Brasil Connecting

  • 8 de junho de 2017
Conheça as diferenças entre VoIP e telefonia IP

Você já deve ter lido muito aqui em nosso blog sobre a telefonia VoIP e como ela pode ajudar as pessoas a se comunicarem melhor e de forma mais barata. Porém, existe outra modalidade de telefonia que é pouco falada: você conhece a telefonia IP?

Se esse tipo de tecnologia é novidade e um tanto desconhecida para você acompanhe nosso artigo e fique por dentro das diferenças entre a telefonia VoIP e a telefonia IP.

Entendendo mais sobre a telefonia VoIP

A telefonia VoIP é uma tecnologia relativamente nova e por mais que possua diversos benefícios ainda é pouca explorada.

De modo geral a telefonia VoIP funciona com a transmissão de voz por IP (protocolo de Internet). Essa tecnologia permite que sinais analógicos de áudio sejam transformados em dados digitais e assim podem ser transportados pela Internet.

A telefonia VoIP pode ser usada tanto de computador para computador ou de um computador para um telefone comum. Tudo que é falado é transformado em dados e transmitido em forma de voz. Por causa disso, a telefonia VoIP é uma solução conveniente e muito econômica, pois não há cobranças exorbitantes como na modalidade de telefonia convencional, pois as chamadas entre usuários que usam o VoIP geralmente são gratuitas.

Como funciona a telefonia IP

A telefonia IP é algo um pouco mais amplo e se caracteriza principalmente pela estrutura que proporciona a utilização da tecnologia VoIP. Esse tipo de telefonia está mais ligada a equipamentos e estrutura de rede do que a transmissão de voz em si.

Com a rede IP o usuário pode usar tanto a rede para fazer e receber ligações de telefones públicos e telefones convencionais usando a mesma tecnologia de transmissão de voz por IP.

De modo simples podemos dizer que a telefonia IP é quem “dá a vida” e todo o alicerce para que o VoIP aconteça.

Quais as principais diferenças entre VoIP e telefonia IP

É muito comum ocorrer a confusão entre os usuários no que diz respeito à telefonia VoIP e telefonia IP.

O VoIP é a voz em si, o resultado final, mas para que tudo isso aconteça, antes tem que existir a telefonia IP que é a estrutura tecnológica por trás de todo o processo de comunicação.

Em geral, as pessoas usam mais o VoIP de computador para computador. Já com a telefonia IP o uso se assemelha à telefonia convencional, pois é criada toda uma estrutura como se fosse uma linha telefônica comum, porém a tecnologia que faz tudo acontecer é a mesma que a do VoIP.

Então de modo mais simples, podemos dizer que a telefonia VoIP é o resultado final de todo o aparato técnico proporcionado pela telefonia IP.

Conclusão

Agora que você conhece mais sobre essas sutis diferenças, fica mais fácil decidir qual tipo de tecnologia escolher para facilitar a comunicação pessoal e profissional.

Se você quer economizar com telefonia e modernizar a sua empresa gastando pouco, venha falar com a gente. A Brasil Connecting tem toda experiência e suporte que você precisa para entrar no mundo da telefonia VoIP.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários

Endereço
Av. Santos Dumont, 1665 - Bairro Santa Bárbara - Criciúma - SC - CEP: 88804-342
Fones
Comercial
Belém: (91) 3221-4996
RJ: (21) 3005-0502
SC: (48) 4042-0992
Suporte
SP (Suporte): (11) 2626-4364
Redes Sociais

© 2019 Brasil Connecting Telefonia Voip.

Global site tag (gtag.js) - Google Ads: 704573175