Brasil Connecting

  • 23 de abril de 2020

Home Office: o grande desafio de contact center na quarentena

Após o coronavírus, o mundo não voltará a ser o que era. Esta convicção é do biólogo e pós-doutor em microbiologia Atila Iamarino, principal referência brasileira na evolução da Covid-19.

Em entrevista ao jornal Folha de São Paulo, Iamarino afirmou ainda que 'vamos ter de alterar períodos de reclusão com períodos na rua', até que uma solução definitiva para a pandemia que parou o mundo seja criada.

Hoje, o tratamento ambulatorial é destinado apenas para casos graves, que chegam a demandar o uso de respiradores mecânicos na unidade de tratamento intensiva (UTI).

Mas até que se descubram vacinas ou tratamentos para o coronavírus, a melhor alternativa para conter a transmissão é o distanciamento social.

Uma nova realidade

A conclusão de muitas autoridades de saúde em todo o mundo é que a quarentena veio para ficar e deve continuar vigente por um bom tempo.

Isso porque até países que resistiram em determinar o isolamento – como Estados Unidos e Suécia- agora determinaram que os cidadãos fiquem em casa.

Apenas nos EUA, novo epicentro da doença, já são mais de 890 mil infectados e 50 mil vítimas fatais da Covid-19.

Já a nível global, o número de casos confirmados ultrapassou a marca de 2,5 milhões, mas há subnotificação.

Assim como a pandemia, também é um problema que atinge todos os países: ninguém sabe qual é o total real de doentes e vítimas desta crise sanitária.

E a perda de vidas impacta mais a economia do que manter as atividades não essenciais paradas.

De acordo com o estudo de economistas do MIT e do Fed (banco central norteamericano), que comparou a evolução da gripe espanhola nos Estados Unidos em 1918, as cidades americanas que implantaram o isolamento social com maior restrição tiveram desempenho econômico similar durante a pandemia e melhor após a quarentena.

Home office como alternativa

Cabe, então, aos empresários se adaptarem a esta nova realidade.

Ainda que o serviço de contact centers seja classificado como essencial e tenha autorização para continuar em atividade, diversas empresas estão migrando suas operações ou parte delas para o home office.

Algumas das maiores empresas do segmento já somam entre 700 e 900 colaboradores trabalhando de casa.

Esta decisão de permitir que o colaborador trabalhe à distância só foi possível graças às flexibilizações das relações trabalhistas e respaldo jurídico aprovado pelo governo.

Teletrabalho x home office

O teletrabalho, também conhecido como trabalho remoto, já era previsto por lei, graças à Reforma Trabalhista. Esta modalidade é caracterizada como prestação de serviços preponderadamente feita fora das dependências do empregador.

A permissão para trabalhar em casa tem outras características durante a pandemia. 'Não se pode confundir home office com teletrabalho, que é uma outra modalidade de trabalho prevista na CLT. O home office está sendo utilizado como uma medida excepcional em função da pandemia mundial.

A jornada de trabalho pode ser plenamente controlada pelo empregador, diferente do teletrabalho,  por meio de qualquer meio telemático utilizado para esse fim, ou até mesmo um controle de ponto tradicional.

O contrato desse empregado que está excepcionalmente em home office é um contrato 'presencial' e não de trabalho remoto', explica – Danielle Calandrini Diretora Jurídica e Advogada da Brasil Connecting.

Disponibilizamos um Modelo de Contrato de Teletrabalho para você fazer o download e poder utilizar na sua empresa. É só preencher seus dados que enviamos direto para seu e-mail.

MP 936/2020

Em vigor desde o início de abril, a medida provisória 936/2020 institui o “Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda”, para tentar combater os efeitos da crise deflagrada pela epidemia de Covid-19.

Desta maneira, a MP permite a realização da jornada de trabalho em 25%, 50% e até 70% durante a pandemia, tendo em vista que, com a paralisação das atividades não essenciais, há a probabilidade de que a demanda por produtos e serviços neste período também seja menor.

Para aderir à medida, os acordos de redução salarial devem passar pelos sindicatos. A decisão é do ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Depois de celebrado o acordo individual de redução de salário entre empregador e empregado, a negociação deve ser comunicada ao sindicato da categoria, que poderá propor negociações coletivas.

Além da possibilidade de reduzir a remuneração e a carga horária durante 90 dias, empregadores também podem suspender contratos de trabalho por 60 dias.

Assista abaixo na integra esse bate papo exclusivo com a Danielle Calandrini.

Setor de cobrança

No caso das empresa de recuperação de dívidas, a situação nos próximos meses pode ser ainda mais sensível, já que alguns bancos estão flexibilizando ou postergando o pagamento de dívidas.

É o caso da Caixa Econômica Federal, que anunciou diversas medidas de apoio à economia.

