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Publicado em 14 de agosto de 2018 | Atualizado em 14 de agosto de 2018

Como utilizar o Marketing de Relacionamento para fidelizar os seus clientes

Hoje em dia, não há como pensar na gestão de um empreendimento sem pensar no Marketing de Relacionamento, pois essa estratégia é importante para manter um laço mais estreito com os clientes.

Se os clientes são a razão para que um negócio possa render lucros, saber como fidelizar esses clientes é um fator essencial. É aí que entre em cena o Marketing de Relacionamento.

Uma definição aproximada dessa estratégia pode ser considerada como sendo as ações que uma empresa promove para se aproximar do seu público e assim gerar maior rentabilidade.

É possível dizer ainda que o Marketing de Relacionamento faz com que os clientes sejam mais do que consumidores, mas sim o transforma em verdadeiros fãs da sua marca.

O Marketing de Relacionamento e o atendimento

Por se tratarem de ações voltadas para o cliente, o atendimento se torna um dos pilares do Marketing de Relacionamento. Conforme ainda indica o próprio nome, ele promove uma boa relação com o seu público.

O atendimento qualificado acaba sendo um diferencial da empresa. Sem um bom atendimento, não há como fidelizar o seu público e é aí que devem ser estudadas maneiras para prestar um atendimento diferenciado.

Para cumprir esse objetivo, o Marketing de Relacionamento analisa todo o processo de atendimento, desde a abordagem até o pós-venda.

Para que as estratégias de Marketing de Relacionamento tenham o resultado esperado, é importante que os funcionários conheçam muito bem o perfil do público-alvo.

Sendo assim, para o Marketing de Relacionamento, tão essencial quanto realizar a venda de um produto, é conquistar a preferência do “freguês”.

As dicas para manter um bom relacionamento com o cliente

O Marketing de Relacionamento possui estratégias para fidelizar os seus clientes. Essas ações envolvem planejamento, criatividade e, muitas vezes, utilizam a Internet.

Blogs, redes sociais, envio de e-mails, são alguns dos componentes que podem integrar ações para abordar o seu público. Por isso, para usar o Marketing de Relacionamento é preciso:

Saber quem são e o que esperam os seus clientes

Existem maneiras que irão permitir conhecer melhor o público-alvo da sua empresa. O envio regular de pesquisas de opinião para eles é uma delas.

Para assegurar que uma boa quantidade de pessoas irá responder a pesquisa, faça ela por meio de algum benefício como, por exemplo, um sorteio ou oferta de um brinde.

O treinamento da sua equipe para registrar as opiniões dos clientes também é válido. É impossível manter um bom relacionamento com os clientes se não há diálogo entre eles e os profissionais da sua empresa.

Conhecendo o perfil de quem compra o seu produto, você tem condições de saber como se aproximar dele. Por exemplo, se a sua empresa vende acessórios de vestuário feminino, é importante saber o que as mulheres de hoje apreciam no segmento moda.

O que uma mulher acima dos 50 anos de idade gosta de vestir no dia a dia? O que uma mulher que administra uma grande empresa aprecia vestir no trabalho? Enfim, tais perguntas auxiliam você a segmentar o seu público.

Saber personalizar

E falando em segmentação de público, ela é importante justamente por isso: personalizar melhor as suas ações. Dessa maneira, as suas abordagens se tornam organizadas e mais eficientes.

Quer um exemplo? Então vamos lá: No caso da loja de roupas femininas é possível segmentar as clientes adolescentes e as adultas.

Com base nesses dois perfis distintos, dá para elaborar uma campanha com o foco no estilo de cada uma. As adolescentes receberão uma campanha de relacionamento sobre roupa para a balada.

As mulheres adultas poderão receber uma campanha com o foco em roupas ideais para o dia a dia no trabalho.

Faça com que os seus clientes retornem

Quando o assunto é Marketing de Relacionamento, você tem que manter essa relação duradoura, não é mesmo? Para isso, use estratégias que tornem esse ciclo de relacionamento mais longo.

Uma alternativa eficiente é a utilização de programas de fidelidade. Por meio deles, os clientes ganham benefícios que os incentivam a retornar mais vezes.

Esse retorno é importante não apenas por realizar mais vendas, mas também, por mantê-lo em contato com a sua empresa por mais tempo.

Contato prolongado

A questão do pós-venda é importante para o Marketing de Relacionamento, pois ajuda a manter os clientes mais perto de você, auxiliando uma melhor compreensão deles.

Sem manter esse contato, a fidelização será baixa e você deverá efetuar a busca de novos consumidores. E saiba que conquistar novos consumidores é mais difícil que fidelizar.

Saiba também ouvir

Um bom relacionamento é feito em duas vias, certo? É preciso saber também o que o outro lado tem para dizer. Por isso mantenha canais que permitam o cliente chegar até você.

Muitas vezes quem compra o seu produto tem dúvidas, ou quer dar uma sugestão ou fazer uma reclamação. São nessas horas que canais eficientes  de comunicação podem auxiliar.

É importante o treinamento de uma equipe especializada para atender chamadas de telefone, assim como saber interagir nas redes sociais da sua empresa.

Conclusão

 Diante de um mercado tão disputado, fidelizar a clientela é um fator básico para a longevidade de qualquer empresa, de qualquer segmento.

Portanto, mostre que você se importa com quem adquire os seus produtos. Caso não fizer isso, os concorrentes irão fazer.



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