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Publicado em 17 de fevereiro de 2019 | Atualizado em 9 de maio de 2023

Quando se fala em telemarketing ativo você logo deve imaginar aquelas centrais ou salas cheias de vendedores ligando o dia inteiro e oferecendo tudo o que é produto para os mais diversos clientes.

Embora seja mal visto pela maioria dos consumidores (devido às práticas sem ética de algumas empresas), o telemarketing ativo é uma ação de Marketing Direto que apresenta ótimos resultados.

Por meio de uma estratégia bem traçada e ações planejadas é possível impulsionar os negócios de uma empresa, principalmente no que diz respeito a Vendas. E é sobre isso que iremos falar neste post.

Diferenças entre telemarketing ativo e telemarketing receptivo

É muito comum que as grandes empresas do segmento trabalhem com as duas modalidades de telemarketing.

No telemarketing ativo as empresas vão atrás do cliente com abordagens de vendas ou para a efetivarem alguma ação como cobraça, doações ou apenas prospecção.

A característica predominante dessa modalidade é a ação proativa de ligar para o cliente e não esperar o mesmo procurar os produtos ou serviços da empresa.


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Já no telemarketing receptivo, é o cliente que entra em contato com a empresa para sanar dúvidas, resolver problemas, comprar produtos ou solicitar alguma informação.

Porém, nada impede que em uma abordagem os papéis se alternem entre ativo e receptivo, pois é comum que os profissionais façam vendas em uma ligação receptiva, ou solucionem problemas em uma ligação ativa.

Por que investir na terceirização de telemarketing ativo

Investir na terceirização de telemarketing ativo não traz benefícios apenas para a área de vendas, mas podem melhorar outros aspectos que também estão relacionados à área comercial. Vamos ver alguns exemplos?

Processos mais organizados

A terceirização de telemarketing ativo exige que a empresa execute e crie processos mais organizados em torno das ações de vendas. Tanto a abordagem como o fechamento de vendas devem seguir padrões definidos, o que resulta na melhor organização da empresa.

Maior controle e gestão comercial

E por falar em organização, a área comercial também se beneficia como um todo, pois com processos mais elaborados, há também maior controle e melhor gestão comercial.

Ter o controle da situação e das etapas de negociação é fundamental para concretizar as vendas. E isso pode ser muito bem aproveitada com o telemarketing ativo.

Gera leads realmente qualificados

Um dos grandes benefícios da terceirização de telemarketing ativo é poder falar de perto com os leads e assim descobrir as suas verdadeiras necessidades.

Com leads qualificados fica muito mais fácil oferecer uma solução coerente e que seja compatível com o que o futuro cliente procura.


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Conclusão

Este foi um pequeno apanhado sobre o que a terceirização de telemarketing ativo pode fazer pelo seu negócio. Como pudemos ver, o aumento das vendas é apenas um desses benefícios.

Seja qual for o seu objetivo, é importante saber que a terceirização de telemarketing ativo pode ser benéfico de diversas formas, por isso, saiba que planejar bem as ações é fundamental.

Por fim, engana-se quem pensa que fazer telemarketing ativo se resume somente em pegar um telefone e sair ligando para os clientes. Como qualquer ação de Marketing, é preciso estratégia!



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