Brasil Connecting

  • 10 de novembro de 2014
Comunicação interna empresarial

A comunicação é à base das interações humanas. Desde os primórdios, gestos e falas eram difundidos para estabelecer comunicação entre diferentes povos, etnias e nações. A necessidade de evolução induziu o homem a criar desenhos e mais tardiamente, a escrita.

Hoje, a comunicação é essencial a qualquer empresa ou corporação que visa estabelecer o seu bom funcionamento no mercado. Um ambiente profissional em que a comunicação organizacional é pré-requisito opera de forma clara e produtiva. Uma vez que cada funcionário participa mais e pró-ativamente nos processos de melhorias e mudanças da empresa como peças importantes essenciais.

A atenção dada à comunicação ao público, infelizmente, não é a mesma fornecida à comunicação interna. O que é um erro. Os funcionários precisam ter todo tipo de acesso à informação, independente da hierarquia. Isso mantém a organização e difusão correta dos dados. Além disso, a comunicação interna facilita o controle das ações dentro da sua empresa. Tornando mais fácil o gerenciamento por parte dos gestores.

Os principais objetivos da comunicação interna são:

  • Divulgar as ações da empresa de forma clara e direta;
  • Evolver os empregados nestas ações;
  • Difundir e compartilhar os conhecimentos de empregados, diretores e proprietários;

Comunicação interna efetiva

Para que a comunicação funcione de forma plena é preciso que a empresa invista nesta área. Centrais telefônicas e pessoal especializado são imprescindíveis para fazer as interações funcionar. Existem empresas que utilizam o pessoal da comunicação para elaborar publicações (boletins, jornais e murais), eventos (seminários, treinamentos e ações sociais) e difundir a marca da empresa. Além dos comunicadores, adotam também sistemas de telefonias móveis, fixas, IP ou convencionais para melhorar o relacionamento interno.

A comunicação interna deve reforçar:

  • A divulgação de informações que, a princípio, são confidenciais;
  • A comunicação rápida e eficaz;
  • Associar as técnicas de divulgação às necessidades dos empregados;
  • Relacionar as informações com os objetivos da empresa.

 

A empresa também deve estimular cada setor a contribuir com o sistema comunicacional e ser flexível quanto às sugestões dos colaboradores. Isso revela a importância de cada funcionário dentro da corporação e estimula maior produtividade e participação. Embora não seja o principal setor da empresa, a comunicação garante o seu bom funcionamento. Quando o seu conceito é compreendido os modos de trabalho ficam mais transparentes e participativos. O que é essencial para o desenvolvimento e permanência da empresa no mercado.

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