Brasil Connecting

  • 30 de setembro de 2020

Melhore o seu atendimento com as vantagens do telemarketing ativo e receptivo



Em primeiro lugar, sabemos que oferecer um atendimento de qualidade é fundamental para todo negócio. Diante disso, o telemarketing ativo e receptivo traz inúmeras vantagens que conferem tanto a excelência ao atendimento quanto a satisfação do cliente.

Saiba o que é o telemarketing e as diferenças entre ativo e receptivo, quando eles podem ser usados e quais as vantagens em utilizar esse serviço.

Mas, afinal de contas, o que é o telemarketing ativo e receptivo?

Há mais de um século, era necessária uma grande estrutura para efetuar ligações e olha que as centrais telefônicas faziam apenas a conexão entre as linhas. É óbvio que muita coisa mudou nesse tempo, não é mesmo?

É mais que visível os avanços tecnológicos das últimas décadas tais como o desenvolvimento da informática, a expansão das telecomunicações e a chegada da internet. Fatores que mudaram completamente o cenário de cem anos atrás.

Ora, enquanto antes precisávamos de uma grande estrutura para apenas fazer a conexão entre as linhas, agora tudo está conectado, os equipamentos estão cada vez menores e com muito mais acessibilidades.

Muitas vezes, com apenas um clique, o seu cliente pode ser contatado por diversos canais. Além disso, ele pode falar com a sua empresa a qualquer hora e em qualquer lugar, fazendo uso também dessa multicanalidade.

De uma for geral, não há melhor, nem pior, telemarketing ativo e receptivo se complementam. Mas há diferença. Saiba a seguir:

Telemarketing ativo

É no telemarketing ativo é quando a empresa efetua as ligações aos clientes ou potenciais clientes, geralmente, acontecem as abordagens de vendas, com apresentação do produto e/ou serviço para quem já é cliente ou, principalmente, para novos clientes.

O sucesso dessa abordagem depende não apenas dos produtos ou serviços que estão sendo oferecidos, mas também da forma como o seu negócio está sendo vendido!

Ora, um mal atendimento pode ser o fracasso de um excelente negócio, não é mesmo? É só pensar em quantas vezes você deixou de comprar algo com potencial, porque a venda não foi boa.

Com o call center da Brasil Connecting isso nem precisa ser preocupação!

Além de dispor de toda a tecnologia para manter uma comunicação de qualidade com o seu cliente, sua empresa também conta com um time de atendentes treinados para oferecer o melhor e efetivar o maior número de vendas possível.

Mas nem tudo se resume a vendas, no telemarketing ativo, pois também podem ser realizadas cobranças. Você pode oferecer, ao cliente inadimplente, a oportunidade de negociar a dívida, por exemplo.

Além disso, o telemarketing ativo permite a realização de pesquisas. Afinal de contas, para garantir o sucesso do seu negócio, é importante conhecer o grau de satisfação do seu cliente ou fazer uma pesquisa de mercado para conhecer as necessidades do seu público-alvo, não é verdade?

Por falar em conhecer o cliente, o telemarketing ativo também permite uma aproximação incrível que pode resultar em um longo e sadio relacionamento com seu cliente.

Nesse caso, o marketing ativo também pode ser considerado um dos braços do marketing de relacionamento, afinal de contas, o atendente pode contatar o cliente e verificar se há dúvidas no uso do produto ou serviço, e até mensurar seu grau de satisfação.

Com toda a certeza, essas possibilidades reforçam o vínculo com a empresa e garantem a satisfação do cliente. A consequência disso, claro que boa, é a fidelização do seu público-alvo, o tesouro de um bom negócio.

Telemarketing receptivo

No telemarketing receptivo, o autor da ligação é o cliente e os motivos são diversos. As ligações podem ser para solicitar informações, esclarecer dúvidas e fazer reclamações ou dar sugestões.

O que significa que é de extrema importância que sua empresa disponibilize um canal de atendimento.

Afinal, é o telemarketing receptivo que abarca os serviços de SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor). Mas não somente isso, é no telemarketing receptivo que o seu cliente encontra suporte necessário para confiar na sua empresa.

Essa retaguarda é de grande importância e por isso deve contar com atendentes treinados, afinal de contas, serão a voz da sua empresa e deverão prestar atendimento de qualidade.

Aqui também é a hora de garantir a satisfação do seu cliente. Isso porque, no telemarketing receptivo, um grande percentual de ligações é voltado para a resolução de problemas.

Isso significa que os clientes nem sempre estarão de bom humor, afinal, ninguém quer ter problema com um produto ou serviço adquirido. Então a postura do atendimento precisa ser paciente e atenciosa.

