Desde sua criação o gravador de voz foi usado para captar todo tipo de sons. Hoje apresenta funções diversas, podendo ser usados até em processos jurídicos. Com essa diversidade de funcionalidades veio também o monitoramento telefônico, gravação permitida por operadoras para o benefício de vários segmentos, inclusive das empresas.
O avanço tecnológico permitiu a criação de softwares que ligam o hardware à linha telefônica, gravando tudo o que é dito nos telefones. As conversas são salvas no HD da máquina e usadas para funções específicas. As ligações gravadas são uma ferramenta muito utilizada para administrar a empresa de maneira mais organizada.
Funções e vantagens das ligações gravadas
Instalando os diferentes tipos de gravadores em sua rede telefônica empresarial você desfruta de muitas funcionalidades como:
- Grava e identifica ligações efetuadas e recebidas
- Registra hora, data e duração das ligações
- Ligações perdidas e recebidas são gravadas no HD
- Não usa a placa de som do computador, mas uma placa de som própria
- Produz relatórios com estatísticas de todas ligações
- Não altera o desempenho do computador
- Gerencia ligações armazenadas em várias máquinas de um único computador
- Pode ser conectado nas portas USB
- Alguns aparelhos permitem gravar ligações de até 7 linhas por aparelho
Segurança
A segurança é um ponto forte dos gravadores. Muitos modelos só são acessados por pessoas autorizadas e o que é gravado é protegido para evitar reprodução indevida. O Banco de Dados onde as gravações são armazenadas são muito seguros e confiáveis.
Integração VOIP
É possível integrar os gravadores com a telefonia VOIP, permitindo a gravação de conversas online. Para isso é necessário o adaptador ATA. Portanto, é só ligar o ATA no telefone analógico, permitindo a conexão dos equipamentos de gravação à linha.