Brasil Connecting

  • 11 de novembro de 2014
Relacionamento com o consumidor

O e-commerce cresceu de forma substancialmente e com isso é mais do que necessário atentar-se à capacidade do seu negócio em dar conta de todas as demandas do mercado. Uma das principais necessidades desse meio é satisfazer os clientes para obter mais lucro. Mas será que sua loja tem investido no relacionamento com o cliente? Entender as necessidades do consumidor online é essencial para o sucesso e a credibilidade do seu micronegócio.

Estabelecendo contato

Se você dispõe de canais de comunicação é muito mais fácil entender o que o consumidor necessita ou o que está faltando na sua loja. Existem funcionalidades que simplificam as formas de comunicar com sua clientela, como o Click to Call ou a telefonia VoIP.

Além disso, chats e páginas de “perguntas frequentes” são à base de uma comunicação funcional. Investindo nisso, os clientes sentem-se mais próximos e à vontade para agilizar o seu processo de compra e venda dos produtos.

Contornando contratempos com transparência

Se a sua loja vai bem e corresponde às expectativas é excepcional, porém, se acontece algum incidente, a transparência é a melhor forma de contornar o problema. Comunicar os consumidores sobre mudanças no prazo de entregas, no sistema de reembolso ou de devolução é um caminho honesto e confiável para preservar suas venda. E consequentemente, a reputação do seu negócio.

Os clientes não querem desculpas, mas vão compreender se alguma satisfação for dada. E o lojista deve ter consciência que se um compromisso é firmado ele deve ser cumprido. Devido a isso, a comunicação é tão indispensável a uma loja virtual.

Tirando dúvidas

Os clientes optam pelas lojas online devido a bons preços e garantia de um bom autoatendimento. Mas como o consumidor escolhe os produtos apenas por fotos e descrições, eles procuram informações complementares em diversos outros locais. Será que não é hora de deixar a loja falar por si mesma e defender o seu conceito? Comentários em redes sociais e na própria página da loja são aceitáveis, mas podem trazer imagens negativas para o seu negócio.

Estabelecendo contato próximo com o seu cliente, por meio dos meios de comunicação disponibilizados por seu site, você tira todas possíveis dúvidas do cliente. Tipo de material, cor, elasticidade, marca, tom, tudo isso pode ser esclarecido de forma muito fácil e objetiva, o que garante o investimento no seu produto. Se a sua loja aposta em uma boa comunicação, a boa comunicação te devolve lucros e mais clientes.



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