Brasil Connecting

Publicado em 10 de novembro de 2014 | Atualizado em 4 de maio de 2023

Telefonia IP x Telefonia Comum

Primeiramente, no mundo globalizado e moderno em que vivemos o ramo das comunicações tem oferecido muitas alternativas para o mercado empresarial. Portanto, dentre estas opções estão as centrais telefônicas, celulares corporativos, telefonias convencionais e IP. Em seguida, com isso, a variedade, oferecida pelas telefonias, veio para facilitar e agilizar as comunicações organizacionais. Além disso, foi pensando nisso que criamos uma comparação entre as telefonias comuns e Telefonia IP, relacionando seus prós e contras.

Telefonia Convencional

Em outras palavras, a telefonia convencional ainda lidera no ranking de planos mais escolhidos. Apesar disso, o sistema definido pela RTPC (Rede de Telefonia Pública Comutada) consiste na transmissão de voz e sinais telefônicos entre dois pontos fixos determinados, entre emissor e receptor. Contudo, a comunicação é feita, quando o assinante emissor com o PBX estabelece comunicação, através de uma rede telefônica tradicional (TDM), com o PBX do assinante receptor. Desse modo, as principais características da telefonia convencional são:

Conversão de dados analógicos em digitais nas centrais telefônicas
Tráfego de voz em sistema digital de 64kbit/s
Banda destinada exclusivamente à voz
Conversão dos dados digitais em analógicos novamente
Comutação por circuito

Telefonia IP

Ou seja, diferente das telefonias comuns, a telefonia IP funciona com tecnologia VOIP. Enfim, na sua concepção o usuário assinante usa um adaptador IP, para telefone convencional, ou um telefone IP juntamente a uma boa conexão de banda larga. Nesse sentido, a comunicação estabelecida por este meio é um pouco mais complexa tecnicamente. Porém, o telefone com tecnologia IP é conectado ao roteador de internet e através da rede ele consegue fazer comunicação com o outro aparelho receptor. Afinal, esse tipo de telefonia é caracterizado por:

Envio de voz pode ser comprimido ou não, com a compressão chegando a 5,3kkbit/s
Intervalos de silêncio suprimidos
Armazenamento de voz para envio
Sistema de alimentação local

Comparação

Contudo, as duas formas de telefonia demonstram duas formas bem diferenciadas de operar. Portanto atentem-se às listas de pós e contras, estabelecidas para escolher qual melhor atende à sua empresa:

Prós

Comum
Disponibilidade
Agilidade
Credibilidade
Qualidade da ligação
Sistema de alimentação feito pela central telefônica

IP
Economia de banda com supressão de silêncio

Baixo custo

Praticidade

Facilidade no funcionamento

Qualidade

Contras

Comum
Alto custo
Manutenção de alto preço
Falta de flexibilidade
Segurança falha
Falta de integração de recursos

IP
Atrasos
Perda de pacotes de voz
Sistema de alimentação local
O sistema, geralmente, não abrange os números de emergência
Possibilidade de linha cruzada

Conclusão

Afinal, é imprescindível que a empresa  analise seus objetivos e faça uma pesquisa sobre  os serviços das empresas que pensa em contratar. Enfim, a telefonia IP tem disparado no alcance mundial, muito pela redução de custos e flexibilidade.

Portanto, confira os Planos VoIP da Brasil Connecting



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2024 Brasil Connecting Telefonia Voip.