Brasil Connecting

Publicado em 17 de fevereiro de 2022 | Atualizado em 25 de abril de 2023

Imagem-destaque-Blog-Voicebot-Entenda-o-que-e-e-como-pode-impactar-seu-Call-Center

Não é novidade para ninguém que a inteligência artificial está mudando a forma como as empresas se comunicam com seus clientes. Hoje, não basta apenas sanar as dúvidas, é preciso ir além e oferecer rapidez, eficiência, qualidade e consistência. Neste artigo vamos falar sobre a tecnologia de Voicebot.



Diante desse cenário, a tecnologia de voicebot vem ganhando cada vez mais destaque no mercado como um todo, pois oferece facilidade ao cliente e otimização de recursos para as empresas. Um grande exemplo dessa aderência ao voicebot é o boom recente das assistentes de voz, como Siri, Alexa e Google Assistant. 

Segundo um estudo publicado no site da Proxxima, em 2023, 8 bilhões de assistentes de voz estarão em uso, o que representa o triplo do número de dispositivos de 2018. 

Pessoas de todo o mundo estão gostando da ideia de interagir com assistentes virtuais no dia a dia e isso se estende também para as relações que possuem com empresas dos mais diversos tipos. 

Por isso, o voicebot vem representando uma grande oportunidade para empresas que trabalham com Call Center e que buscam modernizar seu atendimento. 

Além da modernização, o voicebot chegou para trazer economia de tempo e dinheiro, eficiência, maior produtividade e agilidade para seu negócio. 

Se você não sabe o que é voicebot ou tem dúvidas sobre os benefícios que essa tecnologia pode oferecer a sua empresa, continue conosco, pois trouxemos neste post diversas oportunidades a serem exploradas com a ajuda desse recurso. 

Confira abaixo tudo o que você precisa saber sobre voicebot! 

O que é voicebot?

Você pode não saber o que é um voicebot, mas provavelmente já teve contato com um chatbot acessando algum site da internet. Sabe aquele pequeno chat, onde você digita uma pergunta e imediatamente recebe uma resposta pronta para a sua dúvida? Essas respostas são compartilhadas através do mecanismo de chatbot, que nada mais é que uma inteligência artificial capaz de responder perguntas baseando-se em um banco de dados pré-existente.

Hoje, a maioria dos sites modernos já possui esse mecanismo, que representa um grande avanço na maneira como as empresas se comunicam com seus clientes.

Apesar do chatbot ser muito comum, atualmente podemos contar com uma versão mais evoluída dessa tecnologia, que é o voicebot. Diferente do chatbot, que utiliza o texto como forma de comunicação, o voicebot utiliza a voz.

Essa tecnologia pode parecer nova quando comparada com o chatbot, mas já é presente na vida de muitas pessoas há bastante tempo. A diferença é que hoje ela está muito mais evoluída.

Se você tem um celular, com certeza já teve contato com um voicebot, principalmente se você é do tipo de pessoa que sempre tira dúvidas com a Siri, disponível em celulares da Apple, ou com o Google Assistant, disponível em celulares Android.

A Alexa, assistente virtual da Amazon, também é considerada um voicebot, pois é capaz de responder dúvidas, marcar reuniões, enviar lembretes e muito mais, através do mecanismo de voz.

Em resumo, o voicebot, assim como o chatbot, é um assistente de comunicação virtual, que utiliza a voz para interagir com o público.

Voicebot no Call Center

Como falamos acima, o voicebot trouxe diversos benefícios para o nosso dia a dia, mas também para a comunicação empresarial. Hoje, empresas que utilizam a tecnologia de voicebot dentro do Call Center podem desfrutar de diversos benefícios, como maior retenção de clientes, aumento da performance e alta disponibilidade de atendimento.

O voicebot é uma ferramenta essencial para qualquer empresa que esteja buscando aumentar a produtividade do seu Call Center, pois quando combinada de forma estratégica com o atendimento humano, oferece a rapidez e a praticidade que todos os seus clientes buscam em um atendimento.

Mesmo sendo um recurso eficiente, é preciso lembrar que o voicebot não substitui o atendimento humano. Se você tem uma empresa, deve procurar entender como utilizar essas duas modalidades de atendimento de forma estratégica, para que possam colaborar entre si.

O voicebot oferece agilidade no atendimento, podendo ser o primeiro step de contato que o cliente tem com a sua empresa. Através do voicebot, é possível sanar dúvidas dos clientes, sem precisar da intervenção humana. Já o atendimento humano pode suprir necessidades mais específicas, como reclamações e questionamentos, que demandam mais tempo e atenção.

Por realizar uma triagem de atendimentos, o voicebot ajuda a otimizar as equipes, pois não é preciso contar com um número grande de pessoas se boa parte das solicitações e dúvidas são sanadas já no primeiro contato através do voicebot.

