Brasil Connecting

  • 22 de dezembro de 2018
O que é Jitter

Antes de saber o que é Jitter vamos entender um pouco mais como funciona a tecnologia VoIP. Também conhecida como Voz sobre Protocolo de Internet, consiste em uma tecnologia que possibilita transmitir sinais de voz por meio do IP (Internet Protocol). Sendo assim, o VoIP transforma sinais de áudio analógicos em digitais.

Essa tecnologia é muito importante hoje em dia para agilizar a comunicação em empresas e centrais de atendimento.

No entanto, para que ela seja de qualidade, é necessário estar atento para que eventuais falhas não tragam prejuízos para o seu funcionamento.

Nesse caso, um dos inimigos mais temidos da tecnologia VoIP é o Jitter. É possível definir o Jitter como um desvio de algum detalhe dos sinais digitais, resultando em atraso dos mesmos.

A partir do instante em que ocorro o problema do Jitter percebemos que os pacotes de sinais que chegam atrasados são descartados, resultando na indesejada ligação “picotada”.


Saiba como aumentar a produtividade nas centrais de telemarketing


Esse atraso de sinal prejudica a qualidade de ligação, dificultando a comunicação e afetando de maneira negativa o seu trabalho e a realização de um atendimento de qualidade.

As origens do Jitter possuem relação com a rota de cada pacote de dados que segue pela rede. Visto que nem todos seguem pelo mesmo trajeto ao serem enviados, o tempo de envio tende a sofrer variações.

Maneiras para reduzir o Jitter nas ligações Voip

Se as suas ligações VoIP estão sofrendo devido às falhas de Jitter, existem alguns procedimentos básicos que podem amenizar esse tipo de problema.

Para evitar que o Jitter venha a prejudicar a qualidade da transmissão da sua ligação VoIP é importante utilizar gráficos e relatórios que apontam detalhes da qualidade da transmissão.


Veja aqui como reduzir os custos do seu call center


Além disso, a Rede Local de Dados (LAN) também consiste em um outro aspecto que deve ser levado em consideração quando o assunto é qualidade do envio de sinais.

Sendo assim, ter a capacidade de contar com pontos de conexão para todos os telefones IP é uma maneira de facilitar com que o fluxo de sinal não sofra com nenhum tipo de desvio e perda.

Outro ponto bastante válido para diminuir o Jitter é compreender que todos os sistemas digitais são sincronizados por meio de um relógio. Os pulsos do relógio sincronizam o envio e o armazenamento dos sinais.

Nesse caso, se o relógio do equipamento não estiver apresentando uma sincronia adequada com o destino para onde os sinais serão enviados, os bits poderão chegar atrasados ou adiantados.

Outro fato é que o Jitter pode acontecer em termos de amplitude, de fase ou de extensão do pulso do sinal.

Por isso, uma das maneiras para solucionar o problema do Jitter é realizar uma sincronização do relógio, inclusive sincronizações de hardwares, softwares e protocolos.

Conclusão

No atual momento tecnológico, em que a internet já se tornou uma referência para vários segmentos, a tecnologia VoIP consiste em uma eficiente maneira para agilizar um atendimento rápido e de qualidade em sua empresa.

Por essa razão, sanar os problemas relacionados com Jitter, que podem prejudicar o envio e o recebimento de sinais, é muito importante para assegurar a qualidade e eficiência do seu trabalho.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Endereço
Av. Santos Dumont, 1665 - Bairro Santa Bárbara - Criciúma - SC - CEP: 88804-342
Fones
Comercial
Belém: (91) 3221-4996
RJ: (21) 3005-0502
SC: (48) 4042-0992
Suporte
SP (Suporte): (11) 2626-4364
Redes Sociais

© 2019 Brasil Connecting Telefonia Voip.