Entre elas, determinou a redução de juros de várias linhas de créditos, além da suspensão de pagamento de dívidas por 60 dias para pessoas físicas e micro e pequenas empresas.

Já o Conselho Monetário Nacional (CMN) autorizou a flexibilização do prazos de pagamento de dívidas em até duas prestações de financiamento de imóveis e veículos, além da negociação de outras dívidas, em meados de março.

E esta possibilidade viralizou. Até 6 de abril, os bancos receberam mais de dois milhões de pedidos de prorrogação de empréstimos e financiamentos – o que já mostra que a capacidade de pagamento do consumidor está comprometida.

É provável que a recuperação de dívidas será fortemente afetada nos próximos meses. Pois além de contar com o salário reduzido durante a quarentena ou mesmo com o desemprego.

O consumidor ainda terá mais tempo para negociar e prazo para colocar as pendências em dia.

Caberá às empresas de cobrança, então, apostar em assertividade nas tratativas com o cliente e ainda reduzir, ao máximo, os custos de operação, a fim de passar os próximos meses com um fluxo de caixa sustentável.

Caminho sem volta

Por fim, vale lembrar ainda que o home office, que já era praticado por diversas empresas antes da crise, deve cair ainda mais no gosto popular.

Há estimativas que até 30% dos trabalhadores hoje deverão continuar em casa mesmo depois do fim da pandemia.

Este é o momento para que empresas invistam em soluções tecnológicas que, além de maior eficiência, trazem também redução de custos e diversas possibilidades para os clientes.

E a Brasil Connecting oferece diversas soluções para garantir resultados e faturamento para a sua empresa.

No próximo artigo, vamos elencar ferramentas para reduzir os custos da sua empresa e aumentar seus resultados.

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Referências

Pesquisa do Fed: https://www.infomoney.com.br/colunistas/pedro-menezes/quarentenas-podem-beneficiar-a-economia-no-longo-prazo/

Decisão sindicatos: https://www.conjur.com.br/2020-abr-06/sindicatos-deflagar-acao-coletiva-houver-suspensao-contratual

https://agenciabrasil.ebc.com.br/justica/noticia/2020-04/stf-acordos-de-reducao-de-salarios-devem-passar-por-sindicatos

Caixa: https://oglobo.globo.com/sociedade/coronavirus-servico/caixa-reduz-juros-suspende-pagamento-de-dividas-para-pessoas-fisicas-empresas-2-24314382

Dívidas: https://veja.abril.com.br/economia/bancos-recebem-2-milhoes-de-pedidos-de-renegociacao-veja-como-solicitar/


  • 15 de abril de 2020

9 soluções para impulsionar sua empresa durante e depois da quarentena

Incerteza. Esta é a palavra que mais tem sido usada para descrever o sentimento de pequenos e médios empresários sobre os próximos meses. No entanto, ainda que o cenário pareça desanimador, sempre existem boas perspectivas.

A pesquisa anual Estatísticas de Empreendedorismo, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostrou que 30.939 empresas tiveram alto crescimento em 2015 – apesar da recessão de 2014. Entre elas, 12,8% cresceram mais de 20% naquele ano e geraram R$ 121,2 bilhões em receita líquida, além de 255.176 empregos.

Os principais perfis das empresas resilientes eram dos setores de informação e comunicação (19,8%); atividades financeiras, de seguros e serviços relacionados (19,3%); atividades administrativas e serviços complementares (17%); educação (16,6%); e saúde humana e serviços sociais (16,2%).

Ainda que a pesquisa não aponte diretamente os motivos que fizeram com que as empresas apresentassem 20% ou mais de crescimento em um ano desafiador, certamente planejamento, boa gestão, redução de custos e investimento em inovação estão entre os fatores que justificam o bom desempenho.

Por isso, destacamos agora nove soluções tecnológicas oferecidas pela Brasil Connecting que podem ser implementadas neste período de crise para potencializar a performance da sua empresa, melhorar a gestão e fornecer dados para a melhor tomada de decisão. Confira.

Call Center Virtual

Mais do que nunca, o teleatendimento ganhou grande destaque no setor de serviços nos últimos meses. Isso porque, diante da recomendação de manter o distanciamento social, para muitos contar com as orientações e atendimento pelo telefone é uma questão de sobrevivência.

Por isso, cabe às empresas se adaptarem a este novo momento sem investir quantias exorbitantes para disponibilizar o próprio contact center.

Atenta a esta tendência, a Brasil Connecting oferece o Call Center Virtual: uma solução tecnológica de baixo custo, em que empresas de diferentes setores podem oferecer também serviços de teleatendimento e ainda contar com a facilidade de gerir colaboradores à distância.

A infraestrutura do Call Center Virtual permite tanto a operação ativa (ideal para vendas) quanto a receptiva (de SAC). E vale ressaltar que tecnologia da solução favorece a produtividade: nenhum atendente fica muito tempo ocioso ou sobrecarregado, pois o fluxo de chamadas é distribuído de forma inteligente e bem dimensionado.

