Brasil Connecting

  • 26 de agosto de 2020

A informação nunca foi tão importante quanto agora. Tudo está conectado. Tudo é fato. O todo está inserido está na rede. Essa é uma tendência crescente provocada pelas revoluções industriais, a terceira é até chamada era da informação. Saiba quais os impactos da indústria 4.0 e como impacta nos serviços de teleatendimento.



Mas por que começar um assunto sobre o futuro do teleatendimento dessa forma?

Para entender as mudanças no teleatendimento e como se adequar a cada uma delas, o primeiro passo é a informação – essencial para mensurar impactos e benefícios do uso de novas tecnologias no atendimento ao cliente.

Você já parou para pensar em como os processos evoluíram? No quanto o mercado está mais exigente? Como tem se tornado cada vez mais importante as empresas se relacionarem com seus clientes de forma compatível com a dinâmica de consumo que temos hoje no mundo inteiro?

O desenvolvimento tecnológico que move a sociedade hoje, em todas as suas dinâmicas, apontam uma nova revolução para se somar à história: a 4ª Revolução Industrial ou Indústria 4.0.

Como chegamos à 4ª Revolução:

A 1ª Revolução Industrial começou um processo que nunca mais parou: a continuação do aperfeiçoamento das máquinas. O que tornou o avanço da tecnologia inevitável na busca de tornar as máquinas cada vez mais eficientes. Esses avanços tecnológicos se tornaram ainda mais visíveis nas últimas décadas.

Vamos desacelerar um pouco. Entenda as revoluções:

A primeira aconteceu em meados do século 18. Com o surgimento das máquinas a vapor e ferrovias, os animais já não eram mais necessários para gerar força. O que ajudou muito a agricultura e a indústria têxtil, principalmente.

A segunda aconteceu entre o final do século 19 e início do século 20 com a energia elétrica e a linha de produção em larga escala criada por Henry Ford, que é a principal característica dessa revolução.

A terceira trouxe informática, internet, computadores pessoais, plataformas digitais e a modernização do trabalho de forma geral. Essa revolução também é conhecida como digital ou era da informação.

Os processos evoluíram e eis que desponta a quarta revolução, trazendo um
desenvolvimento que impactou todas as atividades e, de forma muito positiva, o teleatendimento.

Quarta revolução industrial ou Indústria 4.0:

Caracterizada pelo que há de mais moderno na produção de bens de consumo, a Indústria 4.0 engloba automação e tecnologia da informação, além de todas as inovações tecnológicas desses campos.

O termo foi utilizado pela primeira vez na feira de Hannover, na Alemanha, em 2011, a partir de um projeto de um grupo de trabalho presidido por Siegfried Dais e Henning Kagermann. Em 2012, o grupo apresentou um relatório para o governo alemão planejando a implementação e desenvolvimento do que chamaram indústria 4.0.

Inspirada na forma como a indústria alemã usa a tecnologia em seus meios de produção, a indústria 4.0 mostra que a tecnologia está cada vez mais eficiente, inteligente, rápida, precisa e independente.

Não é de hoje que a indústria se mostra incompatível com a ideia de fazer as coisas manualmente, são grandes os avanços na automação, por exemplo. Atualmente não é só possível como é comum máquinas trabalharem sem operadores humanos no comando. Essa evolução na robótica não é muito recente e não é apenas uma função operacional, os algoritmos permitem uma análise de dados tão veloz que um humano
não conseguiria ainda que levasse a vida toda.

Mas essa modernização não pode ser encarada como algo ruim que veio para tomar empregos. A Indústria 4.0 otimiza as tarefas do dia a dia com suas novas tendências como: big data, internet das coisas e inteligência artificial.

Big data: refere-se à quantidade de dados coletados e armazenados na rede todos os dias. Retrata bem a nossa realidade tecnológica. São esses dados que permitem que as máquinas trabalhem com mais eficiência.
Internet das coisas: também conhecida pela sigla IoT (Internet of Things). É um conceito sobre a conexão de aparelhos físicos à rede. Não se trata de ter mais dispositivos para acessar a internet, mas sim de hiperconectividade ajudando a melhorar o uso dos objetos. Essa é uma das bases da indústria 4.0.
Inteligência artificial: é o que permite a tomada de decisão da máquina sem a intervenção humana.

A indústria 4.0 tem seis princípios:

Operação em tempo real: coletar e tratar dados de forma instantânea é fundamental e permite tomada de decisão qualificada em tempo real;

Modularidade: permite planejamento em módulos, organização da produção de acordo com a demanda, prevendo também a sazonalidade, o que oferece grande flexibilidade na alteração de tarefas;

Virtualização: com a instalação de sensores, permite rastrear e monitorar, de forma remota, todos os processos.

