Brasil Connecting

Publicado em 16 de dezembro de 2021 | Atualizado em 9 de fevereiro de 2022

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O atendimento no setor da saúde começa quando o paciente adentra o consultório, ou antes, quando o cliente de um plano de saúde ou beneficiário do SUS entra em contato para marcar uma consulta e/ou exame? O site Agencia Brasil revela que nos últimos anos quase 90% da população brasileira classificou a saúde, pública e privada, como péssimas, ruins ou regulares. Segundo dados do Conselho Federal de Medicina (CFM), o dado é agravado quando falamos da saúde privada (94%).


atendimento ao paciente

Onde nasce a insatisfação do paciente?

Está claro que a qualidade e conhecimento do médico são essenciais para o tratamento do paciente, mas a problemática ganha forma antes mesmo do paciente entrar no consultório.

insatisfação dos clientes no atendimento ao paciente

A falta de organização dos setores públicos e privados agravam uma situação conhecida pelo cidadão brasileiro que costuma se sentir perdido e abandonado nas filas de espera, portanto, solucionar o gerenciamento no atendimento pode ser o começo de uma solução em cadeia para a área da saúde.

3 dicas importantes para um bom atendimento ao paciente

Na Brasil Connecting trabalhamos com o princípio da excelência nos serviços prestados, por esse motivo, vamos começar alinhando o básico para implementar um atendimento estratégico que solucione e previna problemas comuns quando falamos desse nicho.

Antes, recomendamos que você leia sobre quais são os principais problemas do atendimento na área da saúde em uma de nossas matérias onde contamos especificamente sobre esse assunto.

        Informação: quanto mais o cliente estiver munido de informação, mais ele se sente seguro. A informação também ajuda muito a adiantar o atendimento, pois uma paciente que sabe exatamente o que procura torna o processo mais direto e assertivo, por isso invista em uma equipe qualificada e treinada, além disso, aposte em conteúdos informativos que eduquem o seu lead e, por consequência, otimizem o processo na totalidade.

informações para melhorar o atendimento ao paciente

                Automatização: aposte em tecnologias capazes de solucionar demandas pontuais. Hoje em dia existem diversas soluções que podem filtrar a necessidade de cada atendimento e otimizar o processo, por exemplo, se o paciente deseja informações sobre datas, horários e processos, um robô é totalmente capaz se suprir essa demanda, dessa forma, os trabalhadores especializados tomam conta de casos complexos sem perder tempo com coisas miúdas.

automação  para melhorar o atendimento ao paciente

                Organização: qualquer solução de atendimento precisa de uma estratégia. Isso quer dizer que não é nada interessante contratar uma equipe sem um direcionamento, portanto, é crucial saber se a equipe deve zerar uma fila de espera, humanizar o atendimento, coletar dados além de fazer marcações de exames, entre outros. 

organização  para melhorar o atendimento ao paciente

Por esse motivo, na Brasil Connecting, a equipe de sucesso do cliente busca entender a fundo as oportunidades que uma necessidade traz.

Quais as oportunidades escondidas na melhoria de um atendimento

Pensando nos problemas mais comuns do atendimento na área da saúde, vamos elencar as grandes oportunidades que a solução pode trazer.

Satisfação do cliente: estudos de mercadologia apontam que toda a publicidade feita influencia apenas 30% do comportamento de compra, os outros 70% acontecem através da indicação de um conhecido.

cliente satisfeito no atendimento ao paciente

Pensando em um mercado onde é comum ter problemas com atendimento, oferecer essa solução é certamente um grande diferencial

Acredite, se antes mesmo de ser atendido pelo médico, o seu paciente for respeitado e priorizado, é possível construir um ótimo relacionamento, ganhando confiança e até mesmo indicações dele para seus amigos e familiares.

Economia de custo direto e indireto: já dissemos em outras matérias, mas é sempre bom reforçar. É muito mais vantajoso e econômico manter e fidelizar um cliente, pois o custo de conversão de um lead acaba sendo mais alto.

economia de custos  para melhorar o atendimento ao paciente

É claro que novos clientes são sempre bem-vindos, mas a atenção para os que já ganharam sua confiança não pode diminuir.

Evitar litígio: o site pge.rj.gov.br, aponta que, entre 2013 e 2020, a organização buscou medir 80 mil litígios na área da saúde, isso porque é uma seara da esfera pública que esbarra umas muitas implicações legais, isso acontece porque estamos falando da vida e bem-estar da população.

Um bom atendimento tende a evitar essas consequências que costumam ser extremas para as empresas.

O sucesso do cliente para melhorar o atendimento ao paciente

É claro que a atividade da área de sucesso do cliente depende do ramo de cada marca, mas é comum que sejam responsáveis por utilizar ao máximo a versatilidade de um produto ou serviço, além disso, é uma das áreas que mais acrescenta melhorias aos bens oferecidos pelas empresas. Leia nossa matéria sobre a terceirização do atendimento para hospitais e entenda como a área de sucesso pode pensar soluções robustas para a área da saúde.

terceirização atendimento a hospitais  para melhorar o atendimento ao paciente

Para dar um tira-gosto, podemos exemplificar nossas soluções de atendimento para a área da saúde construindo alguns cenários.

  • Em primeiro lugar, pense em todas as tarefas que podem ser eliminadas através do atendimento automatizado com WhatsApp.
  • Depois disso, entenda todas as suas demandas complexas quanto a soluções de problemas que necessitam de atendentes treinados.
  • Por último, monitore os dois meios para constante melhoria, adaptação e mapeamento de novas necessidades que até então estavam escondidas no problema inicial.

Pronto, você tem uma solução pré-desenhada.

Agora é hora de dar um passo adiante na sua solução

Nós já entendemos a importância do atendimento ao paciente, mas quando uma empresa decide atuar na área da saúde a sua prioridade costuma ser o consultório, apesar do atendimento afetar diretamente a experiência em sua totalidade.

A solução que a terceirização do atendimento traz é muito maior do que apensas uma economia de custo, além de evitar os problemas e alcançar as vantagens já listadas, também estamos falando de foco no que importa.


Saiba como gerar mais negócio, utilizando a terceirização ao seu favor!


Tudo que a Brasil Connecting, enquanto especialista, precisa é de um contato para alinhar a estratégia e objetivos da marca, depois disso, essa pessoa consegue acompanhar todo o atendimento, independente do canal, e usar uma gama extensa de relatórios para implementar melhorias, e hoje em dia nós sabemos da importância de obter dados relevantes.

Isso quer dizer que o dono do negócio poderá finalmente se preocupar com o foco do negócio e priorizar sua atenção para ele.


Entenda mais sobre como a terceirização pode lhe gerar mais tempo para investir no seu negócio


Os problemas do atendimento te impedem da alcançar suas metas

A área da saúde é um dos casos em que o atendimento muda tudo, nós sabemos disso, pois há muito tempo pensamos soluções focadas nesse nicho.

Seja porque um paciente está cansado de esperar ou até mesmo porque sua condição torna esse tempo um risco para a sua vida, uma estrutura robusta para oferecer um bom serviço ao seu cliente é uma obrigação ética de quem optou por trabalhar no ramo.

Hoje, essa solução não precisa custar caro para a empresa, clique para entender o melhor custo-benefício da sua estratégia de atendimento.

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