De uma maneira geral, o telemarketing é uma das faces do marketing que pode ser usada tanto de forma ativa quanto de forma receptiva.
Além disso, se usado de forma positiva, o telemarketing é – com toda a certeza – um canal extremamente eficaz para prospectar clientes e criar relacionamentos.

Use o telemarketing para melhorar os seus negócios

Entre as muitas formas de usar o telemarketing estão a possibilidade de abordagem de vendas, o contato do cliente com a empresa para solicitar informações, esclarecer dúvidas e fazer reclamações ou sugestões.

Isso significa que há uma infinidade de possibilidades para reforçar os laços com os seus clientes, fortalecendo sua marca e a seriedade do seu negócio.

Confira as vantagens da Brasil Connecting

A Brasil Connecting é uma empresa séria, com mais de uma década de experiência, que oferece um serviço de excelência quando o assunto é telefonia.

A primeira vantagem do telemarketing ativo e receptivo da Brasil Connecting é que você pode contar não apenas com a nossa tecnologia.

Nós disponibilizamos atendentes treinados e preparados para vender seus produtos e serviços com excelência. O processo de terceirização do telemarketing vai desde os operadores até o serviço de telefonia.

Entretanto, é necessário que a sua empresa tenha um mailling de contatos e a Brasil Connecting realiza todo processo de atendimento.

Uma das vantagens é que você verifica a excelência desse serviço através dos resultados que são obtidos na plataforma ou através do próprio sistema da sua empresa.

Já no telemarketing receptivo é necessário fazer a portabilidade ou então sua empresa pode contratar o serviço do siga-me para que, quando o cliente ligar para o número de atendimento SAC, a ligação irá cair diretamente para os operadores da Brasil Connecting.

Por fim, você pode escolher o serviço que melhor se encaixa para atender a necessidade da sua empresa.

Com a Brasil Connecting você não precisa se preocupar, pois tanto o telemarketing ativo, quanto o receptivo receptivo podem ser totalmente terceirizados.

Em outras palavras, nós oferecemos toda estrutura – desde os operadores para realizar o atendimento, até as linhas telefônicas para executar/receber a ligação – e você só se preocupa com o resultado.

Vem com a Brasil Connecting e garanta o melhor para os seus clientes e para a sua empresa!


  • 23 de abril de 2020

Home Office: o grande desafio de contact center na quarentena

Após o coronavírus, o mundo não voltará a ser o que era. Esta convicção é do biólogo e pós-doutor em microbiologia Atila Iamarino, principal referência brasileira na evolução da Covid-19.

Em entrevista ao jornal Folha de São Paulo, Iamarino afirmou ainda que 'vamos ter de alterar períodos de reclusão com períodos na rua', até que uma solução definitiva para a pandemia que parou o mundo seja criada.

Hoje, o tratamento ambulatorial é destinado apenas para casos graves, que chegam a demandar o uso de respiradores mecânicos na unidade de tratamento intensiva (UTI).

Mas até que se descubram vacinas ou tratamentos para o coronavírus, a melhor alternativa para conter a transmissão é o distanciamento social.

Uma nova realidade

A conclusão de muitas autoridades de saúde em todo o mundo é que a quarentena veio para ficar e deve continuar vigente por um bom tempo.

Isso porque até países que resistiram em determinar o isolamento – como Estados Unidos e Suécia- agora determinaram que os cidadãos fiquem em casa.

Apenas nos EUA, novo epicentro da doença, já são mais de 890 mil infectados e 50 mil vítimas fatais da Covid-19.

Já a nível global, o número de casos confirmados ultrapassou a marca de 2,5 milhões, mas há subnotificação.

Assim como a pandemia, também é um problema que atinge todos os países: ninguém sabe qual é o total real de doentes e vítimas desta crise sanitária.

E a perda de vidas impacta mais a economia do que manter as atividades não essenciais paradas.

De acordo com o estudo de economistas do MIT e do Fed (banco central norteamericano), que comparou a evolução da gripe espanhola nos Estados Unidos em 1918, as cidades americanas que implantaram o isolamento social com maior restrição tiveram desempenho econômico similar durante a pandemia e melhor após a quarentena.

Home office como alternativa

Cabe, então, aos empresários se adaptarem a esta nova realidade.

Ainda que o serviço de contact centers seja classificado como essencial e tenha autorização para continuar em atividade, diversas empresas estão migrando suas operações ou parte delas para o home office.

Algumas das maiores empresas do segmento já somam entre 700 e 900 colaboradores trabalhando de casa.

Esta decisão de permitir que o colaborador trabalhe à distância só foi possível graças às flexibilizações das relações trabalhistas e respaldo jurídico aprovado pelo governo.

Teletrabalho x home office

O teletrabalho, também conhecido como trabalho remoto, já era previsto por lei, graças à Reforma Trabalhista. Esta modalidade é caracterizada como prestação de serviços preponderadamente feita fora das dependências do empregador.