Além de colaborar para aumentar a produtividade, o voicebot quando aplicado ao Call Center, pode evitar de forma indireta que sua empresa sofra com passivos trabalhistas. 

Para que você entenda melhor como o voicebot pode garantir uma maior performance para seu Call Center, listamos os principais benefícios abaixo! 

Rapidez e eficiência

É inegável que o voicebot oferece mais rapidez e eficiência no atendimento, afinal, esse recurso é capaz de oferecer respostas rápidas e certeiras para seu cliente, em poucos segundos. 

Assim, seu cliente não precisa ocupar um atendente para tirar uma dúvida simples. Ele pode acionar o voicebot e ter sua dúvida solucionada sem precisar, por exemplo, esperar minutos e mais minutos na linha. 

Leia também: Como melhorar o atendimento ao cliente?

Economia 

O voicebot garante mais economia de tempo e dinheiro para seu Call Center. 

Através dessa tecnologia, o tempo dos seus atendentes é otimizado, pois como falamos acima, eles não precisam gastar suas horas de trabalho sanando dúvidas simples dos clientes.

Já a economia de dinheiro está relacionada ao tamanho da sua equipe. Com esse mecanismo, não há a necessidade de ter uma equipe muito grande, pois todo o processo é otimizado. Você economiza com a equipe e consequentemente, evita passivos trabalhistas. 

Atendimento 24 horas  

Se você está com dificuldades de manter um atendimento consistente, saiba que o voicebot pode te ajudar a prestar um atendimento ágil para seus clientes, 24 horas por dia e 7 dias por semana.

Com esse recurso, seus clientes podem entrar em contato com a sua empresa a qualquer hora do dia, mesmo fora do horário comercial. 

É ou não é mais vantagem para a sua empresa e para seus clientes? 

Satisfação do cliente 

Ao oferecer um atendimento completo e eficaz, você eleva a satisfação dos seus clientes ao mais alto nível. O voicebot é um recurso capaz de colaborar com isso, pois como já falamos, oferece rapidez, atendimento 24 horas e diversas outras facilidades. 

O voicebot também te possibilita acompanhar diversas métricas importantes para saber se o seu cliente está tendo realmente uma boa experiência com sua empresa. 

Isso possibilita pensar em ações específicas para melhorar o que já está bom e corrigir os problemas que possam impactar a satisfação dos seus clientes com seu atendimento. 

Leia também: Atendimento digital e personalizado: tudo o que você precisa saber!

Voicebot: Case de sucesso real 

Um de nossos clientes, a Maxxcard, empresa de cartões de benefícios, resolveu apostar em algumas de nossas soluções para otimizar seu atendimento. A empresa começou adquirindo um PABX Virtual (que já falamos aqui no blog), depois decidiu expandir para 0800, software de Call Center e logo em seguida, para o voicebot dentro do Call Center. 

Após implementar o recurso de voicebot no Call Center, a Maxxcard conseguiu diminuir em 90% a sua equipe, pois o voicebot fez 90% do trabalho repetitivo, promovendo a completa otimização do atendimento. 

Com isso, a empresa viu que não era mais necessário manter uma operação de Call Center interna, afinal, todos os atendimentos estavam sendo sanados com o voicebot. 

Hoje, a Maxxcard utiliza o Instant Call Center da Brasil Connecting para prestar seu atendimento por completo, além do voicebot como grande aliado. 

Leia também: Terceirização de atendimento ao cliente: Por que investir?

Instant Call Center: A solução ideal para o atendimento da sua empresa

Se você já tem um Call Center e sofre com problemas de baixa produtividade de equipe, altos custos e falta de consistência nos processos, saiba que a Brasil Connecting tem a solução ideal para te ajudar a sanar esses e mais outros problemas que podem estar impactando os seus resultados. 

Através do Instant Call Center, você pode contar com a estrutura de um Call Center profissional, investindo pouquíssimo dinheiro e pagando apenas por minuto falado. 

Por meio de nossas centrais de atendimento estrategicamente distribuídas em todo o Brasil. Assim, sua empresa pode oferecer um atendimento completo e eficiente aos seus clientes, sem precisar se preocupar com todas as burocracias de um Call Center tradicional. 

Dentre os principais benefícios do Instant Call Center, podemos citar: 

– Redução dos Encargos Trabalhistas;

– Relatórios Gerenciais;

– Aumento de produtividade;

– Atendimento de alta disponibilidade;

– Sem estruturas complexas;

– Só paga se houver atendimento.

Para começar a desfrutar de todos os benefícios, basta contratar um de nossos pacotes de horas e deixar o resto com a gente!

Entre em contato com nossa equipe hoje mesmo através do WhatsApp e descubra como podemos te ajudar a impulsionar o atendimento da sua empresa! Clique no botão do WhatsApp para falar conosco! 

img-anuncio-whats


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2024 Brasil Connecting Telefonia Voip.