Brasil Connecting

Publicado em 22 de dezembro de 2018 | Atualizado em 9 de maio de 2023

O que é Jitter

Antes de saber o que é Jitter vamos entender um pouco mais como funciona a tecnologia VoIP. Também conhecida como Voz sobre Protocolo de Internet, consiste em uma tecnologia que possibilita transmitir sinais de voz por meio do IP (Internet Protocol). Sendo assim, o VoIP transforma sinais de áudio analógicos em digitais.

Essa tecnologia é muito importante hoje em dia para agilizar a comunicação em empresas e centrais de atendimento.

No entanto, para que ela seja de qualidade, é necessário estar atento para que eventuais falhas não tragam prejuízos para o seu funcionamento.

Nesse caso, um dos inimigos mais temidos da tecnologia VoIP é o Jitter. É possível definir o Jitter como um desvio de algum detalhe dos sinais digitais, resultando em atraso dos mesmos.

A partir do instante em que ocorro o problema do Jitter percebemos que os pacotes de sinais que chegam atrasados são descartados. Assim, resultando na indesejada ligação “picotada”.


Saiba como aumentar a produtividade nas centrais de telemarketing


Esse atraso de sinal prejudica a qualidade de ligação, dificultando a comunicação e afetando de maneira negativa o seu trabalho e a realização de um atendimento de qualidade.

As origens do Jitter possuem relação com a rota de cada pacote de dados que segue pela rede. Visto que nem todos seguem pelo mesmo trajeto ao enviar, o tempo de envio tende a sofrer variações.

Maneiras para reduzir o Jitter nas ligações Voip

Se as suas ligações VoIP estão sofrendo devido às falhas de Jitter. Contudo existe alguns procedimentos básicos que podem amenizar esse tipo de problema.

Para evitar que o Jitter venha a prejudicar a qualidade da transmissão da sua ligação VoIP é importante utilizar gráficos e relatórios que apontam detalhes da qualidade da transmissão.


Veja aqui como reduzir os custos do seu call center


Além disso, a Rede Local de Dados (LAN) também consiste em um outro aspecto que deve ser levado em consideração quando o assunto é qualidade do envio de sinais.

Sendo assim, ter a capacidade de contar com pontos de conexão para todos os telefones IP. Ou seja, é uma maneira de facilitar com que o fluxo de sinal não sofra com nenhum tipo de desvio e perda.

Outro ponto bastante válido para diminuir o Jitter é compreender que todos os sistemas digitais são sincronizados por meio de um relógio. Os pulsos do relógio sincronizam o envio e o armazenamento dos sinais.

Nesse caso, se o relógio do equipamento não estiver apresentando uma sincronia adequada com o destino para onde os sinais serão enviados, os bits poderão chegar atrasados ou adiantados.

Outro fato é que o Jitter pode acontecer em termos de amplitude, de fase ou de extensão do pulso do sinal.

Por isso, uma das maneiras para solucionar o problema do Jitter é realizar uma sincronização do relógio, inclusive sincronizações de hardwares, softwares e protocolos.

Conclusão

No atual momento tecnológico, em que a internet já se tornou uma referência para vários segmentos, a tecnologia VoIP consiste em uma eficiente maneira para agilizar um atendimento rápido e de qualidade em sua empresa.

Por essa razão, sanar os problemas relacionados com Jitter, que prejudicam o envio e o recebimento de sinais, é muito importante para assegurar a qualidade e eficiência do seu trabalho.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2024 Brasil Connecting Telefonia Voip.