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Publicado em 1 de dezembro de 2014 | Atualizado em 4 de maio de 2023

atendimento ao consumidor

Como o atendimento ao consumidor pode ajudar sua empresa. Possuir uma empresa e achar que os consumidores não terão problemas ou dúvidas quanto aos produtos vendidos ou serviços prestados é no mínimo irreal. Por outro lado, saber desses problemas e não dar a eles a atenção devida pode ser mais prejudicial ao negócio do que se pensa. Veja nesse post o quão importante e como o atendimento ao consumidor pode ajudar o seu empreendimento.

Pontuei alguns fatores que traduzem a sua importância. São eles:

  • Relacionamento
  • Fator de desempate
  • Funcionalidade
  • Publicidade
  • Prevenção/Solução

Relacionamento

Clientes, como todos sabem, são a base de toda Companhia. Nenhuma empresa sobrevive sem eles e por isso é sempre bom ter certeza que os mesmos estejam satisfeitos com os produtos ou serviços que adquirem e, caso não estejam, oferecer o suporte e acompanhamento necessário. Não obter a ajuda necessária causa frustração, o que pode e provavelmente irá levar o cliente a pensar duas vezes na hora de comprar novamente com sua empresa.

Fator de desempate

No mundo de hoje, com a globalização e o avanço da tecnologia, fica cada vez mais difícil ser único. Neste contexto, buscam-se cada vez mais fatores que possam nos diferenciar dos concorrentes. Exemplificando: pode ser muito difícil diferenciar duas sapatarias pequenas, especialmente se elas possuem preços similares. Portanto, investir um pouco em atendimento ao consumidor pode ser o fator que levará o cliente a escolher uma das empresas.

Funcionalidade

Porém, é certo que os custos de aquisição de clientes são muito maiores do que os custos de manutenção. No entanto, o mau relacionamento com os clientes adquiridos pode resultar na perda dos mesmos o que impactará negativamente a empresa e causará gastos maiores ainda a longo prazo.

Publicidade

Ou seja, um cliente que passa por um bom atendimento irá, muito provavelmente, contar a duas ou três pessoas sobre sua agradável experiência de acordo com o site do Consumer Affairs. Portanto, investir em atendimento ao consumidor é investir indiretamente em publicidade e não ter que pagar mais por isso.

Prevenção/Solução

Além disso, o atendimento ao consumidor é também muito importante para uma empresa por causa de eventuais reclamações. Se um cliente não está satisfeito com o serviço prestado, o mesmo possui certos direitos perante a justiça, o que pode resultar em processos por parte dele.  Um atendimento efetivo pode ser capaz de contornar problemas como este e economizar uma quantidade alta de dinheiro para a empresa.

Conclusão

Contudo, o suporte pode ser efetuado no próprio estabelecimento em que se vende o produto, por telefone e até mesmo por e-mail ou chat. Vale a pena lembrar, no entanto, que quanto maior a intimidade com o cliente, mais confortável este se sente e por consequência, melhor será o feedback que ele dará a outros no fim das contas.

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