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Publicado em 9 de dezembro de 2021 | Atualizado em 9 de fevereiro de 2022

Imagem destaque Blog - RECUPERAÇÃO DE CRÉDITO

Entender o que é a recuperação de crédito é apenas o começo, essa semana conversamos com Rodrigo Costa da Silva, CEO da Brasil Connecting e discutimos o cenário atual considerando a pandemia e as estratégias humanizadas que transformam a inadimplência em relacionamento e oportunidade de negócio.


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O que é recuperação de crédito

Em base, a recuperação de crédito tem duas vias, para as pessoas podemos resumir em pagar dívidas e estar em dia com as suas contas. Para as empresas que tem seu foco em recuperação de crédito nós estamos falando de cobrar essas pessoas.

Hoje, aquilo que parece um assunto delicado pode ser uma grande oportunidade na construção do relacionamento com um cliente e também uma chance de realizar novas vendas.

Se por um lado sabemos que ninguém gosta de ser cobrado pelas empresas, por outro o cliente que está devendo nunca está satisfeito com essa situação.

Se as pessoas têm a intenção de pagar suas dívidas, então o que falta?

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Muitas vezes o que falta são boas oportunidades e condições para isso acontecer. Portanto, a questão é como as empresas de recuperação de crédito podem se posicionar

Soluções para recuperação de crédito

Rodrigo iniciou a conversa falando sobre as soluções práticas em ferramentas antes de adentrar às estratégias. Ele disse:

Hoje, o mercado de crédito está em baixa, pois a pandemia e toda a crise que veio com ela diminuiu o crédito no mercado, e visto que não há crédito, não há recuperação do mesmo, no entanto, essa situação de escassez sempre foi um prato cheio para inovar, nós da Brasil Connecting temos um conjunto muito completo de ferramentas, mas ainda mais valioso do que esse recurso é a perícia do que fazer com ele.

Para empresas que trabalham com recuperação de crédito, mais do que escolher os métodos é extremamente valioso saber cruzá-los. Existem soluções de:

Call Center Virtual – é a ligação de cobrança, talvez um dos métodos mais comuns e conhecidos. É importante dizer que hoje essa solução é automatizada, e quando a empresa de recuperação de crédito escolhe esse software, ou call center virtual, é possível agregar esse recurso a diversas estratégias à medida que a equipe de atendimento esteja alinhada aos objetivos da empresa.

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Neste ponto da conversa Rodrigo disse “as empresas não precisam mais dispor de uma equipe própria que precise de espaço físico, equipamento, treinamento constante, além de todo o custo com contratação, nós oferecemos tudo isso e sob demanda, ou seja, nosso cliente paga apenas pelo que utilizar,”.


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E-mails: precisa ser uma tática que oferece uma solução direta e objetiva, para que o devedor seja realmente impactado e não apenas cobrado, o que por vezes acaba sendo intimidador.

WhatsApp: essa ferramente aposta em soluções eficazes, na gentileza e na objetividade para que gradualmente as mensagens convertam esse cliente em um bom pagador.


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É importante ressaltar que misturar essas soluções, também chamado de Cross Channel, através de uma estratégia pode ser o segredo para transformar um problema em uma oportunidade.


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Estratégias para a recuperação de crédito

“Nós precisamos acreditar que existe uma maneira melhor de fazer o que vem sendo feito há décadas” diz Rodrigo.

Rodrigo ainda nos contou que algumas empresas apostam em programas de desconto para quitar o crédito de seus clientes, funciona da seguinte forma:

Em vez de parcelar a dívida, as marcas revertem seus descontos em pagamentos desses valores, portanto, se um cliente tiver 10% de desconto em uma compra, esse valor pode ser abatido do que se deve. Nesse caso, o atendimento integrado ajuda a levar essa informação ao devedor que irá recuperar o seu crédito, continuará comprando e ainda tera o benefício da construção de um relacionamento duradouro.


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A excelência em atendimento é mesclar diversos canais de atendimento de uma forma tão inteligente que o cliente entende que a marca quer apenas ajudar e não intimidá-lo com cobranças.

Na Brasil Connecting essa solução tem nome: O Tallkme é um serviço omnichannel, ele integra a comunicação em diversos canais conforme a estratégia desenhada entre a marca e a nossa equipe de sucesso do cliente. Converse com um de nossos especialistas.


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Aposte na autonomia do cliente para a recuperação de crédito

É comum que as pessoas não se sintam confortáveis para entrar em contato com um representante de marca para resolver suas vidas financeiras, nesse caso existe uma solução. Rodrigo diz:

É comum encontrar no site das empresas de recuperação de crédito, links que oferecem a possibilidade do próprio cliente negociar suas dívidas, e após alguns instantes, a marca faz contato apenas para formalizar a negociação.

A inovação para a recuperação de crédito está no atendimento

Vamos ser francos, a recuperação de crédito não pode mais ser agressiva e coercitiva, essa metodologia está no passado, ainda mais porque, no caso de litígio, é muito provável que o processo dure anos até que essa cobrança seja quitada.

Em resumo, tudo que uma empresa de recuperação de crédito precisa para alcançar o auge de sua performance é caprichar na comunicação, saber com quem está falando e como construir o ambiente perfeito para isso.

Portanto, é hora de apostar em um time especializado para ajudar a zerar as inadimplências de sua carteira de clientes.

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