Brasil Connecting

Publicado em 5 de maio de 2022 | Atualizado em 20 de abril de 2023

Imagem-destaque-Blog-Softphone-Entenda-o-que-e-e-como-utiliza-lo

No conteúdo de hoje, falaremos sobre as principais vantagens do Softphone. Mas antes, gostaríamos de te fazer algumas perguntas. Vamos lá?



Sua empresa costuma gastar muito com telefonia e com a compra de aparelhos fixos todos os anos?

Você sente que sua equipe tem problemas para fazer ligações quando estão fora do escritório?

Por não utilizar a tecnologia e não conseguir alocar sua equipe em um modelo híbrido ou remoto, você também tem muitos custos relacionados à sua operação 100% presencial?  

Se a resposta for sim para pelo menos uma dessas perguntas, você precisa urgentemente conhecer o Softphone!

Antes da transformação digital, os antigos telefones de mesa e e-mails eram as principais ferramentas de comunicação no mundo corporativo.

Hoje, existem soluções inovadoras de comunicação, que além de facilitarem o dia a dia, ajudam a reduzir custos e a trazer mais proximidade para as interações entre colaboradores, fornecedores e clientes.

Certas inovações também cortam as amarras do antigo modelo de trabalho, permitindo uma comunicação de qualidade em qualquer lugar.

Dentre as principais tecnologias está o Softphone, sobre o qual falaremos um pouco mais neste post. Confira abaixo o que é, seus dois principais tipos e as vantagens de cada um! 

O que é Softphone?

Softphone é um software que permite fazer ligações pela internet, através da tecnologia VoIP.  Essa inovação substitui o uso de um dispositivo exclusivo para esse fim, como um telefone fixo tradicional. 

Para que você entenda melhor, um Softphone funciona através de uma interface online, onde o usuário pode digitar os números e fazer ou receber ligações de voz e vídeo chamadas. O melhor de tudo é que as ligações podem ser realizadas de quaisquer dispositivos, como um laptop, desktop, celular ou tablet.

O Softphone é um recurso bastante utilizado por empresas de todos os tipos, pois possibilita uma significativa redução de custos com telefonia, além de aumentar a mobilidade dos usuários. 

Dependendo do tamanho da empresa, ela poderá economizar uma quantia considerável não só com a telefonia convencional, mas também com a compra de aparelhos telefônicos para cada funcionário.  

Um exemplo de Softphone é o Teams da Microsoft, que permite que usuários se comuniquem através de voz e de vídeo, utilizando um computador ou celular. 

Quais são as diferenças entre Softphone Web e instalado?

Uma grande novidade que vem ganhando espaço no universo da telefonia VoIP é o Softphone Web ou Webphone, que é acessado diretamente do navegador do usuário, sem a necessidade da instalação de um programa no computador ou um aplicativo no celular. 

Assim que o usuário acessa, ele já pode visualizar a interface e efetuar ou receber ligações para telefones fixos, móveis e até chamar outros ramais internos da empresa.

Já o Softphone instalado em forma de aplicativo ou software precisa ter um programa instalador ou então ser baixado da loja de aplicativos do seu celular (Google Play ou App Store). 

Leia também: Número Virtual (DID): Entenda o que é e suas vantagens! 

Vantagens e desvantagens de utilizar um Softphone Web 

Um dos principais benefícios do Softphone Web, também conhecido como Webphone, é a simplicidade de uso, afinal, basta ter um computador ou celular com acesso a internet para começar a usá-lo no próprio navegador, sem precisar perder tempo com instalações demoradas. 

Porém, além dessa vantagem, também podemos citar outras: 

  • Está sempre disponível, independentemente da localização do usuário, bastando apenas uma boa conexão com a internet;
  • Não é necessária a instalação de aplicativos e softwares;
  • Mantém o ramal do colaborador ativo;
  • Funciona em qualquer dispositivo;
  • É possível manter todos os colaboradores conectados de forma simples, em qualquer tipo de modelo de trabalho, seja híbrido ou remoto.

Um único contraponto é que se o usuário acabar fechando o navegador acidentalmente, poderá desconectar o Webphone.

Alguns usuários consideram também a qualidade do áudio do Webphone como uma desvantagem, mas, com uma boa internet e com um headset adequado, é possível fazer chamadas de alta qualidade. 

Leia também: Atendimento online: 7 dicas para alavancar o seu!

Vantagens e desvantagens de utilizar um Softphone instalado

Caso opte por utilizar um Softphone instalado em sua empresa, você e seus colaboradores contarão com as seguintes vantagens:

  • Inicialização automática junto com o dispositivo;
  • Execução em segundo plano;
  • Sempre disponível, evitando que o usuário desligue-o acidentalmente.

Em contrapartida, podemos citar algumas desvantagens significativas, como:

  • Maior utilização de memória dos dispositivos onde é instalado;
  • Precisa ser atualizado constantemente;
  • Pode precisar de licenças avulsas para poder usar;
  • Maior necessidade de esforço e intervenção dos administradores de sistemas; 
  • Falta flexibilidade para usar em outros dispositivos. 

O Softphone da Brasil Connecting é a opção ideal para o seu negócio!

Primeiramente ao analisar todos os Softphones utilizados no mercado, a Brasil Connecting optou pelo desenvolvimento de um novo modelo de Softphone Web, com todas as vantagens que você já conheceu, além de funcionalidades inovadoras, como:

  • URA e departamentalização de setores;
  • Distribuição de chamadas com fila inteligente;
  • Chat bot;
  • Agenda customizada para contatos;
  • Leds inteligentes que mostrarão o status dos ramais;
  • Possibilidade de utilizar fotos ou avatares para cadastrar novos contatos;
  • Configuração avançada de áudio;
  • Configurações em múltiplos dispositivos;
  • Configuração de interface avançada como temas e cores.

Além de tudo isso, o Softphone da Brasil Connecting possui recursos Cross Channel, o que significa que é possível integrá-lo com outros canais, como WhatsApp, e-mail, Telegram, salas de conferências de voz e salas de videoconferência, permitindo o envio e recebimento de mensagens.

Apesar disso, lembrando que, o Sofphone Web da Brasil Connecting, por se tratar de um widget, pode conectar-se a qualquer software ou sistemas legados, como CRM’s e ERP’s.

Contudo, se você busca modernizar a comunicação da sua empresa e ainda economizar com telefonia, saiba que nós da Brasil Connecting oferecemos as melhores soluções para te ajudar a obter todas essas vantagens!

Clique no botão de WhatsApp abaixo e fale agora mesmo com um de nossos atendentes. Teremos o prazer de colaborar para a revolução da comunicação de sua empresa. 

img-anuncio-whats



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2024 Brasil Connecting Telefonia Voip.