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Publicado em 10 de março de 2022 | Atualizado em 9 de março de 2022

Imagem-destaque-Blog-Atendimento automático: Entenda as principais vantagens para sua empresa!

É inegável que o atendimento automático vem ganhando cada vez mais força nos últimos tempos, afinal, essa solução já provou trazer eficiência e agilidade para a comunicação de empresas dos mais variados segmentos.


atendimento automático

Antes de falarmos exatamente o que é atendimento automático, precisamos entender o cenário que o impulsionou.

A evolução dos canais digitais e das redes sociais foram capazes de despertar no consumidor moderno um novo hábito: conversar com as empresas que fazem parte do seu dia a dia.

Seja através das redes sociais ou do telefone, as pessoas querem ter voz, interagir e compartilhar suas opiniões sobre produtos e serviços.

Com isso, surge a necessidade por parte das empresas de oferecerem um atendimento rápido, eficiente e que seja focado na experiência do cliente.

Dessa forma, o atendimento automático chega como a alternativa ideal, pois é capaz de garantir mais rapidez às tratativas, colaborando fortemente para a fidelização de seus clientes.

Se a sua empresa ainda não faz uso desse tipo de tecnologia, fique atento, pois você pode estar deixando de fechar muitos negócios por isso.

Para entender de forma clara o que é atendimento automático e como ele pode impactar seu negócio, continue a leitura, pois trouxemos nesse conteúdo diversas informações relevantes sobre o tema. 

Quer impulsionar o atendimento da sua empresa através do atendimento automático? Então aproveite a leitura! 

O que é atendimento automático?

O atendimento automático refere-se a um conjunto de soluções que tem como objetivo principal agilizar a comunicação de sua empresa com seus clientes.

conjuntos de soluções de comunicação

Através de soluções inovadoras, como a URA e os bots, sua empresa pode oferecer um primeiro atendimento muito mais rápido e eficaz do que o tradicional. E o melhor de tudo: sem que o seu cliente precise esperar longos minutos, ou até mesmo horas, em um chat on-line ou no telefone.

Hoje, o atendimento automático faz toda a diferença no dia a dia de qualquer empresa, pois além de colaborar para aumentar a satisfação dos seus clientes, que são atendidos em menos tempo, também promove economia de tempo e dinheiro para a sua empresa.

Para te ajudar a entender melhor como o atendimento automático pode elevar o nível do atendimento prestado pela sua empresa, listamos abaixo algumas das principais vantagens de contar com esse tipo de solução.

Continue a leitura e surpreenda-se com tudo o que o atendimento automático pode proporcionar ao seu negócio!

Quais são os benefícios do atendimento automático?

Como falamos no tópico anterior, o atendimento automático pode trazer excelentes benefícios para a sua empresa, desde aumentar a satisfação dos seus clientes, até promover economia de tempo e dinheiro. Mas será que é só isso? Com certeza não! O atendimento automático possui muitas outras vantagens. Veja a seguir: 

Atendimento em tempo real

Com a evolução da comunicação digital, empresas de diversos tamanhos e segmentos estão sofrendo com um mesmo “problema”: lidar com a alta exigência de seus clientes. 

Nós da Brasil Connecting, por exemplo, não vemos isso como um problema, mas como uma oportunidade de melhorar cada vez mais nossos serviços. 

atendimento automático feito pelo bot

Sua empresa também pode utilizar essa mesma premissa para oferecer produtos, serviços e, principalmente, um atendimento mais alinhado às expectativas do consumidor moderno.

Mas como fazer isso de forma estratégica e sem ter uma grande equipe de atendimento? Simples! Investindo em soluções de atendimento automático. 

Hoje, com a solução de URA, seu cliente pode entrar em contato com a sua empresa, escolher o setor que quer falar, apertar um simples número e já ser direcionado ao setor capaz de atender suas necessidades e resolver seus problemas. 

Agora imagine esse mesmo atendimento durante um horário de pico e sem uma URA para direcionar o cliente. O resultado seria congestionamento, longas horas de espera e ao final, o total descontentamento do seu cliente. 

Não importa se você oferece ótimos produtos e serviços. Se você deixar seu cliente esperando muito tempo para ser atendido, com certeza ele construirá uma visão negativa do seu negócio. 

Leia também: Call Center Virtual – Como a solução pode evitar que sua empresa perca clientes!

É mais eficiente do que ter uma telefonista

É difícil imaginar esse cenário nos dias de hoje, mas ainda existem empresas que contam com uma única telefonista interna para direcionar ligações e realizar o primeiro atendimento ao cliente.

atendente

Muitas dessas empresas possuem a visão errada de que as soluções de atendimento automático custam caro e por isso, podem comprometer suas finanças. Na verdade, além de serem completamente acessíveis, essas soluções ainda promovem economia de dinheiro. O que isso quer dizer? Que é um verdadeiro investimento para o seu negócio.