A permissão para trabalhar em casa tem outras características durante a pandemia. 'Não se pode confundir home office com teletrabalho, que é uma outra modalidade de trabalho prevista na CLT. O home office está sendo utilizado como uma medida excepcional em função da pandemia mundial.

A jornada de trabalho pode ser plenamente controlada pelo empregador, diferente do teletrabalho,  por meio de qualquer meio telemático utilizado para esse fim, ou até mesmo um controle de ponto tradicional.

O contrato desse empregado que está excepcionalmente em home office é um contrato 'presencial' e não de trabalho remoto', explica – Danielle Calandrini Diretora Jurídica e Advogada da Brasil Connecting.

Disponibilizamos um Modelo de Contrato de Teletrabalho para você fazer o download e poder utilizar na sua empresa. É só preencher seus dados que enviamos direto para seu e-mail.

MP 936/2020

Em vigor desde o início de abril, a medida provisória 936/2020 institui o “Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda”, para tentar combater os efeitos da crise deflagrada pela epidemia de Covid-19.

Desta maneira, a MP permite a realização da jornada de trabalho em 25%, 50% e até 70% durante a pandemia, tendo em vista que, com a paralisação das atividades não essenciais, há a probabilidade de que a demanda por produtos e serviços neste período também seja menor.

Para aderir à medida, os acordos de redução salarial devem passar pelos sindicatos. A decisão é do ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Depois de celebrado o acordo individual de redução de salário entre empregador e empregado, a negociação deve ser comunicada ao sindicato da categoria, que poderá propor negociações coletivas.

Além da possibilidade de reduzir a remuneração e a carga horária durante 90 dias, empregadores também podem suspender contratos de trabalho por 60 dias.

Assista abaixo na integra esse bate papo exclusivo com a Danielle Calandrini.

Setor de cobrança

No caso das empresa de recuperação de dívidas, a situação nos próximos meses pode ser ainda mais sensível, já que alguns bancos estão flexibilizando ou postergando o pagamento de dívidas.

É o caso da Caixa Econômica Federal, que anunciou diversas medidas de apoio à economia.

Entre elas, determinou a redução de juros de várias linhas de créditos, além da suspensão de pagamento de dívidas por 60 dias para pessoas físicas e micro e pequenas empresas.

Já o Conselho Monetário Nacional (CMN) autorizou a flexibilização do prazos de pagamento de dívidas em até duas prestações de financiamento de imóveis e veículos, além da negociação de outras dívidas, em meados de março.

E esta possibilidade viralizou. Até 6 de abril, os bancos receberam mais de dois milhões de pedidos de prorrogação de empréstimos e financiamentos – o que já mostra que a capacidade de pagamento do consumidor está comprometida.

É provável que a recuperação de dívidas será fortemente afetada nos próximos meses. Pois além de contar com o salário reduzido durante a quarentena ou mesmo com o desemprego.

O consumidor ainda terá mais tempo para negociar e prazo para colocar as pendências em dia.

Caberá às empresas de cobrança, então, apostar em assertividade nas tratativas com o cliente e ainda reduzir, ao máximo, os custos de operação, a fim de passar os próximos meses com um fluxo de caixa sustentável.

Caminho sem volta

Por fim, vale lembrar ainda que o home office, que já era praticado por diversas empresas antes da crise, deve cair ainda mais no gosto popular.

Há estimativas que até 30% dos trabalhadores hoje deverão continuar em casa mesmo depois do fim da pandemia.

Este é o momento para que empresas invistam em soluções tecnológicas que, além de maior eficiência, trazem também redução de custos e diversas possibilidades para os clientes.

E a Brasil Connecting oferece diversas soluções para garantir resultados e faturamento para a sua empresa.

No próximo artigo, vamos elencar ferramentas para reduzir os custos da sua empresa e aumentar seus resultados.

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Referências

Pesquisa do Fed: https://www.infomoney.com.br/colunistas/pedro-menezes/quarentenas-podem-beneficiar-a-economia-no-longo-prazo/

Decisão sindicatos: https://www.conjur.com.br/2020-abr-06/sindicatos-deflagar-acao-coletiva-houver-suspensao-contratual

https://agenciabrasil.ebc.com.br/justica/noticia/2020-04/stf-acordos-de-reducao-de-salarios-devem-passar-por-sindicatos

Caixa: https://oglobo.globo.com/sociedade/coronavirus-servico/caixa-reduz-juros-suspende-pagamento-de-dividas-para-pessoas-fisicas-empresas-2-24314382

Dívidas: https://veja.abril.com.br/economia/bancos-recebem-2-milhoes-de-pedidos-de-renegociacao-veja-como-solicitar/


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