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Publicado em 31 de agosto de 2017 | Atualizado em 28 de abril de 2023

Telefonia IP | Qual a estrutura ideal para usá-la?

A telefonia IP configura-se por um sistema de equipamentos e tecnologias que utilizam o protocolo IP. Cada vez mais empresas estão deixando a telefonia convencional e migrando para este modelo, por motivos de economia, praticidade e segurança de suas operações.

Não confunda Voip com telefonia IP. Chamamos de Voip a operação telefônica em si, com sua tecnologia. A telefonia IP é a encarregada por dar suporte para que as chamadas via Voip funcionem com qualidade.

Para saber mais sobre a diferença entre telefonia Voip e telefonia IP leia este nosso artigo

A principal diferença entre a telefonia IP para a convencional é o uso de internet, sem precisar dos sinais de operadoras. Assim, é possível trabalhar com encaminhamento de chamadas, chamadas em espera, entre outros serviços, já que utiliza o formato em bits para trafegar pelas redes.

Contudo, a boa notícia é que estruturar uma rede de telefonia IP não precisa que você faça grandes investimentos, por que você não vai mais precisar de tantos cabos. Aliás, se você já tem estrutura de telefonia convencional, alguns desses itens são aproveitáveis. Saiba mais adiante.

A telefonia IP não é hierárquica, já que é baseada em roteamento e transporte de pacote de dados pela internet. Vários equipamentos podem se interligar entre si sem depender de estar no mesmo local, apenas ficam conectados por essa tecnologia.

O coração do sistema é a Rede ITSP

O coração do sistema é a Rede ITSP (Inteligence Telephony Service Provider), ao qual todos os outros aparelhos estão conectados. Outra parte importante dessa estrutura é a Rede Pública de Telefonia Fixa Comutada, ou também chamada de STFC. A conexão entre ambos é fundamental para o bom funcionamento das chamadas por voz, sem interrupções.

O STFC é o sistema responsável pela realização da chamada entre empresa e residência de qualquer parte do mundo. Por exemplo, você conecta nele os sistemas PABX, de maneira digital.

A rede IP é interligada, também, a terminais telefônicos convencionais. Assim, caso você esteja migrando de outro sistema para a telefonia IP, verifique quais dos equipamentos já possuem suporte para integrar o novo modelo. Muitos deles já vêm preparados para múltiplos usos e permitem diversas funcionalidades adicionais ao serviço de telefonia.

Como estruturar uma rede de Telefonia IP

Sobretudo, para estruturar a sua telefonia IP, será necessário investir também em terminais telefônicos de IP. Este é um equipamento específico para transmitir as chamadas em voz nesse tipo de rede. Toda a comunicação por voz tem que passar pelos protocolos e as funcionalidades do sistema. É importante frisar que as funcionalidades podem variar de acordo com o plano contratado.

Dependendo da necessidade da sua empresa, pode se fazer necessário a instalação de terminais multimídia. São computadores que cumprem a mesma função dos terminais telefônicos IP, porém, com a funcionalidade de uma máquina de informática. Você pode perceber que é muito viável para call centers, já que ele permite algumas consultas em tempo real.

Após essa parte, é preciso intermediar a comunicação entre IP e STFC. O aparelho de Gateway transforma a voz premiada em digital para que possa ser transmitida em tempo real pela internet, além de converter a sinalização para permitir chamadas telefônicas.

Para realizar o controle dessas chamadas pelo Gateway, são utilizados aparelhos de Gateway Controller. Por meio dele, é possível comandar os gateways para iniciar, acompanhar e terminar chamadas em mais de um terminal distinto.

Para realizar os serviços em três ou mais terminais simultaneamente, é preciso instalar o Multipoint Control Unit. O equipamento consiste na união entre processador e controlador multiponto, a fim de processar os dados de voz de cada chamada.

Sucesso na comunicação

Primordialmente, o gerenciamento do conjunto desses equipamentos exige outro processador chamado Gatekeeper.É necessário o endereçamento de cada uma das máquinas dedicadas à tecnologia IP, controlar seus acessos e a quantidade de banda utilizada.

Outras funções dessa tecnologia englobam a autorização de chamadas, serviços de lista telefônica, gerenciamento das chamadas, entre outros recursos. É muito comum que seja necessário mais de um Gatekeeper. Assim, a comunicação entre os dois terminais é explorada principalmente em chamadas de longa distância, quando mais desempenho é exigido por parte da estrutura.

Por fim, esse conjunto de equipamentos é loteado em áreas chamadas Zonas. É obrigatório que a zona contenha um terminal, e funciona com um único Gatekeeper – não pode ter mais de um. Equipamentos como o Gateway ou o MCU são facultativos nesse conjunto. Basicamente, vários equipamentos de telefonia IP tem que ser colocados para deixar uma zona que tenha um código de área específico correspondente a uma localização geográfica.

Além da estrutura de telefones, a telefonia IP requer a instalação de protocolos para obter sucesso na comunicação tanto entre as zonas, quanto direto com o receptor das chamadas.

Conclusão

Embora em um primeiro momento possa parecer complexo, a telefonia IP é a mais utilizada em diversas empresas. Todos os equipamentos ficam conectados via internet, de modo que dispensa cabos e conexões físicas que encarecem o custo. Tudo isso além da praticidade de poder trabalhar com um sistema que  não obriga que todos os colaboradores concentrem-se em um único endereço ou localidade.



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