Brasil Connecting

Publicado em 7 de julho de 2020 | Atualizado em 26 de abril de 2023

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Planos de saúde, planos funerários, cursos de idiomas, nova assinatura de TV a Cabo. A quantidade de ligações de telemarketing que recebíamos anos atrás era tão grande que, além de levar os consumidores a salvarem o contato com o nome de “não atender”, esta prática foi proibida até por leis estaduais. Neste post blog vamos dar continuidade de como vender mais pelo telefone.

O descontentamento do consumidor com este tipo de campanha comercial é tanto que levou a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) a criar um site em conjunto com as operadoras de telefonia em que os clientes podem se cadastrar para não receber mais ofertas de combos e assinaturas pelo telefone.

E, com apenas alguns dias no ar, o site naomeperturbe.com.br já somava 620 mil cadastros de clientes que não querem ser infortunados por este tipo de ligação.

Tamanha adesão mostra que as empresas que querem vender pelo telefone devem adotar estratégias mais assertivas e simpáticas para conquistar clientes.


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Estratégia defasada

Anos atrás, diversas empresas apostavam nos contatos retirados da lista telefônica para aumentar o número de vendas. Mas se engana quem pensa que este tipo de estratégia acabou. Ainda que as listas telefônicas tenham chegado ao fim, diversas empresas continuam caçando contatos no Google, compram mailings e cadastros de associações e até buscam informações pelas redes sociais.

Porém, tal prospecção se mostra muito trabalhosa e, pior, ineficaz, já que o cliente não sabe quem é a sua empresa, não demonstrou interesse pelo seu produto e pode achar até que aquela ligação nada mais é que um golpe.

A equipe da Brasil Connecting, que oferece serviços de vendas ativas pelo telefone, já constatou que este tipo campanha não traz bons resultados.

Afinal, quando a empresa compra dados de potenciais clientes ou caça-os nas redes sociais e Google, ela está apenas atirando no escuro. E, pior: causa no consumidor aquele desconforto com o qual vivíamos bastante nas décadas de 1990 e 2000 e que levaram a criação de iniciativas como o site Não Me Perturbe.


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Vendas mais assertivas

Campanhas telefônicas, no entanto, podem ter um excelente retorno financeiro quando aliadas a estratégias de marketing digital.

Para tanto, a empresa precisa criar uma isca, que levará o seu potencial cliente a preencher um breve cadastro com nome, telefone celular e e-mail. o informar seus dados em troca desta isca, o cliente já sinaliza que aquele produto ou serviço lhe interessa.

E esta isca pode ser a participação em uma aula on-line, um e-book, uma ferramenta como planilhas e formulários, um brinde, um período de demonstração gratuito do serviço e até uma amostra grátis do produto, que neste caso será entregue a domicílio.

Mais que identificar o interesse do cliente, empresas que apostam neste tipo de estratégia estão entregando também uma experiência do seu produto ao consumidor gratuitamente, além de criar uma referência para este potencial comprador.

Vale lembrar ainda que a estratégia de oferecer esta experiência sem custo gera ainda um importante gatilho mental no cliente, que é o da reciprocidade. Por isso, mesmo que ele não aceite a oferta de imediato, ele fica com a sensação de que deve algo à empresa. Pois recebeu algo grátis dela. Assim, quando ele for comprar o produto que você vende, as chances de a sua empresa ser a escolhida para a compra é muito maior em relação à concorrência.


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Leads, leads e mais leads

Para escalar suas vendas por meio do marketing digital, a empresa deve investir em formas de gerar tráfico para a loja. E esta geração de visitas de potenciais clientes pode ser orgânica. Por meio de divulgação nas redes sociais e SEO ou pagas, por meio de anúncios.

Em ambos os casos, quando o trabalho é bem feito, a conversão gira em torno de 2% a 5% quando o produto tem um tíquete médio baixo. Já em produtos mais caros, a partir de R$ 500, a taxa de conversão varia entre 0,5% e 1%.

Então, uma das formas de aquecer estes contatos, transformá-los em vendas e aumentar o faturamento em até 10 vezes é a ação por telefone.

Neste caso, o consumidor não se sente incomodado pela equipe de vendas. Uma vez que ele já criou uma relação com a empresa -diferente do que faziam as empresas de serviço funerário.

Ao receber a ligação da sua empresa, o consumidor já conhece o seu produto. Já teve uma experiência com o produto, já recebeu brindes e tem as informações necessárias para concluir a compra. Por isso, a chance de conversão é muito maior em comparação às empresas que simplesmente compram listas de contatos.


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Script humanizado

Mas um outro detalhe que deve ser observado para garantir o sucesso de campanhas de vendas pelo telefone: a qualidade do atendimento.

Em vez de scripts robóticos, em que os atendentes repetem frases de forma mecânica, a grande tendência do telemarketing de hoje é contar com o atendimento humanizado. Em que, apesar de seguir um roteiro, o operador conversa com o cliente e torna a negociação um processo fluído e natural.

Simpatia também deve fazer parte da negociação, pois o cliente sente que recebe atenção da sua empresa. Esta estratégia faz com que ele se sinta importante e aceite a oferta mais facilmente.

Maior faturamento

Com centrais de telemarketing espalhadas pelo país, a Brasil Connecting conta com atendimento de excelência para as campanhas de vendas ativas de todo tipo de empresa.

Além de ajudar a construir a sua estratégia para que as vendas sejam um sucesso e que o seu cliente final receba uma verdadeira experiência em forma de atendimento. Contamos ainda com opções de atendimento receptivo para que o cliente possa acionar a sua empresa quando quiser.

Converse com os nossos especialistas e receba orientação para aumentar o seu faturamento sem compromisso.



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