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Publicado em 29 de junho de 2017 | Atualizado em 28 de abril de 2023

Saiba tudo sobre Pabx virtual

A tecnologia Voz por IP (Voip) já tornou o fluxo de comunicação das empresas muito mais prático. Esse processo ganha um plus com a implantação do PABX Virtual. A sigla significa PABX “Private Automatic Branch Exchange”, sendo a tradução que mais se aproxima de sua funcionalidade “troca automática de ramais privados”.

O PABX Virtual é um software baseado na tecnologia Voip, o que possibilita receber ou originar chamadas de qualquer lugar do mundo, inclusive fazendo chamadas internacionais com boa qualidade. Por isso, se uma empresa brasileira precisa tratar com clientes ou fornecedores da Europa, o sistema permite essa ligação com custo zero.

A chamada é realizada totalmente via sinal de internet, formando pacotes de dados de voz sobre a rede e enviando as conversações. Ser baseado em internet garante estabilidade ao sistema, evitando muitos ruídos ou interrupções durante as chamadas.

Como funciona o PABX Virtual

O sistema PABX Virtual funciona bem com aparelhos telefônicos tradicionais e por meio de adaptadores, de forma integrada, como costuma ocorrer nas empresas. Essas linhas ganham potência e podem funcionar como ramais, inclusive DDR (Discagem Direta Ramal). Por ser baseado em Voip é possível ser utilizado via recursos de áudio de qualquer dispositivo conectado à internet.

Como se trata de um software, os cabos são dispensáveis. Todo o sistema fica hospedado em um provedor de internet pronto para ser utilizado tanto por computadores como por tablets, celulares e quaisquer outros dispositivos conectados à internet. Além do sinônimo de mobilidade, tão importante em dias atuais, significa economia de recursos financeiros que seriam investidos nesses cabos.

Aos poucos, o PABX Virtual faz a frente e toma o espaço dos antigos modelos PABX, devido aos seus recursos diferenciados que proporcionam mais agilidade e economia nas comunicações das empresas. A interface do sistema é bastante intuitiva e dispensa conhecimentos técnicos durante a instalação, permitindo inclusive adaptações e manutenções práticas sem necessidade de chamar um profissional para verificações.

A empresa pode, inclusive, aproveitar possíveis celulares ou telefones já adquiridos que estejam fora de atividade, o que promove o pleno aproveitamento da estrutura já existente. Tudo isso porque o sistema permite integrar à central não apenas esses telefones, como também headsets e PABX físicos. Mais uma vez, nada se perde.

Recursos do PABX Virtual

Há muitas funções do PABX Virtual que levam para dentro das empresas economia, produtividade e melhora no atendimento ao cliente. O sistema é ideal para empresas de pequeno e médio porte, principalmente pela praticidade de instalação sem necessidade de comprar nenhum equipamento novo. O único investimento é a assinatura mensal do plano de hospedagem do sistema, sem taxas adicionais.

Muitas empresas já trabalham com telefonemas gravados, para segurança própria, de seus funcionários e até dos clientes. Além deste fator, há ainda supervisores e gerentes que tem interesse em fazer o monitoramento e controle dos telefonemas, e até utilizar em futuros treinamentos dos atendentes.

O PABX Virtual aproxima muito mais as relações de trabalho entre escritórios e até colaboradores remotos. Isso porque cada ramal instalado via software da empresa é atendido pelo plano acordado, sem custos adicionais, sendo apenas necessário acesso à internet. Esta praticidade elimina a exigência de presença física no endereço da empresa para usufruir do serviço, sendo possível originar chamadas de qualquer lugar.

Unidade de Resposta Audível (URA) é fundamental

Se o negócio da empresa inclui um call center, ter à disposição uma Unidade de Resposta Audível (URA) é fundamental para atuar com o que chamamos de secretária eletrônica a fim de proporcionar agilidade e mais qualidade ao cliente durante o atendimento.

Assim, a Central opera tal como discador automatizado com capacidade de distribuição das chamadas recebidas, o que possibilita que os rendimentos da empresa cresçam em até 50%. Para ter ainda mais qualidade, os softwares CRM ou ERP podem ser integrados ao sistema, se você precisar.

Com o PBAX Virtual, você cria quantos ramais forem necessários para a sua empresa, e pode desativá-los com a mesma facilidade quando quiser por meio do painel de controle utilizando um simples computador. Mesmo uma única linha de telefone pode ser subdividida em ramais, associadas a um número original. A tecnologia de telefonia IP também reduz os custos de telefonar de um ramal para outro dentro da empresa e pode ser personalizada de acordo com as necessidades de cada setor.

Originar chamadas para os números corretos também fica mais fácil com o sistema totalmente integrado à internet. Basta conectar o sistema a uma conta como o Outlook, por exemplo, para fazer as ligações sem precisar sequer digitar o número. O processo ganha agilidade e assertividade.

Conclusão

A implantação do PABX virtual certamente aumenta a produtividade da sua empresa, gerando mais demandas e, por consequência, mais lucros.

Todavia, deixar de prestar um bom atendimento ao cliente, hoje, é um erro que custa caro ao causar frustração a quem procura apenas solucionar uma questão. Além de capacitar a equipe, disponibilizar de um sistema que permita a comunicação fluida é mais um passo rumo à profissionalização do seu serviço.

A principio, o fator de atendimento ao cliente já poderia ser suficiente para optar pela contratação deste serviço, mas há muitas outras vantagens. Os custos baixos de adesão e mesmo de mensalidade são atrativos para realizar, no mínimo, um teste. Normalmente, ao solicitar o serviço, ele já está disponível após 48 horas, que é o tempo necessário para ativá-lo.

Além disso, o PABX Virtual está totalmente conectado às necessidades do profissional do futuro, devido à mobilidade oferecida pelo software. A tendência é que cada vez mais as empresas contem com colaboradores que não compartilham o mesmo ambiente.

PABX Virtual está totalmente conectado às necessidades do profissional do futuro

Contudo, um dos motivos para manter funcionários remotos é a economia de custos, uma preocupação de dez em cada dez empresas. Os esforços muito se concentram em enxugar custos, promover a economia e obter o máximo de resultados com o mínimo de recursos. Tudo isso o PABX Virtual promove, ao possibilitar que os setores responsáveis pelo atendimento (gerência e supervisão). Chequem a produtividade e o desempenho das chamadas, otimizando os exemplos durante os treinamentos.

Atualmente, todos os recursos do PABX Virtual tornam esta tecnologia uma ferramenta que traz solução para múltiplas demandas. Utilizando a praticidade de ramais já conhecida do sistema PABX e integrando à internet. Portanto, não deixe de fazer um teste grátis com o PABX Virtual e avaliar se os resultados são interessantes para a sua empresa.



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