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Publicado em 13 de janeiro de 2022 | Atualizado em 9 de fevereiro de 2022

Imagem destaque Blog - Telefonia VoIP Entenda o que é e sua evolução

Quantas vezes você já fez uma chamada telefônica via WhatsApp? Quantas vezes precisou fazer reuniões pelo Google Meeting? Provavelmente muitas, certo?


telefonia voip

Assim como você, muitos brasileiros também utilizam essas e outras ferramentas para fazer ligações. Segundo um levantamento realizado pelo Mobile Time e pela Opinion Box, 70% dos usuários do WhatsApp usam o recurso de ligação. 60% afirmam que usam mais o aplicativo que seus planos de operadora móvel. 

Mesmo utilizando esses recursos com frequência, poucas pessoas sabem que existe uma tecnologia específica por trás deles: o VoIP.

Não é novidade para ninguém que a telefonia tradicional perdeu sua força, principalmente após a pandemia. Com a popularização do home office, muitas pessoas abandonaram completamente as ligações telefônicas.

reuniao meet via voip

Por que gastar com ligações tradicionais, se hoje é possível falar com qualquer pessoa do mundo através do WhatsApp e das redes sociais? Basta ter uma boa internet para falar horas e horas com aquele amigo distante, ou discutir sobre um projeto com seus parceiros de equipe. Tudo isso com um bônus a mais: poder unir voz, vídeo, escrita e compartilhamento de tela.

Além de ser uma tecnologia muito útil para o público em geral, o VoIP também representa uma grande evolução para as empresas, que hoje podem oferecer um atendimento ainda mais ágil, eficiente e diversificado para seus clientes, através dos principais canais de comunicação.

Bom, mas você sabe o que é VoIP? Sabe como essa tecnologia funciona e como impacta seu dia a dia? Conhece seus principais benefícios? Se a resposta for não, fique tranquilo, pois ao longo deste conteúdo te explicaremos tudo o que você precisa saber sobre o VoIP.

O que é VoIP?

O VoIP (abreviação de Voice over Internet Protocol) é uma tecnologia que surgiu por volta de 1955, como uma alternativa para chamadas de longa distância e internacionais.

voip

De forma simplificada, o VoIP é capaz de converter a voz em um sinal digital, possibilitando que pessoas de todo o mundo façam chamadas através de computadores, celulares e outros dispositivos controlados por dados.  

Apesar de ter surgido na década de 90, o VoIP só começou a ganhar espaço com a popularização da internet de alta velocidade. Antigamente, era considerado inviável, por conta da baixa velocidade de transmissão. Hoje, com a chegada do 5GB, está cada vez mais presente nos principais aplicativos de comunicação, como WhatsApp, Facebook Messenger, Google Meeting, dentre outros.

Também conhecido como telefonia pela internet e telefonia IP, o VoIP apresenta diversos benefícios em relação à telefonia tradicional, como redução de custos e flexibilidade de comunicação.

Benefícios da Telefonia VoIP para as empresas

Como mencionamos anteriormente, a telefonia VoIP oferece diversos benefícios para qualquer pessoa, mas para as empresas, esses benefícios vão muito mais além. Dentre os principais, podemos citar:

  • Possibilidade para atuar com uma abordagem cada vez mais personalizada;
  • Flexibilidade para utilizar diversos canais de comunicação;
  • Redução de custos com pacotes de operadoras telefônicas;
  • Flexibilidade para acessar os canais de comunicação e acompanhar resultados de onde você estiver; 
  • Equipes mais produtivas e maior performance no atendimento;
  • Clientes mais satisfeitos com o atendimento personalizado prestado pela empresa;
  • Maior número de atendimentos realizados, com menor fila de espera.

Telefonia VoIP ou Telefonia tradicional? 

Se você é leitor do nosso blog, provavelmente já deve saber que a grande maioria das empresas vem adotando nestes últimos tempos estratégias de atendimento Cross Channel e Omnichannel

omnichannel e cros channel

Essas estratégias são conhecidas por possibilitarem a integração completa entre os canais de comunicação, sejam eles físicos ou digitais.

Hoje, com a evolução da internet e a ascensão das redes sociais, os consumidores modernos buscam um atendimento ágil, eficiente e flexível, através de diferentes canais.

Esses consumidores desejam pesquisar produtos em sites e retirá-los em lojas. Também esperam começar um atendimento através das redes sociais e finalizá-lo por telefone, com a mesma qualidade e fluidez.

É isso que praticamente todas as empresas que utilizam nossas soluções de atendimento buscam oferecer aos seus clientes. 

Afinal, no mundo em que vivemos hoje, o consumidor é quem decide onde, como e quando quer ser atendido. 

Para atender todas as necessidades do consumidor moderno, as empresas que utilizam a telefonia tradicional precisam URGENTEMENTE tomar uma atitude para iniciar a modernização do atendimento que estão oferecendo aos seus clientes.

Diferente da telefonia tradicional, inflexível e já esquecida por muitos, o VoIP vem abrindo um amplo caminho para a comunicação inteligente, que respeita o espaço do cliente e possibilita que ele seja o principal decisor da comunicação.

Muitos não imaginam, mas a tecnologia VoIP permitiu o surgimento de diversas soluções em atendimento, muitas delas oferecidas por nós da Brasil Connecting. Falaremos sobre elas a seguir!

