Brasil Connecting

Publicado em 10 de janeiro de 2010 | Atualizado em 5 de maio de 2023

Muito se questiona sobre qual a diferença de precificação entre usuarios da API não Oficial e a API Oficial! Abaixo vamos mostrar como qual os preços para API Oficial do WhatsApp, para os clientes que se manterem na API não oficial, e os preços para quem migrar para API oficial!

Nossa recomendação, é que todos migrem para a API oficial, pois acreditamos que em breve será a única disponível para venda e mantida para comercialização, devida as novas políticas de restrição do WhatsApp! Porém vamos manter disponivel a não oficial para quem já é cliente e quiser manter!

A politica comercial para usuários da API não oficial do WhatsApp será a mesma já praticada atualmente! 

  • Preço por agente: R$ 49,90
  • Preço por número para utilizar a API não oficial: R$ 99,00
  • Preço por envio de mensagens de Template ( janela de 24 horas ): Não tem custo (Grátis)
  •  Preço por mensagem de sessão trafegada: Não tem custo (Grátis)
    • Essa API será descontinuada e não está disponível pra venda de novos clientes!
         

A politica comercial para usuários da API Oficial do WhatsApp será a mesma já praticada atualmente na Brasil Connecting, porém terá adicionalmente o custo cobrado pela Facebook junto Provedor oficial! 

      Custos pagos pela utilização do Chat da Brasil Connecting, o tallkme

  • Preço por agente: R$ 49,90
  • Preço por número para utilizar a API oficial: R$ 99,00
    • Valores pagos diretamente para Brasil Connecting

      Custos pagos para o provedor oficial do WhatsApp (GupShup) por mensagens de template e sessão 

  • Preço por envio de mensagens de Template para abrir a sessão ( janela de 24 horas ): $ 0,0473 dólares  ( na cotação do dolar de R$ 5,40 daria o valor de cerca de R$ 0,255 por mensagem enviada ativa)  
  • Preço por mensagem de sessão trafegada: $0,001 dólares (na cotação do dolar de R$ 5,40 daria o valor de cerca de R$ 0,0054 por mensagem enviada e recebida dentro da sessão)
    • Esses valores pagos vai direto para a Gupshup, Provedor oficial do Facebook , através de cartão internacional ou EBANX
A média de clientes da Brasil Connecting, tem um perfil muito Receptivo e de pouco envio de mensagens de Templates. Vamos simular aqui, um Case de um cliente nosso  no cenário de API não oficial e como ele ficaria no cenário de migração para a API Oficial de WhatsApp
- Abaixo segue um cenário de um cliente que possui uso de 4 usuários, 1 número de WhatsApp, e que atende 1506 clientes mensais, e envia em média em cada conversa  cerca de 25 mensagens de sessão! Imagine que esse cliente tenha um perfil de 90% de 
atendimento Receptivo, onde o cliente inicia a conversa e 10% de atendimento Ativo, onde o Operador
inicia a conversa enviando um Template! Analise o custo dele!
- Agora imagine esse mesmo cliente com um perfil diferente onde ele tem  70% de atendimento receptivo e 30% de atendimento ativo 
( enviando template )

Entenda a diferença de mensagem de template e mensagem de sessão:

Mensagem de sessão

  • Session messages são mensagens de texto livre. As recebidas (do cliente para empresa), por definição, são de sessão e demarcam o tempo da sessão. Uma sessão dura 24 horas que conta a partir da última mensagem do cliente. Sempre que um cliente enviar uma mensagem para sua empresa haverá a abertura ou prolongamento da sessão.  Já as enviadas (da empresa para o cliente), só serão do tipo sessão quando enviadas para responder a um cliente dentro da sessão, ou seja, em até 24 horas da última mensagem do cliente.O objetivo do WhatsApp, ao estabelecer a janela de tempo em 24 horas, é garantir um atendimento fluido e conveniente, fazendo com que as empresas respondam às solicitações recebidas em, no máximo, um dia.Mas e quando for preciso responder após 24 horas, ou seja, fora de uma sessão? Fique tranquilo, é possível! Será o assunto que abordaremos no próximo tópico.Mais adiante, ilustraremos como funciona essa dinâmica de mensagens adotada pelo WhatsApp com base em alguns exemplos.

Mensagem de Template

  • São chamadas de template messages as mensagens enviadas pela empresa ao cliente fora de uma sessão, elas são baseadas em modelos pré-aprovados pelo Facebook / WhatsApp. Alguns BSPs também chamam esse tipo de mensagem de HSM (Highly Structured Messages).O envio de mensagens ativas tem algumas limitações: Não são de texto livre (são baseadas em modelos) e não podem ser ofertas, promoções, convites, cobranças etc., assim, devem ser mensagens de relacionamento com clientes como avisos, lembretes, alertas, status etc.Para cada mensagem enviada pela empresa ao cliente fora de uma sessão, um modelo (template) de mensagem pré-aprovado é requerido. Por exemplo, o modelo pode ser construído com texto, emoji, formatação específica do WhatsApp (negrito, itálico etc.) e o mais importante, campos variáveis.Veja um exemplo de modelo:“Oi, {{1}}! Seu pedido de compra {{2}} foi aprovado {{3}}. A data de entrega prevista é {{4}} Obrigado!”Nesse sentido, o caso hipotético, os campos variáveis {{1}}, {{2}}, {{3}} e {{4}} do modelo submetido e aprovado contêm as informações de um pedido de compra, que normalmente estão armazenados no CRM ou ERP da empresa.

Veja na pratica como funciona

  • Contudo, a empresa pode substituir os campos variáveis ​​e enviar mensagens solicitadas em modelos autorizados pelo Facebook / WhatsApp para seus clientes. Todavia, o resultado será uma mensagem personalizada, como por exemplo: “Nós aprovamos seu pedido de compra 123 em 11/11/11, João! A data de entrega prevista é 12/12/12. Obrigado!”. Além disso, após a assinatura da API, a empresa terá acesso a um canal de comunicação para submeter seus modelos para autorização. Ou seja, uma vez aprovado, o modelo se torna um modelo de mensagem que a empresa pode usar para se comunicar ativamente com seus clientes. Porém, é importante lembrar que a aprovação do modelo não significa que a empresa tem permissão para enviar mensagens para aqueles que não concederam permissão. Por exemplo, o opt-in é necessário para enviar mensagens ativas para os clientes.

Abaixo segue um Resumo dos preços cobrados pelo  Facebook através de seu provedor Oficial parceiro da Brasil Connecting, a Gupshup:

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