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Publicado em 17 de março de 2022 | Atualizado em 17 de março de 2022

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No dia 10 de março de 2022 começou a valer a nova regra da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) que obriga as operadoras telefônicas a disponibilizarem o código 0303 para empresas de telemarketing.


telemarketing com prefixo 0303

Com essa nova regra em vigor, empresas de telemarketing terão que utilizar o prefixo 0303 no início do número de qualquer ligação que tenha o objetivo de oferecer um produto ou serviço.

Para quem não sabe, esse tipo de ligação configura-se como telemarketing ativo, ou seja, quando uma empresa entra em contato com uma pessoa para fazer uma oferta.

Nesse primeiro momento, a obrigatoriedade valerá somente para chamadas feitas a partir de números de telefone celular. Segundo atualizações recentes, a partir do mês de junho a exigência também valerá para ligações feitas através de linhas fixas.

Para entender melhor como o uso do prefixo 0303 impacta a sua vida e o dia a dia das empresas de telemarketing, continue a leitura e descubra todos os detalhes sobre essa nova regra!

Como o 0303 funciona?

A partir de agora, o 0303 é um código exclusivo e obrigatório para as empresas de telemarketing ativo, ou seja, ofertando produtos e serviços através de ligações ou mensagens telefônicas.

0303 é um código obrigatório para telemarketing

De acordo com a regra, somente empresas de cobrança ou empresas que solicitam doações não são obrigadas a utilizar o 0303 antes do número.

Além de impactar as empresas de telemarketing, a norma também obriga as operadoras de telefonia a bloquear esse tipo de chamada, caso o cliente solicite isso. 

Facilitando a identificação

O uso do prefixo 0303 foi aprovado pela Anatel no final de 2021, através do Ato nº 10.413. A medida tem como objetivo facilitar a identificação e o bloqueio das chamadas de telemarketing ativo por parte dos clientes, que acabavam sofrendo com o excesso de ligações indesejadas.

Esse levantamento demonstra perfeitamente como muitas empresas de telemarketing ainda utilizam o jeito tradicional de fazer contato com seus prospects: ligando de forma repetitiva e incansável todos os dias.

telemarketing

Muitos não imaginam, mas boa parte dos brasileiros passaram a não atender mais ligações telefônicas com o receio de atender uma empresa de telemarketing. 

Segundo um levantamento feito pelo Reclame Aqui com 1.600 entrevistados, cerca de 70% das pessoas não atenderiam o telefone se soubessem que era telemarketing.

Obviamente, essa situação precisava parar, e por isso, a Anatel trouxe uma solução eficaz com a identificação dessas ligações através do 0303. 

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Como essa nova regra impacta as empresas de telemarketing?

Com a implantação do prefixo 0303, ficará mais fácil para o público optar por não atender ligações de empresas de telemarketing ativo. Certamente, a rejeição desse tipo de ligação será ainda maior do que já costumava ser. 

Por isso, as empresas de telemarketing precisarão repensar urgentemente nos canais de comunicação que utilizam para entrar em contato com seus prospects. 

Agora, mais do que nunca, as empresas desse segmento deverão modernizar suas operações e adotar canais de comunicação mais eficientes e menos invasivos, como e-mail e mensagens.

inovar a comunicação por conta do 0303

Isso quer dizer que o setor de telemarketing ativo precisará se modernizar e adotar estratégias focadas na experiência do consumidor para continuar sobrevivendo. 

Como sempre mencionamos em nossos conteúdos, garantir a boa experiência do cliente não é mais um diferencial nos dias de hoje, mas algo essencial para o sucesso de qualquer negócio. 

Abaixo listamos algumas ações que podem ser adotadas pela sua empresa para garantir uma boa experiência ao cliente: 

– Atendimento baseado nas metodologias Cross Channel e Omnichannel para oferecer uma comunicação integrada e personalizada em diferentes canais;

cross channel e omnichannel

– Investimento em tecnologia para digitalizar suas operações e garantir uma performance superior, como a utilização de um Call Center Virtual e suas principais funcionalidades;

–  Utilizar o Marketing de Relacionamento como ferramenta para engajar e criar conexão com seus clientes e prospects;

– Utilizar bases opt-in, ou seja, bases de pessoas que autorizaram o recebimento de comunicações de uma determinada empresa; 

– Entender quais são os Canais de Comunicação que seu público-alvo mais utiliza para começar a explorá-los da maneira certa.

O que acontece se uma empresa de telemarketing não seguir a regra?

Segundo a Anatel, as empresas de telemarketing ativo devem contratar o encaminhamento de suas ligações com uma operadora de telefonia através do número 0303. Caso uma empresa não siga a regra, ela pode ser submetida a sanções por parte da própria Anatel. Além disso, o número também corre o risco de ser bloqueado por uso indevido. 

sem 0303 o numero do telemarketing é bloqueado

Os clientes também podem realizar denúncias de empresas que não estão utilizando o prefixo 0303 antes do número de telefone. Para isso, devem entrar em contato com sua operadora. 

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Cadastro Nacional de “Não me Perturbe”

Outra medida adotada pela Anatel para conter as ligações indesejadas de oferta de produtos e serviços foi a implementação do Cadastro Nacional de “Não me Perturbe”. Atualmente, as pessoas que não desejam mais receber esse tipo de ligações podem informar esse desejo através da plataforma oficial. 

O “Não me Perturbe” foi criado inicialmente para bloquear ligações de empresas de telefonia, porém, hoje já possui uma abordagem mais ampla, incluindo também ligações de bancos, empresas de empréstimos e telecom.

criação do não perturbe

Além do “Não me Perturbe”, as empresas de telemarketing precisam manter suas bases atualizadas a partir do site do Procon, pois também é possível cadastrar o número de telefone no site oficial para não receber mais ligações de telemarketing.

Para sobreviver, é preciso se diferenciar!

Seguir as regras direcionadas pela Anatel é essencial para manter sua empresa de telemarketing funcionando de forma legal, porém, também é importantíssimo investir em inovação, tecnologia e novos canais de comunicação para atender o consumidor 4.0 e não “quebrar” diante dessa grande mudança.

Com a obrigatoriedade do prefixo de identificação, só serão atendidas as empresas que adotarem boas estratégias, ou seja, estratégias diferentes das utilizadas por 85% dos Call Centers hoje em dia.  

Há muitos anos atrás, as companhias ditavam as tendências, mas esse cenário mudou completamente. Para uma empresa ter sucesso, ela deve direcionar todos os seus esforços em oferecer o que o cliente deseja, adotando uma comunicação baseada nas metodologistas Cross Channel e Omnichannel. 

No caso do assunto que estamos tratando, o cliente busca ser respeitado, pois está cansado de receber as mesmas ligações todos os dias, a cada hora. A abordagem baseada em “força bruta”, que já não era mais tão eficaz, perderá totalmente seu espaço.

Por isso, se você tem uma empresa de telemarketing ativo, procure entender quais são os canais de comunicação que o seu público-alvo está disposto a interagir, personalize a sua comunicação, aposte na multicanalidade e comece a utilizar estratégias focadas na experiência do cliente. 

multicanalidade

Nós da Brasil Connecting oferecemos as soluções ideais para ajudar o seu Call Center a não perder performance, mesmo com todos esses desafios.

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