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Publicado em 23 de dezembro de 2014 | Atualizado em 3 de maio de 2023

A importância da pesquisa de satisfação para as empresas

A importância da Pesquisa de Satisfação para as Empresas

Saiba como usar a pesquisa de satisfação a favor da sua empresa

O que os clientes pensam de sua empresa? Você tem controle de quais serviços são mais apreciados pelos consumidores e quais não são? Perguntas como estas são de extrema importância para a saúde de qualquer empresa e se você não tem esse controle, não deveria pensar duas vezes antes de adotar um método para obter essas respostas.

Aqui vai uma lista de motivos para você começar fazer pesquisas de satisfação:

  • Aprimore estratégias bem-sucedidas;

Pesquisas de satisfação podem ser incorporadas em várias áreas incluindo: atendimento ao consumidor, suporte técnico etc. Por meio delas será possível descobrir quais estratégias dentro da empresa deram certo e, portanto, valem a pena o investimento. Por exemplo: Perguntar aos clientes como eles descobriram sua empresa pode ajudar a descobrir se suas estratégias de Marketing estão funcionando como você planejou.

  • Saiba onde melhorar;

Pesquisas de rotina podem revelar insatisfação por parte dos clientes no que diz respeito a produtos, serviços ou atendimento. Muitas empresas espera para fazer essa pesquisa após ter quedas significativas em vendas, no entanto, pode ser muito difícil recuperar clientes uma vez que perdido. Por isso, é importante que a pesquisa seja feita enquanto as vendas estão indo bem. Pois aos poucos é possível localizar pontos que precisam ser melhorados sem que isso afete a reputação da empresa.

Espaço de interação é fundamental

  • “Pesque” novas ideias;

É sempre interessante deixar espaço para que os clientes possam dar sua opinião a respeito de seus serviços e produtos. Quem está dentro da empresa muitas vezes não possui a mesma visão de quem está de fora (no caso o cliente). Visão esta que é mais do que importante para a empresa, uma vez que vem de quem consome. Descobrir o que satisfaz aquele cliente é lucrar mais.

  • Retenha clientes

Se os seus clientes souberem que você se importa o suficiente com eles para perguntar sua opinião, ele muito provavelmente avaliará sua empresa positivamente, pois saberá que não é meramente um “comprador” para sua empresa e dessa forma terá mais chances de comprar com você novamente.

As formas de pesquisa de satisfação podem variar dependendo do serviço ou produto. Empresas que vende online, geralmente programam para enviar e-mails ao consumidor algum tempo após a compra perguntando o que o cliente achou do produto (por exemplo).

Já empresas que possuem atendimento comercial ou suporte via telefone, optam na maioria das vezes por pesquisas feitas por gravação de áudio onde o cliente ouve opções e pode discar determinado número para escolher a que mais lhe agrada.

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