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Publicado em 29 de julho de 2020 | Atualizado em 27 de abril de 2023

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Mas afinal o que realmente é uma máquina de vendas? Como funciona? Quais são os processos? O que preciso saber sobre máquina de vendas!

Vender é o grande segredo dos empresários que querem consolidar um negócio no mercado. Afinal, sem dinheiro, a empresa não se mantém no mercado.

Um levantamento do Sebrae mostrou que, entre as empresas que fecham as portas com menos de um ano de atividade:

  • 7% encerram as atividades por falta de lucro
  • 20% põem fim ao negócio por falta de capital
  • E quase 50% dos pequenos empresários do Brasil não sabem precisar se têm lucro ou prejuízo.

Logo, falta de lucro e de capital está diretamente relacionados com o resultado das vendas de uma empresa. E o terceiro motivo que a leva ao fracasso, não saber precisar o lucro, também pode estar relacionado às vendas.

Afinal, se a empresa vende seus produtos por um valor menor que o de mercado, ou que é insuficiente para bancar a operação, também estará condenada à falência.

Confira o vídeo desse conteúdo na integra no Youtube, aproveite e compartilhe nas redes sociais.


Como usar o telefone para converter leads em vendas?


Funil de vendas

Para potencializar o faturamento e os lucros de uma empresa, muitos gestores adotam o funil de vendas. Um modelo estratégico que tem como objetivo entender as etapas pré-venda para aumentar cada vez mais o número de clientes e de receita.

Também chamado de pipeline, esta ferramenta do marketing apresenta toda a jornada do consumidor na empresa, desde o primeiro contato até a efetivação da venda.

Etapas do funil

Composto por quatro etapas, o funil de vendas começa na prospecção, que é o primeiro contato que o potencial cliente tem com a empresa.

Nesta fase, é ideal que a empresa utilize estratégias de marketing digital, deixando o cliente tomar a iniciativa de conhecer mais sobre os produtos ou serviços.

Existem diversas formas de atrair o consumidor: formulários nas redes sociais, cupons de desconto para a primeira compra, promoções, vantagens exclusivas para cadastrados, entre outros.

O que vale neste primeiro momento é fazer com que o potencial cliente informe, de forma espontânea, seus dados e contatos.

Pois a partir destes dados que a empresa poderá criar uma estratégia de relacionamento, e fazer com que este cliente avance nas próximas etapas do funil.

De potencial a lead

Uma vez que o cliente aceita informar seus dados para obter benefícios da empresa, ele se transforma em um lead. Por isso, já está na segunda etapa do funil, a de qualificação. Nesse processo, a estratégia agora consiste em apresentar a empresa e os benefícios que ela oferece aos clientes.

A Brasil Connecting é uma grande parceria dos clientes nesta etapa. Através de campanhas de telemarketing ativo, nossos atendentes mostram os benefícios dos produtos de forma objetiva. Para todos os leads com baixo custo, rapidez e eficiência. Contribuindo para o desenvolvimento da máquina de vendas.

É muito comum que líderes de pequenas e médias empresas não saibam o que fazer com o lead quando o recebem. Ou ainda que determinem que o comercial faça contato, individualmente, com cada um deles, o que é contraprodutivo, oneroso e demanda muito tempo.

Assim, a melhor forma de ganhar escala na apresentação da empresa é investir em atendimento em massa, como o telemarketing. Pois, além de barato, este processo trabalha o cliente, apresenta a empresa e o deixa pronto para as próximas etapas do funil: a negociação e fechamento.

Novos contratos

No processo de qualificação e apresentação da empresa, os atendentes da Brasil Connecting deixam o cliente pronto para aceitar a oferta e fechar a venda.

É neste momento em que o comercial dos nossos contratantes devem entrar apenas para finalizar a venda, tendo em vista que o lead já é quente. Isso otimiza tempo de todos, especialmente do comercial.

Mas vale lembrar que a equipe comercial deve estar preparada para fechar a venda, enviar prontamente a proposta e acompanhar o tempo de resposta do cliente, tendo em vista que o cliente já está pronto para dizer o sim.

Na Brasil Connecting, por exemplo, o nosso procedimento de negociação e fechamento da venda consiste em enviar a proposta comercial em, no máximo, dois dias após a solicitação por mais informações.

Em seguida, caso o cliente não retorne no prazo de três dias úteis, um novo e-mail é enviado, para perguntar se o cliente tem dúvidas e se precisa de esclarecimentos – processo que é repetido com 10 e 15 dias na ausência de resposta.


Não perca clientes para a concorrência: invista em excelência de atendimento.


Ciclo

Mas, se o cliente não retorna, ele volta para o início do funil, em que é inserido nas nossas listas de e-mail para receber os novos conteúdos produzidos pela equipe de marketing, como textos no blog, podcasts e vídeos.

Assim, é muito comum que leads se tornem clientes depois de meses do primeiro contato, mesmo que inicialmente não tenham aceitado a nossa oferta. Isso acontece porque, muitas vezes, o cliente não estava preparado para fechar o negócio quando entrou em contato com a nossa equipe comercial.

Porém, depois de receber mais informação sobre o portfólio da Brasil Connecting, ele percebeu que aceitar a oferta agora está de acordo com a estratégia de crescimento da empresa.

Conforme já constatado por diversos clientes, seguir as etapas do funil podem aumentar em até 27% o número de conversões e, consequentemente, multiplicar o faturamento da sua empresa.

Entre em contato com a equipe da Brasil Connecting para saber mais sobre como construir o funil de vendas para a sua empresa e como os nossos serviços podem dar a escala que o seu comercial seja transformado em uma máquina de vendas.



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