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Publicado em 7 de abril de 2022 | Atualizado em 6 de abril de 2022

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Você sabe quais as contribuições da tecnologia para a saúde? Já parou para pensar em como o setor vem sendo impactado por essas inovações? 


tecnologia para a saúde

Sem dúvidas, a tecnologia tem colaborado fortemente para a assertividade de diagnósticos e novos tratamentos. 

Hoje, com o apoio da tecnologia, é possível monitorar a saúde de forma prática, realizar consultas online, emitir prontuários e até mesmo contar com o apoio de robôs nas mesas de cirurgias. 

Mas será que essas contribuições param por aí?

Além de impactar diretamente na qualidade de vida dos pacientes e dos tratamentos, a tecnologia também tem sido uma grande aliada para a gestão eficiente de hospitais, clínicas médicas e consultórios.

Nesse cenário, a tecnologia é capaz de agilizar atendimentos, melhorar processos, ajudar na tomada de decisão e reduzir custos operacionais. Esses exemplos são apenas alguns dos muitos que podemos citar. 

Se você quer descobrir em detalhes como a tecnologia tem transformado o setor da saúde, continue conosco, pois compartilharemos algumas das principais contribuições da tecnologia para a saúde. 

Confira abaixo! 

Central de atendimento inteligente 

Com a evolução da tecnologia e dos canais de comunicação digital, se preocupar com a experiência do cliente não é mais um diferencial, mas uma obrigação para qualquer empresa. O mesmo vale para hospitais, clínicas médicas e consultórios. 

canais de comunicação digital

Antes da tecnologia, era muito mais difícil e custoso oferecer um atendimento eficiente aos pacientes, pois pouco se falava em inteligência artificial e centrais inteligentes.

Hoje, os médicos não precisam mais passar horas e horas no telefone esclarecendo dúvidas dos seus pacientes. Com a ajuda de uma central de atendimento inteligente, é possível esclarecer dúvidas, obter resultados de exames, conferir disponibilidade de agenda e marcar consultas médicas.

Tudo isso de forma simples e prática, através do telefone ou dos canais digitais. 

Leia também: 5 problemas no atendimento ao cliente na área de saúde

Agendamento de consultas e exames

Como falamos acima, as centrais de atendimento inteligente tornaram o processo de agendamento de consultas e exames muito mais prático. 

Agendamento de consultas e exames

A tecnologia facilita o processo, evita longas filas de espera e, consequentemente, colabora para a satisfação dos pacientes, que não precisam mais esperar horas e horas para uma simples marcação de consulta. 

Os funcionários de linha de frente também saem ganhando com esse recurso tecnológico, pois podem focar em quem realmente precisa de atendimento presencial. 

Com isso, os recursos são aproveitados de forma mais assertiva e os pacientes não precisam se expor tantas vezes ao ambiente hospitalar.

Apesar das restrições contra o Covid-19 terem sido flexibilizadas, ainda sim há o risco de contaminação. Por isso, é essencial manter alguns cuidados básicos, evitando o contato físico em situações que não necessitam disso. 

Viu só como uma simples inovação tecnológica pode impactar o operacional de um hospital ou clínica?

Leia também: Por que investir no atendimento terceirizado de consultas e exames?

Telemedicina 

A telemedicina, impulsionada pela pandemia, é uma inovação que veio para ficar, afinal, esse novo método de atendimento tem facilitado (e muito) o dia a dia de pacientes e profissionais de saúde. 

Telemedicina

Para quem não sabe, a telemedicina é um processo de troca de informações digitais para agilizar diagnósticos de vários tipos.

Com esse método, o paciente não precisa mais esperar horas e horas para ser atendido em uma clínica. Ele pode realizar a marcação de sua consulta de forma online, sem sair de casa. Em seguida, o atendimento é feito por um médico especializado, que pode recomendar alguns exames e depois, recebê-los também de forma digital. 

Todo esse processo acontece de forma simples graças aos recursos tecnológicos utilizados: central de atendimento inteligente, mecanismo de videoconferência, aplicativo de mensagens e muito mais. 

Esse é mais um grande exemplo das contribuições da tecnologia para a saúde. 

Orienta Covid-19

Você já ouviu falar do Orienta Covid

Orienta Covid-19

Idealizado em 2020 pela Universidade Estadual de Campinas, o programa tem como objetivo oferecer um canal de telesaúde para orientar a população sobre a doença.

Nos dois dias iniciais, o programa já contava com cerca de 150 voluntários. O número chamou a atenção dos idealizadores, que logo tiveram a iniciativa de entrar em contato com outras universidades para unir esforços e oferecer um atendimento unificado. 

A Universidade de Uberaba aderiu ao projeto e o apresentou para a Brasil Connecting. 

“Desde o primeiro contato, já desejamos ajudar de alguma forma, então retiramos toda a burocracia para viabilizar a contratação, não cobramos nenhuma taxa de ativação ou ramais e reduzimos o valor da tarifa por minuto para possibilitar o máximo de atendimentos possíveis”, explicou Rodrigo Silva, CEO da empresa. 

Para auxiliar o atendimento de saúde, a Brasil Connecting associou o 0800 ao PABX em nuvem, oferecendo uma grande infraestrutura tecnológica de flexibilização de atendimento, sem a necessidade da utilização de equipamentos físicos e de alto custo de implantação. 

Com isso, os alunos voluntários começaram a receber chamadas através de um ramal instalado em seus celulares e notebooks.

Hoje, o Orienta Covid é considerado o maior programa de teleorientação realizado por acadêmicos de medicina e enfermagem. 

São mais 14 faculdades participantes, 740 alunos voluntários e mais de 3.000 orientações sobre Covid realizadas ao longo do tempo. 

Tudo isso graças à iniciativa humana, combinada com a tecnologia.  

Leia também: Orienta Covid – Programa que contribui com saúde e formação profissional no Brasil

Tomada de decisão baseada em dados

Os dados são o novo petróleo. Com a evolução da tecnologia, é impossível negar essa colocação. 

Tomada de decisão

Através de plataformas de atendimento, clínicas e hospitais podem colher dados importantes para a tomada de decisão, como nível de satisfação dos pacientes, principais dúvidas, reclamações frequentes, tempo de espera e exames mais buscados.

Além disso, também há a possibilidade de integrar dados clínicos e informações sobre pacientes, com o objetivo de agilizar o atendimento e melhorar cada vez mais os processos. 

Nesse âmbito, a tecnologia vem para somar, oferecendo insumos relevantes para a implementação de melhorias contínuas no setor da saúde. 

A Brasil Connecting é referência em tecnologia para a saúde!

Conhecer quais as contribuições da tecnologia para a saúde é essencial, porém, é preciso colocar em prática cada uma dessas inovações para oferecer qualidade de atendimento aos pacientes e melhorar processos internos. 

tecnologia para a saúde

Se você é responsável pela gestão de um negócio na área da saúde e acha que seus processos ainda não evoluíram de acordo com as tecnologias disponíveis hoje, saiba que nós da Brasil Connecting podemos te ajudar a mudar essa realidade. 

Conforme falamos acima, além de oferecer melhorias para a vida dos pacientes, a tecnologia pode ser uma grande aliada para a gestão eficiente de um hospital, consultório ou clínica médica. 

A tecnologia evoluiu e a comunicação também. É hora dos seus processos evoluírem juntos. 

Conte com a Brasil Connecting e descubra um mundo de inovações e possibilidades! 

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