Orientação a serviço: é um conceito para softwares, a ideia é que sejam
orientados para que disponibilizem soluções como serviços, conectados com toda indústria;

Descentralização: a máquina avalia as necessidades da fábrica em tempo real e fornece informações sobre os ciclos de trabalho. O gestor poderá estabelecer critérios específicos para o acompanhamento do sistema de gestão;

Interoperabilidade: comunicação constante entre os responsáveis pela
produção e as máquinas usadas no processo a partir de qualquer dispositivo e lugar. Pega emprestado o conceito de internet das coisas, onde máquinas e sistemas podem se comunicar entre si.

Indústria 4.0 e o atendimento ao cliente

Essa ascensão tecnológica impacta na forma como as empresas atendem seus clientes. A tendência omnichannel, rompe as barreiras de um atendimento feito – anteriormente – de forma exclusiva pelo telefone e amplia os canais. Esses múltiplos canais se encontram, são unificados, muito mais ágeis e personalizam os atendimentos.

Sua empresa pode atender aquele cliente que prefere o telefone ou aqueles que gostam de e-mail ou chat, por exemplo.

No atendimento omnichannel você pode utilizar vários canais ao mesmo tempo, oferecendo, aos seus clientes, as opções de acesso mais fáceis e práticas. Sua marca vai estar presente em todas as formas de contato e o seu cliente pode ser atendido onde, como e quando quiser. Um atendimento diferenciado cativa, fideliza.

O futuro é agora:

A tecnologia impacta na vida de todos nós. Devemos começar a compreender isso de forma natural para potencializar os impactos positivos. No atendimento ao cliente é possível contar com uma tecnologia surpreendente que possibilita diversas formas de se relacionar com os clientes, a um preço acessível e usando recursos avançados:

Inteligência Artificial

O suporte ao cliente hoje conta com a inteligência artificial para acontecer de forma imediata, é o que ocorre com os sistemas de chat em tempo real, se o cliente precisa de ajuda, ele a tem, sem que para isso seja necessária a disponibilidade de um atendente.

Soluções completas em nuvem

Você já ouviu falar em plataforma SaaS? Ela proporciona serviços de teleatendimento em nuvem com ferramentas perfeitas para otimizar o atendimento ao cliente e reduz consideravelmente os custos com orçamentos de TI das empresas.

A Brasil Connecting trabalha com uma plataforma SaaS voltada para o mercado corporativo com conceito de excelência em serviços de teleatendimento em nuvem para área de comunicação integrada e automatizada.

Sem barreiras para o teleatendimento

Atualmente, sistemas são armazenados em servidores compartilhados e interligados pela internet, o que permite que sejam acessados em qualquer lugar do mundo. Não há barreiras para as possibilidades de conectividade entre sistemas.

E se parece que os custos aumentam com a evolução, não é verdade. Tudo isso acontece com menos custo e de forma mais ágil e eficiente.

O uso da telefonia Voip

Quer atender todas as chamadas importantes? Com a telefonia Voip da Brasil Connecting, você atende uma ligação onde quer que esteja, a tecnologia permite transferência de ligação de um número fixo para o seu celular, por exemplo.

Os números virtuais são outra vantagem. A sua empresa pode fazer parte de um mesmo sistema de telefonia independente de sua localização, fora do escritório, em outra cidade, estado ou até mesmo em outro país. Mostre que sua empresa tem presença onde quer que você esteja e, para isso, você nem precisa aumentar a infraestrutura.

Faça conferências. Não perca a paciência com ruídos e interferências. A telefonia Voip da Brasil Connecting utiliza a internet, as chamadas são claras, o que garante uma comunicação objetiva.

A indústria 4.0 transformou radicalmente a sociedade. A mudança já aconteceu e é uma tendência global inevitável. O que cabe a você agora é antecipar-se aos desafios que a nova realidade coloca na sua frente e pensar em como potencializar os benefícios.

Busque especialistas e inove! A Brasil Connecting conta com soluções de comunicação em nuvem para aumentar a produtividade e reduzir custos. É isso que os clientes querem da sua empresa, acessar produtos e serviços de qualidade, personalizados e a um custo menor.

A característica de um gestor, empreendedor, é identificar demandas e tendências do mercado e agir com muita velocidade. É você o responsável pelas novidades, as coloca em prática, seja na linha de produção, nos processos internos da sua empresa ou nos produtos e serviços que comercializa.

Se você chegou até aqui, é porque reconhece em si essas qualidades. Sabe que é preciso ter visão estratégica, investir na modernização e reduzir custos.

O que mais marca nas revoluções é que – diante de uma realidade que veio para ficar e é insubstituível – quem ousa, quem se coloca à frente, é reconhecido. Você já deu o primeiro passo chegando até aqui, agora ouse!



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