dia a dia do consumidor.

4-Tenha um roteiro para realizar vendas por telefone

Para que a sua abordagem seja feita com qualidade é preciso manter uma organização e um planejamento. Nesse caso, um roteiro para as vendas é uma boa alternativa, pois oferece um padrão para o processo de negociação.

Por isso, é válido montar um pequeno roteiro, contendo ali os passos de como se apresentar, como apresentar o seu produto, a sua empresa e depois responder as possíveis dúvidas do consumidor.

Caso a empresa atue na venda para grupos diferentes de consumidores é interessante que o roteiro seja adaptado a cada tipo de público, pensando nas características diferenciadas que esses grupos possuem.

5-Faça uso de uma abordagem convincente

 Efetuar uma venda consiste também em um trabalho de convencimento. No caso de uma venda por telefone, a situação não é diferente. Por isso, existem meios para tornar a sua linguagem mais persuasiva, especialmente se você utilizar alternativas como:

  • Mencionar durante a abordagem que o produto tem uma boa aprovação por parte do público.
  • É aprovado ou produzido em conjunto com especialistas no assunto.
  • Salientar que promoções e descontos são por tempo limitado.

6-Saiba o momento certo de entrar em contato

Um dos maiores desafios no que diz respeito a vendas por telefone é evitar ser inconveniente para o cliente. A partir do momento em que uma ligação se torna um empecilho no cotidiano do seu público, o processo de venda não flui da melhor maneira.

Sabemos que é impossível ter uma noção precisa de quando efetuar uma ligação, porém estudos estimam que determinados horários do dia são menos inconvenientes para efetuar as abordagens de venda.

Nesse caso, no turno da manhã, os melhores horários são entre 8h e 10h. Já no turno da tarde os horários mais promissores são entre 16h e 17h.

Conclusão

Realizar a venda de qualquer produto exige técnicas adequadas. No caso das vendas por telefone, existem métodos próprios para esse meio. Conhecer como cada uma delas funciona sinaliza o êxito no processo de vendas.

E então, gostou da postagem? Não se esqueça de compartilhar esse texto entre os seus contatos ou aquele amigo que está começando na área de Vendas.



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