Brasil Connecting

Publicado em 10 de janeiro de 2010 | Atualizado em 14 de janeiro de 2022

Muito se questiona sobre qual a diferença de precificação entre usuarios da API não Oficial e a API Oficial! 

Abaixo vamos mostrar como ficará os preços para os clientes que se manterem na API não oficial, e os preços para quem migrar para API oficial!

Nossa recomendação, é que todos migrem para a API oficial, pois acreditamos que em breve será a única disponível para venda e que será mantida para comercialização, devida as novas políticas de restrição do WhatsApp! Porém vamos manter disponivel a não oficial para quem já é cliente e quiser manter!

A politica comercial para usuários da API não oficial do WhatsApp será a mesma já praticada atualmente! 

  • Preço por agente: R$ 49,90
  • Preço por número para utilizar a API não oficial: R$ 99,00
  • Preço por envio de mensagens de Template ( janela de 24 horas ): Não tem custo (Grátis)
  •  Preço por mensagem de sessão trafegada: Não tem custo (Grátis)
    • Essa API será descontinuada e não está disponível pra venda de novos clientes!
         

A politica comercial para usuários da API Oficial do WhatsApp será a mesma já praticada atualmente na Brasil Connecting, porém terá adicionalmente o custo cobrado pela Facebook junto Provedor oficial! 

      Custos pagos pela utilização do Chat da Brasil Connecting, o tallkme

  • Preço por agente: R$ 49,90
  • Preço por número para utilizar a API oficial: R$ 99,00
    • Valores pagos diretamente para Brasil Connecting

      Custos pagos para o provedor oficial do WhatsApp (GupShup) por mensagens de template e sessão 

  • Preço por envio de mensagens de Template para abrir a sessão ( janela de 24 horas ): $ 0,0473 dólares  ( na cotação do dolar de R$ 5,40 daria o valor de cerca de R$ 0,255 por mensagem enviada ativa)  
  • Preço por mensagem de sessão trafegada: $0,001 dólares (na cotação do dolar de R$ 5,40 daria o valor de cerca de R$ 0,0054 por mensagem enviada e recebida dentro da sessão)
    • Esses valores deverão ser pagos diretamente para a Gupshup, Provedor oficial do Facebook , através de cartão internacional ou EBANX
A média de clientes da Brasil Connecting, tem um perfil muito Receptivo e de pouco envio de mensagens de Templates. Vamos simular aqui, um Case de um cliente nosso  no cenário de API não oficial e como ele ficaria no cenário de migração para a API Oficial de WhatsApp
- Abaixo segue um cenário de um cliente que possui uso de 4 usuários, 1 número de WhatsApp, e que atende 1506 clientes mensais, e envia em média em cada conversa  cerca de 25 mensagens de sessão! Imagine que esse cliente tenha um perfil de 90% de 
atendimento Receptivo, onde o cliente inicia a conversa e 10% de atendimento Ativo, onde o Operador
inicia a conversa enviando um Template! Analise o custo dele!
- Agora imagine esse mesmo cliente com um perfil diferente onde ele tem  70% de atendimento receptivo e 30% de atendimento ativo 
( enviando template )

Entenda a diferença de mensagem de template e mensagem de sessão:

  • Mensagem de sessão:
    • Session messages são mensagens de texto livre. As recebidas (do cliente para empresa), por definição, são de sessão e demarcam o tempo da sessão. Uma sessão dura 24 horas que são contadas a partir da última mensagem do cliente. Sempre que um cliente enviar uma mensagem para sua empresa haverá a abertura ou prolongamento da sessão.  Já as enviadas (da empresa para o cliente), só serão do tipo sessão quando enviadas para responder a um cliente dentro da sessão, ou seja, em até 24 horas da última mensagem do cliente.O objetivo do WhatsApp, ao estabelecer a janela de tempo em 24 horas, é garantir um atendimento fluido e conveniente, fazendo com que as empresas respondam às solicitações recebidas em, no máximo, um dia.Mas e quando for preciso responder após 24 horas, ou seja, fora de uma sessão? Fique tranquilo, é possível! Será o assunto que abordaremos no próximo tópico.Mais adiante, ilustraremos como funciona essa dinâmica de mensagens adotada pelo WhatsApp com base em alguns exemplos.
  • Mensagem de Template: 
    • São chamadas de template messages as mensagens enviadas pela empresa ao cliente fora de uma sessão, elas são baseadas em modelos pré-aprovados pelo Facebook / WhatsApp. Alguns BSPs também chamam esse tipo de mensagem de HSM (Highly Structured Messages).O envio de mensagens ativas tem algumas limitações: Não são de texto livre (são baseadas em modelos) e não podem ser ofertas, promoções, convites, cobranças etc., assim, devem ser mensagens de relacionamento com clientes como avisos, lembretes, alertas, status etc.Para cada mensagem enviada pela empresa ao cliente fora de uma sessão, um modelo (template) de mensagem pré-aprovado é requerido. O modelo pode ser construído com texto, emoji, formatação específica do WhatsApp (negrito, itálico etc.) e o mais importante, campos variáveis.Veja um exemplo de modelo:“Oi, {{1}}! Seu pedido de compra {{2}} foi aprovado {{3}}. A data de entrega prevista é {{4}} Obrigado!”Nesse caso hipotético, os campos variáveis {{1}}, {{2}}, {{3}} e {{4}} do modelo submetido e aprovado contêm as informações de um pedido de compra, que normalmente estão armazenados no CRM ou ERP da empresa, por exemplo.No momento do envio das mensagens baseadas nesse modelo, os campos variáveis serão substituídos e o resultado será:“Oi, João! Seu pedido de compra 123 foi aprovado em 11/11/11. A data de entrega prevista é 12/12/12 Obrigado!”…ou…“Oi, José! Seu pedido de compra 456 foi aprovado HOJE. A data de entrega prevista é AMANHÃ Obrigado!”… e assim por diante.Uma vez contratada a API, sua empresa recebe acesso à um canal de comunicação para submeter seus modelos (templates) à autorização do Facebook / WhatsApp. Uma vez autorizado, este modelo se torna um template message para ser utilizado na comunicação ativa da sua empresa com seus clientes.Como você pode ver, as mensagens ativas são permitidas na WhatsApp Business API, mas lembre-se das regras e não confunda a aprovação de modelos com o opt-in, em outras palavras, ter um modelo aprovado pelo Facebook / WhatsApp não significa que você tem permissão para enviar mensagens baseadas no modelo que aprovou a quem não lhe deu permissão, esses mecanismos se completam

Abaixo segue um Resumo dos preços cobrados pelo  Facebook através de seu provedor Oficial parceiro da Brasil Connecting, a Gupshup:

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