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Publicado em 23 de outubro de 2014 | Atualizado em 4 de maio de 2023

atendimento ao consumidor

O serviço de atendimento ao consumidor é o que vai garantir à empresa ter um bom resultado mensal/anual. A manutenção do bom serviço garante a venda de produtos e adesão de novos clientes ao trabalho prestado. Para tanto, as empresas devem investir na preparação de uma boa equipe que saiba lidar com o consumidor da melhor forma possível.

Comprometimento

Para estabelecer uma boa relação com o cliente é necessário estar comprometido com a causa. É preciso estar disponível e atento para auxiliar o consumidor. O profissional deve otimizar o tempo do cliente sendo disciplinado, focado, assumindo uma postura eficiente e prática.

Controle

Ao lidar com clientes desestabilizados emocionalmente, o atendente deve manter o controle da situação. Enfrentar a ocasião de forma clara e objetiva, buscando um consenso é a melhor alternativa.

Convicção

Assumir uma postura confiante diante do consumidor é gratificante. Defender os produtos da empresa com convicção e ter a capacidade de convencer os clientes a investirem em novos serviços é a atitude mais recomendada. O uso do tom mediano e a pronúncia das palavras de forma clara passa segurança.

Tempo

Cada cliente tem o seu tempo, portanto é necessário que atendente se adeque a cada situação. Deve ser pró-ativo e respeitar o tempo do consumidor.

Prazos

Os prazos devem ser respeitados e o cliente também. Se a empresa prioriza o cliente e realiza o serviço dentro do prazo estipulado, o cliente fica satisfeito e pode até investir em outros produtos. Só prometa horários e prazos que a companhia possa realmente cumprir.

Sempre mantendo um alto padrão

Integridade

Para que o consumidor confie na empresa, o atendente tem que ser ético, íntegro e acima de tudo, sincero.

Contato

Nesse sentido, o contato com o consumidor é um opção válida para manter a base de conhecimento atualizada. Porém, aproxime-se do cliente, avalie o atendimento, faça pesquisas e veja se o serviço satisfaz. Isto vai auxiliar as empresas no atendimento.

Fidelidade

Afinal, um cliente que é bem tratado e tem confiança no atendimento, compra mais. Portanto, seja fiel ao consumidor assim como ele é à empresa. Por exemplo, ligue para o cliente para apresentar novos produtos ou até para desejar boas festas.

Atenção

Contudo, dê total atenção ao cliente. Não atenda outros telefonemas quando estiver com um consumidor e evite deixá-lo esperando.

Qualidade

Qualifique o serviço para obter melhores resultados. Isto gera menos erros e resulta em maiores lucros.

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