Possuir uma empresa e achar que os consumidores não terão problemas ou dúvidas quanto aos produtos vendidos ou serviços prestados é, no mínimo, muita inocência. Como o atendimento ao consumidor ajuda sua empresa
Da mesma maneira, saber desses problemas e não dar a atenção devida pode ser mais prejudicial ao negócio do que se pensa.
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Muitos empresários se preocupam mais com a parte financeira e esquecem de um ponto que influencia, e muito, a rentabilidade de uma organização.
Cliente confuso, menos dinheiro entrando no caixa.
Por isso, resumi alguns fatores que exprimem a importância de ter um atendimento ao consumidor aperfeiçoado.
Comunicação transparente
Clientes, como todos sabem, são a base de toda companhia pois nenhuma empresa sobrevive sem eles.
Por isso, é muito importante comunicar de forma clara todos os pontos que envolvem o contato entre marca e consumidor.
Independentemente do canal que está utilizando ou o motivo do contato, é necessário manter um padrão de comunicação para evitar que pequenos ruídos se transformem em grandes consequências.
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Fator diferencial
No mundo de hoje, com a globalização e o avanço da tecnologia, fica cada vez mais difícil ser único.
Neste contexto, a empresa tem de buscar cada vez mais a diferenciação dos seus concorrentes para se destacar no mercado.
Tenho certeza que você já adquiriu algum produto ou serviço de uma certa empresa por conta da qualidade do atendimento. Não é verdade?
É aí que está o pulo do gato.
Quando o negócio oferece um atendimento ao cliente, diferenciado dos demais, é criado um vínculo emocional com esse consumidor.
Custo para adquirir novos clientes
É certo que os custos de aquisição de clientes são muito maiores do que os custos de manutenção.
No entanto, o mau relacionamento com os clientes adquiridos pode resultar na perda dos mesmos, o que terá um maior impacto negativo a longo prazo.
Outro ponto a se pensar é que mantendo um bom relacionamento, o seu cliente vira uma fonte de feedback e insights para sua empresa.
Isso possibilita o desenvolvimento de novas aplicações, features, mercados e parcerias.
Vale a pena lembrar que quanto maior a intimidade com o cliente, mais confortável o mesmo se sente e, por consequência, melhor será o feedback.
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Famoso boca a boca
Um cliente que passa por um bom atendimento irá, muito provavelmente, contar a duas ou três pessoas sobre sua agradável experiência.
E falo isso porque já admito que quando gosto de uma empresa, falo bem dela para todo mundo. Você também é assim?
Portanto, investir em atendimento ao consumidor é investir indiretamente em publicidade e não ter que pagar mais por isso.
Igual a mim, outras pessoas compartilham boas vivências com seu círculo de amizade.
Fechamento do pensamento
Nesse sentido, há diversas maneiras para manter o seu atendimento ao cliente em alto nível.
Seja como for, no mercado é possível encontrar ferramentas, serviços e produtos que atendem a essa demanda. Basta você mapear onde sua empresa pode otimizar e buscar a solução que mais se encaixa.
Já dizia aquele velho ditado: “Tudo que é conversado não sai caro”