Por estar em nuvem, o investimento no Call Center Virtual apresenta ótimo custo benefício, pois além de descentralizar a operação, o nosso contratante não precisa investir em equipamentos e recursos presentes em call centers tradicionais.

Instant Callcenter

Precisa de uma solução ainda mais flexível para o seu negócio? O Instant Callcenter é a solução ideal para a sua empresa, já que este serviço permite que nossos contratantes tenham toda a estrutura de um call center profissional, pagando apenas os minutos efetivamente falados.

E como funciona? A Brasil Connecting fornece toda a estrutura tecnológica e humana para o seu negócio se destacar com um atendimento eficiente e profissional. Nossa empresa conta com centrais de atendimento em todo o Brasil e, ao terceirizar toda a operação, caberá à sua empresa apenas se preocupar com os resultados.

PABX Virtual

O PABX funciona como uma central telefônica, capaz de redirecionar chamadas para ramais automaticamente. E estas transferências podem ser simples, como ligações de ramal para ramal, até a transferência para números móveis ou fixos, internos ou externos.

Por isso, o PABX Virtual permite uma significativa redução de custos de empresas que têm filiais, pois as transferências entre filiais não têm custos adicionais.

O serviço apresenta ainda a possibilidade de gravar ligações, monitorar as ligações da empresa em tempo real, transformar textos em voz (e assim reduzir custos com gravações de voz profissional), URA e ainda automatizar campanhas – situação em que, caso o cliente não atenda, o agendamento do retorno é realizado automaticamente.

Número 0800

Economia é a palavra da vez, especialmente para o cliente final. Por isso, o serviço telefônico 0800 facilita a relação entre empresas e seus clientes, já que estes podem entrar em contato sem custo algum.

Com esta solução, a empresa pode aumentar as vendas ao oferecer um canal gratuito de contato com os clientes. O 0800 é uma solução prática, o número é único em qualquer lugar do mundo e a Brasil Connecting ainda oferece planos flexíveis, que se encaixam no modelo de negócio da sua empresa.

Click to Call

Converta visitantes em possíveis clientes com o Click to Call, serviço indicado para lojas virtuais e e-commerces, que permite que as empresas entre em contato com potenciais clientes imediatamente.

Com esta solução, sua empresa ainda saberá exatamente a efetividade de campanhas promocionais e ações de marketing do seu site.

Disparo de Voz

Em vez de gastar com operadores, porque não criar campanhas de áudio? Com o Disparo de Voz, esta possibilidade é possível: sua empresa divulgará produtos, serviços e eventos por meio de mensagens previamente gravadas.

Esta solução permite ainda criar e segmentar listas de clientes, a exemplo do que já acontece com serviços de e-mail marketing. Campanhas sazonais e acompanhamento de resultados são outros funcionalidades que trarão ainda mais resultados para a sua empresa.

SMS

Desde o avanço do WhatsApp na comunicação pessoal e profissional, o SMS ganhou um papel mais estratégico no mundo corporativo. Isso porque as tradicionais mensagens de texto agora podem ser usadas em campanhas de Marketing Direto e atingir clientes de forma imediata, tanto para vendas, quanto para relacionamento.

VBOT

Por fim, sua empresa pode ainda contar com o que há de mais moderno no mercado: atendimento com um robô. O VBot é um robô de voz customizável para realização de diversos serviços relacionados a atendimento automatizado que utiliza inteligência artificial. Com ele, você aumenta a produtividade com custo muito baixo, pois só há cobrança quando você utiliza o serviço.

Quais são os benefícios dessa novidade? O bot tem alcance maior que o SMS, conta com inteligência artificial, é altamente customizável, a navegação é fácil e os custos são sob demanda, o que torna a solução uma possibilidade altamente viável para a sua empresa.

soluções para seu negócio

Mais que soluções, gestão

As soluções da Brasil Connecting trazem ainda uma grande facilidade: a elaboração de relatórios sobre a produtividade da sua operação. Neles, você acompanha dados do TMA (tempo médio de atendimento), TAP (taxa de positivação por atendimento), CPD (quantidade de chamadas por dia), TME (tempo médio de espera), TMI (tempo médio de intervalo entre ligações), assim como tempo e motivos de pausas.

Com estas informações em mãos, gestores podem redefinir campanhas para corrigir estratégias ou potencializar ainda mais as ações de sucesso, para que a empresa tenha resultados e lucratividade cada vez maiores.


Gostou das soluções da Brasil Connecting? Nossa equipe está à disposição para entender a sua necessidade e indicar as melhores alternativas para aumentar seus resultados.

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Referências

Pesquisa: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/18017-estudo-mostra-empresas-que-cresceram-apesar-da-crise


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