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Publicado em 24 de setembro de 2020 | Atualizado em 26 de abril de 2023



14 universidades no Brasil já fizeram a adesão do Orienta Covid e mais de 700 voluntários estão disponíveis para atender a população em todo o território nacional.

Enquanto a Europa confirmava centenas de casos da COVID-19, em fevereiro de 2020, o Brasil registrava seu primeiro caso e dezenas de suspeitas. Logo, esses números foram aumentando e as ações precisavam ser imediatas.

O programa Orienta Covid começou a atuar em março na Universidade estadual de Campinas. “A Unicamp desenvolveu o programa Telessaúde com o intuito de orientar a população sobre a COVID-19.

A faculdade seria o ponto de atendimento, mas diante do risco de contaminação, a ação precisaria acontecer de forma remota”, lembra David de Paula, idealizador do projeto.

Assim começaram os primeiros atendimentos. Nos dois dias iniciais, o programa já contava com 150 voluntários. Então, uma ligação de Manaus chamou a atenção. “Foi então que resolvemos ampliar. A ligação mostrou que era importante o atendimento de quem conhece a região, levando em consideração as particularidades que nós, em Campinas, não conhecíamos”, explica David.

O contato com outras universidades mostrou que haviam projetos semelhantes sendo implantados, então a decisão foi unir esses esforços e realizar o atendimento em um 0800 único.

“Naquele momento, a Unicamp havia implementado a tecnologia VOIP que, por ser flexível, permite atendimento em qualquer lugar, de forma automatizada. Mas essa era a nossa realidade e não a das universidades parceiras”, explica Marta Fernandez, responsável pela área de tecnologia do projeto e por implementar o primeiro laboratório de VoIP da América Latina.

O Orienta Covid consiste em um 0800 único

A Universidade de Uberaba aderiu ao projeto e o apresentou a uma empresa especializada em telefonia, a Brasil Connecting. “Desde o primeiro contato, já desejamos ajudar de alguma forma, então retiramos toda a burocracia para viabilizar a contratação, não cobramos nenhuma taxa de ativação ou ramais e reduzimos o valor da tarifa por minuto para possibilitar o máximo de atendimentos possíveis”, explica Rodrigo Silva, CEO da Brasil Connecting.

O 0800 é uma solução que possibilita a ligação gratuita para empresas/instituições.

Para auxiliar o atendimento de saúde, a Brasil Connecting associou o 0800 ao PABX em nuvem e ofereceu uma grande infraestrutura tecnológica de flexibilização de atendimento sem a necessidade de equipamento físico e custo alto de implantação.

De acordo com Rodrigo o projeto já está na segunda etapa. “Está sendo divulgado um único número de 0800 e os atendimentos são direcionados para as universidades da região.

Cada aluno recebeu um ramal, onde consegue facilmente instalar em seu celular ou notebook e a partir daí já começa a receber as chamadas e atender, sem nenhuma dificuldade”.

O projeto deve se estender para a África

A fama do projeto atravessou o continente e contatos e estudos sugerem a expansão do Orienta Covid para a África, em Moçambique e Angola.

A importância do projeto

Desde o início da pandemia no Brasil, muitas pessoas se disponibilizaram em ajudar da forma que podiam. Com por exemplo confeccionando máscaras, doando cestas básicas, uma lista crescente de solidariedade.

No colapso da saúde, hospitais cheios e um desespero tomando conta da população. Quem está na linha de frente do combate aprendeu a cuidar também pelo telefone.

O Orienta Covid é o maior programa de teleorientação realizado por acadêmicos de medicina e enfermagem. O objetivo é tirar as dúvidas sobre a COVID-19. Todas as informações são baseadas em verificações científicas, atualizadas constantemente por profissionais, como infectologistas.

O serviço é disponibilizado gratuitamente seja por telefone ou mensagem. O paciente pode se acalmar, tirar as dúvidas e ser orientado se deve ou não procurar um hospital, reduzindo o risco de contaminação.

A adesão é voluntária. Atualmente, participam 14 faculdades em todo o Brasil. São 740 alunos participantes do projeto.

O programa estimula a participação ativa dos estudantes da área da saúde para melhorar o cenário atual. E permite o contato com o paciente, o que é de extrema importância na formação, já que as aulas presenciais estão suspensas por causa da pandemia. Assim, a iniciativa fortalece o ciclo: sociedade, universidade, ensino e assistência.



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