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Publicado em 30 de julho de 2021 | Atualizado em 30 de julho de 2021

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O que os clientes pensam sobre a sua empresa? Qual canal de comunicação tem maior efetividade? Por que o produto X vende mais que o produto Y? O que faz brilhar os olhos do seu consumidor? O que eles odeiam no seu processo de venda?


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Se você não tem as respostas para esses questionamentos, deveria pensar em adotar um método para ter esse feedback o mais rápido possível.


Confira como automatizar sua pesquisa de satisfação, para ter mais eficiências no atendimento


Perguntas como essas são de extrema importância para todo empresário, gestor, coordenador entender como está a saúde de qualquer empresa e/ou setor. 

As formas de pesquisa de satisfação podem variar dependendo do serviço ou produto.

Organizações que vendem online geralmente programam e-mails que são enviados ao consumidor algum tempo após a compra, já empresas que possuem atendimento comercial ou suporte via telefone optam na maioria das vezes por pesquisas feitas por gravação de áudio.

O formato de pesquisa tem que adequar ao seu modelo de negócio. 


Saiba a importância da pesquisa de satisfação para as empresas


Confira quatro razões para realizar pesquisa de satisfação na sua empresa:

  • Retenha clientes

Todo empresário sabe que é muito mais caro conquistar um cliente novo do que reter quem já está na base. 

Quando você se relaciona da maneira correta, mostra que a empresa se importa com a opinião deles. Com isso seus consumidores podem avaliar sua empresa positivamente pois saberão que não são meramente “compradores” para sua empresa.


Veja 5 dicas para retenção de clientes


  • Otimize estratégias bem-sucedidas

Pesquisas de satisfação devem ser incorporadas em várias áreas da empresa, desde o atendimento ao consumidor, suporte técnico, vendas, marketing, financeiro, etc. 

Por meio delas é possível descobrir o que está trazendo retorno e, assim, intensificar essas atividades.

  • Saiba onde melhorar

Outro ponto em que as pesquisas de rotina ajudam é na descoberta da insatisfação por parte dos clientes no que diz respeito a processos, produtos, serviços ou atendimento. 

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Muitas empresas esperam para fazer esse tipo de pesquisa após vivenciar o caos. No entanto, pode ser muito difícil recuperar clientes uma vez que eles passaram por momentos desagradáveis com sua marca.

Por isso, é de extrema importância que a pesquisa seja feita enquanto as coisas estão calmas. Pois aos poucos é possível localizar pontos que precisam ser melhorados sem que isso afete a reputação da empresa.

  • Encontre novas possibilidades

É sempre interessante deixar espaço para que os clientes possam dar sua opinião a respeito de seus serviços e produtos. 


Saiba porque utilizar a pesquisa de satisfação para o seu call center

A visão de quem está dentro da empresa muitas vezes não coincide com a mesma visão do cliente. Esse tipo de miopia empresarial é um perigo para o futuro de qualquer instituição.

Conclusão

Descobrir o que satisfaz o seu cliente é lucrar mais. Saber o que ele não gosta, aumenta ainda mais a possibilidade de aumentar a rentabilidade da organização.

Quando você sabe onde está errando e acertando, o caminho para tomar decisões inteligentes e em tempo ágil fica mais claro.

Sua empresa deixa de trabalhar com o “achismo” e começa a utilizar dados reais para conseguir chegar ao seu objetivo, independente qual ele seja.

Como você trabalha a pesquisa de satisfação na sua organização? Compartilhe com a gente!

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