Brasil Connecting

  • 7 de julho de 2020

Como vender mais pelo telefone? (Parte 2)

Planos de saúde, planos funerários, cursos de idiomas, nova assinatura de TV a Cabo. A quantidade de ligações de telemarketing que recebíamos anos atrás era tão grande que, além de levar os consumidores a salvarem o contato com o nome de “não atender”, esta prática foi proibida até por leis estaduais.

O descontentamento do consumidor com este tipo de campanha comercial é tanto que levou a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) a criar um site em conjunto com as operadoras de telefonia em que os clientes podem se cadastrar para não receber mais ofertas de combos e assinaturas pelo telefone.

E, com apenas alguns dias no ar, o site naomeperturbe.com.br já somava 620 mil cadastros de clientes que não querem ser infortunados por este tipo de ligação.

Tamanha adesão mostra que as empresas que querem vender pelo telefone devem adotar estratégias mais assertivas e simpáticas para conquistar clientes.


Como usar o telefone para converter leads em vendas?


Estratégia defasada

Anos atrás, diversas empresas apostavam nos contatos retirados da lista telefônica para aumentar o número de vendas. Mas se engana quem pensa que este tipo de estratégia acabou. Ainda que as listas telefônicas tenham chegado ao fim, diversas empresas continuam caçando contatos no Google, compram mailings e cadastros de associações e até buscam informações pelas redes sociais.

Porém, tal prospecção se mostra muito trabalhosa e, pior, ineficaz, já que o cliente não sabe quem é a sua empresa, não demonstrou interesse pelo seu produto e pode achar até que aquela ligação nada mais é que um golpe.

A equipe da Brasil Connecting, que oferece serviços de vendas ativas pelo telefone, já constatou que este tipo campanha não traz bons resultados.

Afinal, quando a empresa compra dados de potenciais clientes ou caça-os nas redes sociais e Google, ela está apenas atirando no escuro. E, pior: causa no consumidor aquele desconforto com o qual vivíamos bastante nas décadas de 1990 e 2000 e que levaram a criação de iniciativas como o site Não Me Perturbe.


Não perca clientes para a concorrência: invista em excelência de atendimento


Vendas mais assertivas

Campanhas telefônicas, no entanto, podem ter um excelente retorno financeiro quando aliadas a estratégias de marketing digital.

Para tanto, a empresa precisa criar uma isca, que levará o seu potencial cliente a preencher um breve cadastro com nome, telefone celular e e-mail. o informar seus dados em troca desta isca, o cliente já sinaliza que aquele produto ou serviço lhe interessa.

E esta isca pode ser a participação em uma aula on-line, um e-book, uma ferramenta como planilhas e formulários, um brinde, um período de demonstração gratuito do serviço e até uma amostra grátis do produto, que neste caso será entregue a domicílio.

Mais que identificar o interesse do cliente, empresas que apostam neste tipo de estratégia estão entregando também uma experiência do seu produto ao consumidor gratuitamente, além de criar uma referência para este potencial comprador.

Vale lembrar ainda que a estratégia de oferecer esta experiência sem custo gera ainda um importante gatilho mental no cliente, que é o da reciprocidade. Por isso, mesmo que ele não aceite a oferta de imediato, ele fica com a sensação de que deve algo à empresa, pois recebeu algo grátis dela. Assim, quando ele for comprar o produto que você vende, as chances de a sua empresa ser a escolhida para a compra é muito maior em relação à concorrência.


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Leads, leads e mais leads

Para escalar suas vendas por meio do marketing digital, a empresa deve investir em formas de gerar tráfico para a loja. E esta geração de visitas de potenciais clientes pode ser orgânica, por meio de divulgação nas redes sociais e SEO ou pagas, por meio de anúncios.

Em ambos os casos, quando o trabalho é bem feito, a conversão gira em torno de 2% a 5% quando o produto tem um tíquete médio baixo. Já em produtos mais caros, a partir de R$ 500, a taxa de conversão varia entre 0,5% e 1%.

Então, uma das formas de aquecer estes contatos, transformá-los em vendas e aumentar o faturamento em até 10 vezes é a ação por telefone.

Neste caso, o consumidor não se sente incomodado pela equipe de vendas, uma vez que ele já criou uma relação com a empresa -diferente do que faziam as empresas de serviço funerário.

Ao receber a ligação da sua empresa, o consumidor já conhece o seu produto, já teve uma experiência com o produto, já recebeu brindes e tem as informações necessárias para concluir a compra. Por isso, a chance de conversão é muito maior em comparação às empresas que simplesmente compram listas de contatos.


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Script humanizado

Mas um outro detalhe que deve ser observado para garantir o sucesso de campanhas de vendas pelo telefone: a qualidade do atendimento.

Em vez de scripts robóticos, em que os atendentes repetem frases de forma mecânica, a grande tendência do telemarketing de hoje é contar com o atendimento humanizado, em que, apesar de seguir um roteiro, o operador conversa com o cliente e torna a negociação um processo fluído e natural.

Simpatia também deve fazer parte da negociação, pois o cliente sente que recebe atenção da sua empresa. Esta estratégia faz com que ele se sinta importante e aceite a oferta mais facilmente.

Maior faturamento

Com centrais de telemarketing espalhadas pelo país, a Brasil Connecting conta com atendimento de excelência para as campanhas de vendas ativas de todo tipo de empresa.

Além de ajudar a construir a sua estratégia para que as vendas sejam um sucesso e que o seu cliente final receba uma verdadeira experiência em forma de atendimento, contamos ainda com opções de atendimento receptivo para que o cliente possa acionar a sua empresa quando quiser.

Converse com os nossos especialistas e receba orientação para aumentar o seu faturamento sem compromisso.