Leia também: Como funciona a URA reversa para a sua empresa

Soluções de comunicação inteligente que utilizam a tecnologia VoIP

Abaixo listamos algumas ferramentas de comunicação inteligente que podem ajudar sua empresa a elevar ainda mais o nível do atendimento oferecido aos clientes. 

Webfone

Já pensou em ter um softphone que pode ser integrado em forma de widget ao seu site, CRM e até mesmo à sua assinatura de e-mail?

webfone atendimento voip

O Webfone é a solução certa para você que busca otimizar os canais de comunicação da sua empresa e ainda oferecer um atendimento mais eficaz e flexível aos seus clientes e prospects.

Com o Webfone, seu cliente pode, por exemplo, acessar seu site, clicar em um botão de contato e já ser direcionado a uma URA departamentalizada, para escolher o setor que quer falar.

O melhor de tudo é que esse processo funciona sem a necessidade de um número fixo, graças à tecnologia VoIp, que você conheceu neste conteúdo.

Através do Webfone, basta que o cliente clique no botão para falar, do próprio computador ou celular, para já iniciar o contato com um atendente especializado, que do outro lado também estará com seu Webfone pronto para atender.

É ou não é mais inovação para o seu negócio?

Mas as vantagens dessa solução não param por aí… Além de garantir uma maior performance para seus canais de comunicação, o Webfone pode ainda, potencializar suas campanhas de prospecção, seja via site, e-mail e CRM.

Para entender na prática como o Webfone funciona, acesse o site da Brasil Connecting, clique no botão de WhatsApp e depois no botão de Atendimento via Voz. Você com certeza se surpreenderá! Aproveite o teste e entre em contato conosco para saber mais vantagens dessa solução e como implementá-la em sua empresa.

WhatsApp 

O WhatsApp é a ferramenta de troca de mensagens mais popular do Brasil. Por oferecer praticidade e rapidez na comunicação, também se tornou um forte canal de comunicação entre clientes e empresas. 

whatsapp

Para utilizar o WhatsApp de forma estratégica, você pode incorporar o link de atendimento em seu site e redes sociais. Assim, o cliente clica e já é conduzido diretamente para uma janela de conversa. 

Call Center Virtual

A popularização do VoIP possibilitou uma das soluções mais úteis para empresas de todo o mundo, o Call Center Virtual.

call center

Com essa solução, é possível ter centenas de profissionais prestando atendimento para clientes de diferentes regiões, ao mesmo tempo.

O fluxo de chamadas é distribuído de forma inteligente e bem dimensionado para cada profissional, para que não ocorra sobrecarga da equipe ou congestionamento do canal.

Número virtual 

Já pensou em ter um número virtual para que seu cliente possa ligar para você como se estivesse fazendo uma ligação local? Graças ao VoIP, isso é possível. 

numero virtual

Hoje, centrais do mundo todo utilizam essa tecnologia, pois através dela, conseguem baratear as ligações dos clientes e prestar um atendimento eficaz em várias regiões do país. 

PABX IP

O PABX Virtual, também chamado de PABX IP, funciona da mesma forma que um PABX tradicional, mas com funcionalidades inovadoras. Através dessa ferramenta, é possível distribuir chamadas, personalizar URA, gravar e monitorar conversas em tempo real, automatizar campanhas e muito mais.

pabx virtual

Todas as ligações são realizadas com a tecnologia VoIP, resultando em um excelente custo-benefício e flexibilidade de implementação.

Leia também: Atendimento digital e personalizado: tudo o que você precisa saber!

Comunicação inteligente vs Telemarketing 

Para entender como a evolução da telefonia VoIP e a multicanalidade estão impactando o setor de telemarketing, é preciso lembrar do conceito que tratamos anteriormente, sobre o cliente ser o principal decisor da comunicação hoje em dia. 

Antigamente as empresas decidiam as formas de comunicação com o cliente. Hoje, o cliente é quem tem esse poder nas mãos. 

Prova disso são os novos serviços que estão sendo criados, como Não Perturbe e os Códigos de Identificação da Anatel (0303) para identificação de ligações feitas por empresas de telemarketing. 

A facilidade e a redução de custos que a tecnologia VoIP trouxe para o mercado de telemarketing não podem fomentar a atuação inadequada de determinadas empresas, que não respeitam listas de opt-in e opt-out. 

A evolução da comunicação e o empoderamento dos consumidores em relação ao atendimento estão moralizando a forma como os Call Centers trabalham no Brasil, o que é extremamente benéfico para as empresas que atuam de forma ética. 

Sua empresa está preparada para se comunicar de forma inteligente?

Depois de entender os principais benefícios da telefonia VoIP, que tal implementar em sua empresa as melhores soluções de atendimento baseadas nessa tecnologia? 

Nós da Brasil Connecting oferecemos diversos serviços que podem ajudar sua empresa a se comunicar de forma mais eficiente e inteligente com clientes e prospects. 

Utilizamos o melhor da tecnologia para oferecer eficiência, personalização e integração entre os canais de atendimento.

Além disso, temos expertise e experiência em ajudar empresas de todo o Brasil a implementarem estratégias de atendimento Cross Channel e Omnichannel. 

Quer saber como nossas soluções podem elevar o nível do atendimento prestado pela sua empresa?

Clique no botão abaixo e fale com um de nossos especialistas através do WhatsApp! Teremos o prazer de esclarecer todas as suas dúvidas sobre o assunto.

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