Para que você possa entender o impacto positivo das soluções de atendimento automático na finanças da sua empresa, vamos voltar ao cenário da telefonista.

Se a sua empresa conta com uma telefonista para fazer o trabalho que uma URA automatizada poderia fazer facilmente, com certeza você está perdendo atendimentos, afinal, uma única profissional não consegue atender mais de uma ligação por vez. Com isso, sua empresa também pode estar perdendo clientes e consequentemente, deixando de lucrar.

Além disso, você ainda precisa arcar com todos os custos de ter um profissional alocado, como salário fixo, décimo terceiro, férias, faltas e muito mais. Se a profissional faltar, você terá que encontrar um substituto ou pior, deixar seus clientes sem atendimento naquele determinado dia. Esse tipo de situação não é nada benéfica para seus resultados. 

Analisando todos os pormenores, essa conta não fecha, concorda? 

Investir em atendimento automático é acabar com todos esses problemas, trazendo agilidade para o atendimento e economia para o seu negócio. 

Leia também: Terceirização de atendimento ao cliente: Por que investir?

Multicanalidade

O atendimento automático também pode ajudar sua empresa a atuar em mais de um canal de comunicação, pois pode ser implementado tanto no telefone, quanto nos seus canais digitais.

multicanais

Com esse tipo de solução, seu cliente tem à sua disposição diversas opções de canais para entrar em contato com você, o que diminui consideravelmente as chances de um único canal ficar congestionado.

Oferecer um atendimento multicanal é uma estratégia que ajuda muito a melhorar os índices de satisfação dos seus clientes, afinal, hoje estão buscando cada vez mais flexibilidade de atendimento.

Unindo o atendimento automático com estratégias de multicanalidade, sua empresa é capaz de ir muito mais além, oferecendo um atendimento rápido, eficiente e personalizado. 

Leia também: Cross Channel e Omnichannel: O que são e quais as diferenças?

O que você precisa levar em consideração para ter um atendimento automático eficaz?

Para implementar o atendimento automático de forma estratégica em sua empresa, oferecendo o máximo de personalização e qualidade aos seus clientes, é necessário levar em conta alguns pontos, que compartilhamos abaixo com você: 

URA

Para oferecer uma experiência de alto nível ao seu cliente, você deve contar com uma boa gravação para a sua URA. Nós da Brasil Connecting recomendamos que você procure um profissional especializado para realizar essa gravação em estúdio.

atendimento automático por ura

Existe a possibilidade de gravar uma URA robotizada, porém, essa não é a opção recomendada, pois desumaniza o seu atendimento.

Lembre-se que não é porque o atendimento é automático que precisa ser iniciado por uma voz de robô. Você também deve direcionar o discurso da URA de acordo com a linguagem e o tom de voz da sua marca. 

Leia também: Como funciona a URA reversa para a sua empresa

Bots

Para obter a máxima eficiência, você também pode contar com a ajuda de um bot, afinal, essa tecnologia é capaz de seguir com os atendimentos mesmo fora do horário de expediente. 

atendimento automático por bot

O melhor de tudo é que você não precisa pagar horas extras ou realizar uma escala de profissionais para conseguir isso. O bot trabalha de forma automática e otimizada para sempre oferecer rapidez ao seu cliente, 24 horas por dia e 7 dias por semana.

É ou não é mais vantagem para o seu negócio?  

Precisa automatizar o seu atendimento? Conte com a Brasil Connecting

Se você busca agilidade, economia financeira e máxima satisfação dos seus clientes, chegou a hora de investir na automatização do seu atendimento. 

Chega de perder atendimentos, de ter seus canais de comunicação congestionados e gastar tempo e dinheiro com uma estratégia que hoje não é mais aderente ao perfil do consumidor moderno.

Use a tecnologia ao seu favor para automatizar seu atendimento e obter todos os benefícios que essas soluções podem trazer para seu negócio.

Quer investir nesse tipo de solução, mas não sabe por onde começar?

Nós da Brasil Connecting possuímos uma equipe especializada e pronta para te ajudar nessa tarefa. Além disso, oferecemos as melhores tecnologias para tornar seus canais ainda mais eficientes. 

Dentre nossas principais soluções, destacam-se:

Vbot: Conte com uma inteligência virtual humanizada de voz para otimizar a retenção de clientes e simplificar o seu atendimento telefônico;

PABX Virtual: Ligue de forma ilimitada para telefones fixos e móveis de todo o Brasil, com a possibilidade de transferir chamadas para sua equipe por meio de ramais internos ou externos. Faça uso de uma URA com menus e submenus, além da automatização de campanhas. 

Call Center Virtual: Software completo de call center com discador automático e ligações ilimitadas. 

Instant Call Center: Terceirize seu atendimento e conte com um software e atendentes, sem custos adicionais.

Gostou e quer saber como elevar o nível do seu atendimento? Clique no botão abaixo e entre em contato conosco através do WhatsApp! Teremos o prazer de ajudar sua empresa a decor com soluções de atendimento automático. 

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