  • 17 de junho de 2020

Como usar o telefone para converter leads em vendas?

Ainda não se sabe o que será o “novo normal” e como pessoas e empresas se comportarão após o fim da pandemia do coronavírus.

No entanto, o que sabemos é que esta crise sanitária gerou, além de novos comportamentos, uma série de oportunidades para empresas de todos os tamanhos.

Uma delas está na demanda por entrega de produtos, o que implica que varejistas e comerciantes contem com ferramentas de atendimento a distância e multicanalidade.

É o caso dos shoppings centers. Muitos investiram no sistema “drive thru“, em que o consumidor faz o pedido pelo site, WhatsApp ou telefone de lojas e retira os produtos presencialmente no estacionamento do shopping, sem a necessidade do cliente sair do carro.

O delivery virou uma realidade também nas farmácias, já que os pedidos feitos em casa para entrega a domicílio cresceram 72% na pandemia, de acordo com levantamento da Associação brasileira das Redes de Farmácias (Abrafarma).

E, ao contrário do que se imagina, o atendimento telefônico tem se destacado como uma ótima ferramenta para converter leads em vendas, pois a preferência pelo canal de venda não é uma unanimidade entre os consumidores.

Enquanto alguns têm mais habilidade para se adaptar a aplicativos e canais digitais, outros preferem o tradicional atendimento humano, ainda mais em épocas de distanciamento social.

Por isso, o atendimento telefônico ainda é uma ferramenta essencial para quem quer converter leads – aqueles clientes que apresentam interesse no seu produto ou serviço e têm alta probabilidade de comprá-lo- em vendas.

Televendas como estratégia de negócio

Para não perder clientes por negligência no atendimento, a primeira estratégia que a empresa deve adotar é investir na Telefonia Voip.

Isso porque ter uma linha tradicional, além de ser mais caro, é contraproducente neste momento de pandemia, pois limita o atendimento telefônico ao local em que a linha está instalada. Assim, os operadores têm de se deslocar até a sede da empresa, enquanto a recomendação de entidades de saúde é a adoção do home office.

Já a Telefonia Voip, além de mais barata, permite esta facilidade. Para atender os clientes, o operador pode se logar no sistema a partir de um aplicativo e receber as chamadas onde estiver – cuidado que preserva ainda a saúde dos atendentes e minimiza o risco de que a operação fique comprometida pelo afastamento dos colaboradores.


Saiba mais sobre os desafios do Home Office.


0800: um número exclusivo

Uma outra estratégia que cativa o consumidor é ter como opção realizar suas compras por meio de um telefone 0800.

Além de credibilidade, já que os principais varejistas do País oferecem esta possibilidade, o cliente fica ainda mais propenso à compra por saber que aquela ligação não terá custo para ele.

Outro benefício do 0800 é a possibilidade de converter ligações para esclarecimento de dúvidas ou atendimento em novas vendas, especialmente porque, neste caso, é o consumidor que entra em contato com a empresa porque está interessado no produto ou serviço que ela oferece. Assim, a probabilidade de conversão é alta.

Vale ressaltar ainda que os telefones 0800 são exclusivos e acompanham o contratante aonde ele for, caso precise mudar de sede.


Número 0800 – Saiba tudo sobre os benefícios desse serviço


Venda a um clique de distância

As vendas on-line cresceram 80% este ano, de acordo com levantamento do E-Commerce Brasil. E este fenômeno atinge todos os setores, tanto que já é possível comprar até automóveis pelos canais digitais.

Esse novo comportamento do consumidor traz também uma nova demanda: meios de contato para esclarecer dúvidas. Afinal, especialmente em casos de aquisições de produtos de alto valor, o consumidor pode se sentir inseguro para finalizar a compra, cair em um golpe ou quer falar com um especialista para esclarecer detalhes sobre o seu objeto de desejo.

Por isso, uma função que tem ganhado força nos sites de compras é o Click to Call, botão em que o cliente se cadastra para receber um atendimento telefônico do comercial da empresa.

Além de gratuito para o consumidor, esta ferramenta também se mostra muito assertiva na conversão de leads em vendas, tendo em vista que o cliente já manifestou interesse no produto, está munido de diversas informações sobre a empresa e, provavelmente, só deseja esclarecer algumas questões de forma objetiva antes de fechar a venda.


Click to call: o serviço que pode alavancar as vendas da sua loja virtual


Central telefônica

Mais uma ferramenta essencial para aumentar o potencial de vendas pelo telefone: adotar um sistema de central telefônica.

Esta ferramenta é importante porque aperfeiçoa os demais serviços oferecidos pela sua empresa, assim como acrescenta uma série de possibilidades de atendimento para o cliente, tanto para fechar a venda quanto no pós-venda.

Por contar com um identificador de chamadas, a central telefônica pode ser uma ótima forma de fidelizar o cliente, pois nela ele encontra prontamente informações como: o prazo de entrega do produto, o status da entrega, se houve algum tipo de problema com a encomenda, entre outras situações.

A central favorece ainda a organização da sua empresa, pois permite a criação de ramais.


9 soluções para impulsionar sua empresa durante e depois da quarentena


Parceiro de negócios

Certamente as soluções de telefonia devem fazer parte de qualquer empresa que queira vender mais, pois, como já citado acima, cada consumidor quer ser atendido pelo canal que mais lhe agrada.

A Brasil Connecting acompanha todas as tendências do mercado e investe cada dia mais em tecnologia para disponibilizar o melhor portfólio de produtos para atendimento por um valor acessível para pequenas e médias empresas.

Antes de definir a sua estratégia para converter leads em vendas usando o telefone, fale com os nossos especialistas.

Além de entender a sua necessidade e oferecer as melhores soluções para a sua empresa, todos os nossos serviços são sob demanda.


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