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Publicado em 11 de agosto de 2021 | Atualizado em 10 de agosto de 2021

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Possuir uma empresa e achar que os consumidores não terão problemas ou dúvidas quanto aos produtos vendidos ou serviços prestados é, no mínimo, muita inocência.


Imagem Blog - atendimento ao consumidor

Da mesma maneira, saber desses problemas e não dar a atenção devida pode ser mais prejudicial ao negócio do que se pensa. 


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Muitos empresários se preocupam mais com a parte financeira e esquecem de um ponto que influencia, e muito, a rentabilidade de uma organização.

Cliente confuso, menos dinheiro entrando no caixa. 

Por isso, resumi alguns fatores que exprimem a importância de ter um atendimento ao consumidor aperfeiçoado.

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Comunicação transparente

Clientes, como todos sabem, são a base de toda companhia pois nenhuma empresa sobrevive sem eles.

Por isso, é muito importante comunicar de forma clara todos os pontos que envolvem o contato entre marca e consumidor.

Independentemente do canal que está utilizando ou o motivo do contato, é necessário manter um padrão de comunicação para evitar que pequenos ruídos se transformem em grandes consequências.


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Fator diferencial

No mundo de hoje, com a globalização e o avanço da tecnologia, fica cada vez mais difícil ser único.

Neste contexto, a empresa tem de buscar cada vez mais a diferenciação dos seus concorrentes para se destacar no mercado. 

Tenho certeza que você já adquiriu algum produto ou serviço de uma certa empresa por conta da qualidade do atendimento. Não é verdade?

É aí que está o pulo do gato. 

Quando o negócio oferece um atendimento ao cliente, diferenciado dos demais, é criado um vínculo emocional com esse consumidor. 

Custo para adquirir novos clientes

É certo que os custos de aquisição de clientes são muito maiores do que os custos de manutenção. 

No entanto, o mau relacionamento com os clientes adquiridos pode resultar na perda dos mesmos, o que terá um maior impacto negativo a longo prazo.

Outro ponto a se pensar é que mantendo um bom relacionamento, o seu cliente vira uma fonte de feedback e insights para sua empresa.

Isso possibilita o desenvolvimento de novas aplicações, features, mercados e parcerias.

Vale a pena lembrar que quanto maior a intimidade com o cliente, mais confortável o mesmo se sente e, por consequência, melhor será o feedback.


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Famoso boca a boca

Um cliente que passa por um bom atendimento irá, muito provavelmente, contar a duas ou três pessoas sobre sua agradável experiência.

E falo isso porque já admito que quando gosto de uma empresa, falo bem dela para todo mundo. Você também é assim?

Portanto, investir em atendimento ao consumidor é investir indiretamente em publicidade e não ter que pagar mais por isso.

Igual a mim, outras pessoas compartilham boas vivências com seu círculo de amizade.

Fechamento do pensamento

Há diversas maneiras para manter o seu atendimento ao cliente em alto nível.

No mercado é possível encontrar ferramentas, serviços e produtos que atendem a essa demanda. Basta você mapear onde sua empresa pode otimizar e buscar a solução que mais se encaixa.


Conheça nossas soluções que podem ajudar sua empresa com o relacionamento e a comunicação com seus clientes


Já dizia aquele velho ditado: “Tudo que é conversado não sai caro”

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